ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 18 de maio de 2018

SEMINÁRIO - PATRULHA AMBIENTAL PARTICIPA DO PEAPE

Nos dias 10 e 11 de Maio de 2018 a Patrulha Ambiental foi convidada a participar, na Escola Técnica Estadual – ETE Pedro Muniz Falcão (Araripina – PE) do Seminário “CONSTRUINDO A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PERNAMBUCO – PEAPE” e formação das Comissões Estaduais Interinstitucionais de Educação Ambiental – CIEAs.


A iniciativa de convidar a ONG partiu da Sra. Serliete Schneider – Engenheira Agrônoma de Extensão Rural do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco).
O Seminário foi ministrado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMAS) composta pela Gerente de Educação Ambiental, Agenda 21 e Presidente da CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Estado de Pernambuco) a Sra. Genilse Maria Cândido, pela Coordenadora de Educação Ambiental a Sra. Maria de Fátima Oliveira a Coordenadora Pedagógica do PEAPE (Programa da Política de Educação Ambiental de Pernambuco) a Dra Lúcia Maria Alves, a Coordenadora de Articulação e Mobilização Fernanda Patrícia, pela Educadora Ambiental e Secretária da CIEA Mary Nadja Menezes, a Coordenadora de Assuntos Administrativos Patrícia Fradique e o Analista Ambiental Ivógenes Silva Alves.
A participar desse Seminário foram convidados todos os Municípios do Sertão do Araripe: Ouricuri, Santa Filomena, Santa Cruz, Trindade, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia no total de dez municípios, além do Município sede.

O encontro teve como seu principal objetivo:

Consolidar parcerias e apoios;
Construir diagnóstico da Educação Ambiental em Pernambuco; 
Utilizar mídias sociais, como elemento de ampliação e fortalecimento da participação da sociedade; 
Articular os atores sociais, a partir de amplo processo de divulgação (ofícios, telefones, visitas e mídias sociais);
Contribuir com a formação continuada em Educação Ambiental;
Discutir as referências legais contextualizadas para Educação Ambiental;
Realizar seminários e oficinas, na criação de espaço dialógico, participativo e construtivo, para definição dos elementos contextualizados da política;
Consolidar minuta de Política de Educação Ambiental e enviar para tramites jurídicos e publicação;
Consolidar e publicar diagnóstico da Educação Ambiental em Pernambuco.
A educação ambiental é o resultado de uma reorientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas que facilitam a percepção integrada do meio ambiente, tornando possível uma ação mais racional e capaz de responder às necessidades sociais;
Segundo a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA – Lei nº 9.795/99) e o Decreto que a regulamenta (Decreto nº 4.281/2002) reger-se-á as seguintes providências: 
A educação ambiental deve dirigir-se a todos os grupos de idade e categorias profissionais: Ao público em geral, não-especializado, composto por jovens e adultos cujos comportamentos cotidianos têm uma influência decisiva na preservação e melhoria do meio ambiente;
Aos grupos sociais específicos cujas atividades profissionais incidem sobre a qualidade desse meio;
Aos técnicos e cientistas cujas pesquisas e práticas especializadas constituirão a base de conhecimentos sobre os quais se devem sustentar uma educação, uma formação e uma gestão eficaz, relativa ao ambiente.

Visita ao viveiro da Patrulha Ambiental

Após o término dos trabalhos a equipe do SEMAS solicitou uma visita até o viveiro e sede da Patrulha Ambiental Itinerante, onde foram doadas mudas de espécies nativas, exóticas e frutíferas, sendo fornecidas diversas sementes para levarem e semearem na capital pernambucana.





Fonte: SEMAS
Fotos: Patrulha Ambiental
Fotos: Equipe SEMAS

Nenhum comentário: