ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 22 de maio de 2018

SERVIÇOS GRATUITOS - CABO DE SANTO AGOSTINHO RECEBE OITAVA EDIÇÃO DO PROGRAMA GOVERNO PRESENTE

O governador Paulo Câmara dedicou a manhã de sábado (19.05) à realização da oitava edição do Governo Presente, sendo a primeira neste município. O mutirão, que aconteceu na Escola Estadual Maria Eugenia Lopes, no bairro de Ponte dos Carvalhos, reuniu uma série de serviços de cidadania e saúde, ofertados gratuitamente à população. Além das atividades já conhecidas - como as voltadas para saúde, limpeza, iluminação e manutenção -, esta edição trouxe serviços de reforço da autoestima, como limpeza de pele, além de atendimentos da Celpe e da Compesa, oferta de cursos de capacitação e vacinação. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

“Ficamos muito satisfeitos de poder oferecer, por meio de mutirões, serviços gratuitos como retirada de documentos, vacinação e exames à população, que, muitas vezes, ao longo da semana, não consegue porque está trabalhando. E no sábado isso é possível para todos. Isso é muito importante, diante da necessidade da presença do Estado e do município junto às pessoas. Cidadania é fundamental para o desenvolvimento de um Estado e de um município. E a gente espera poder fazer isso em todos os municípios pernambucanos para que a cidadania esteja presente na vida das pessoas”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Entre os serviços oferecidos neste sábado estão: emissão de RG, CPF e segunda via das certidões de nascimento e casamento, consultas ao Detran-PE, realização de inscrição no Cadastro Único e Bolsa Família. O Programa levou, ainda, oportunidades para os jovens, com inscrição de cursos profissionalizantes e orientações sobre currículo e mercado de trabalho. Também foram disponibilizados atendimentos de saúde como testes de DST, HIV, mamografia, glicemia, prevenção ao câncer de colo de útero e aferição de pressão. |O Governo Presente também dispôs de orientações sobre prevenção ao uso de drogas, direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência. O atendimento é gratuito.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, explicou que, hoje, foi realizada a primeira ação de cidadania no município, mas que, a partir de agora, uma série de atividades começarão a acontecer na cidade. “É um programa que é mais que um programa: é um jeito de fazer política pública, trazendo para os sábados o compromisso de novos serviços e, durante a semana, diversas ações para a população”, destacou o gestor da pasta.

A merendeira Rosineide Antonia da Conceição, de 56 anos, é moradora do bairro e foi até o local da ação para realizar exames de prevenção e de mamografia. “Achei o atendimento ótimo. Cheguei aqui e fui atendida super rápido. Essa ação ajuda todo mundo porque facilita a vida, então só não faz quem não quer. Além dos exames que já fiz, vou aproveitar para ver se consigo fazer outros serviços”, frisou.

GOVERNO PRESENTE - O Governo Presente é um programa que visa a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, atuando, desde 2008, em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Estado atua buscando a diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania. Durante este ano, serão oferecidas seis mil vagas para ações culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas, como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente em Pernambuco.

Também participaram da ação os secretários Fred Amâncio (Educação); Antônio de Pádua (Defesa Social); José Neto (Casa Civil); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); Coronel Felipe Oliveira (executivo da Casa Militar); e o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista.

Da ASCOM

Nenhum comentário: