ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 5 de março de 2018

OURICURI - Dr. ARNALDO DELMONDES VAI AJUDAR NA PINTURA DA IGREJA DE BARRA DE SÃO PEDRO

 
O Distrito de Barra de São Pedro, na zona rural do município de Ouricuri, recebeu na última quinta-feira 01/03, a presença do assessor e colaborador de Dr. Arnaldo Delmondes, o José Aparecido, acompanhado da irmã e do cunhado de Dr. Arnaldo, Socorro Delmondes e Neto, e o repórter Fredson Paiva, da Arari FM. 
Da esquerda para a direita: Socorro Delmondes, Fredson Paiva, Neto, Padre Francinaldo e José Aparecido
Foi uma visita de cortesia aos amigos e pessoas que fazem tratamento nos hospitais do Recife através do TFD, Tratamento Fora Domicílio, e que são encaminhados para casas de apoio do sertão na capital. 
Em Barra de São Pedro, José Aparecido esteve na Secretaria Paroquial, Paróquia São Pedro Apóstolo, com o pároco local, o Padre Francinaldo, e durante uma reunião ficou acertado que o advogado Araripinense Arnaldo Delmondes, o qual tem raízes e muitos familiares em Barra de São Pedro, vai ajudar com as tintas para a pintura da igreja. 
O Padre Francinaldo ficou muito satisfeito com a ação solidária de Dr. Arnaldo, através do seu colaborador Aparecido, e já fez o convite para que não só o seu assessor, mas seus amigos possam comparecer na festa de padroeiro da Barra de São Pedro que acontece no mês de junho. 

A HISTÓRIA DE BARRA DE SÃO PEDRO
Segundo o engenheiro agrônomo José Tadeu Delmondes, morador da localidade, em 1850 chegou em Barra de São Pedro o Padre Francisco Pedro da Silva, de Cajazeiras-PB, e construiu a capela de São Vicente com os irmãos Aureliano e Tertuliano Feitoza. Esta capela em 1925 resultaria na criação da paróquia de São Pedro Apóstolo. 
O Padre Gonçalo Pereira, chegou à Barra de São Pedro em 1850 e lutou por ajuda para a construção do principal açude público ainda existente na comunidade. O Padre Luiz Gonzaga Kehler construiu a igreja de São Pedro entre 1940 e 1945. Na época da coluna prestes, muitos revoltosos, de passagem sob o comando de Cordeiro de Farias, saquearam Barra de São Pedro a procura de recursos para continuar com a revolta. Antonio Zuza, Antonio Baia e Abidom foram, temporariamente seqüestrados. Januário do Desterro foi espancado e Álvaro de Umbelina assassinado. 

FAMÍLIA DELMONDES

Segundo o Blog Barra de São Pedro, família Delmondes é uma das maiores de Barra de São Pedro, e sua origem ainda é muito pouco conhecida. Segundo pesquisas, a família Delmondes, surgiu na época em que jesuítas espanhóis chegaram ao local e começaram a batizar as crianças dos povos cariris com nomes pertencentes a cultura dominadora. 
Outra história muito interessante seria de um padre espanhol que ao celebrar o casamento de uma moça órfã de pai e mãe que não tinha sobrenome, deu-lhe o Delmondes , e assim teria surgido a linhagem de uma das maiores famílias de Barra de São Pedro. O que se tem registrado é que os principais membros desta família, foram: Virgínio José Delmondes, Francisco Alves Matias Delmondes, Manoel Timóteo Delmondes e Francisco João Delmondes. Atualmente a família Delmondes está difundida por todo país, mas sua origem se deu no sertão de Pernambuco. 
Outro fato histórico é que o Distrito de Barra de São Pedro já foi uma próspera cidade, mas devido a uma grande enchente que aconteceu no ano de 1960, ou seja, há exatamente 58 anos, praticamente tudo foi destruído, menos a igreja e uma casa próximo a igreja. 
No mês de junho, mês do padroeiro e das festividades de Barra de São Pedro, o advogado Araripinense Arnaldo Delmondes, Filho de Zuca de Mirô, que era natural de Barra, estará presente junto com sua assessoria e seus amigos para prestigiar esse grande evento nesta terra de muitas lutas, conquistas e vitórias.

Reportagem/ Pesquisa/ Fotos - Fredson Paiva

Nenhum comentário: