ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

IUC - ARARIPINA PARTICIPA DE ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O município de Araripina, no Sertão pernambucano, localizado a 621 km do Recife, estará comprometida com o acordo de colaboração internacional contra a mudança climática ao longo do próximo ano. O compromisso foi firmado durante o primeiro encontro do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), realizado nessa quinta (9) e sexta-feira (10), em Bruxelas, capital da Europa. 

A cidade de Araripina se destacou como uma das seis cidades brasileiras por suas boas práticas a favor da causa ambiental, justificativa para selecioná-la ao evento, financiado pela União Europeia a fim de impulsionar a troca de experiências entre cidades da América Latina e União Europeia para a implementação de uma nova agenda urbana e ambiental na região latino-americana.

Leia também:


O evento permitiu a apresentação, de forma oficial, das diferentes cidades latino-americanas participantes e as correspondentes cidades europeias com as quais estabelecerão a cooperação, além da definição dos temas prioritários que serão trabalhados de forma conjunta durante o próximo ano. No caso de Araripina a cidade europeia parceira é Santo Tirso (Portugal). 

Nesse contexto, ficou definido que, em conjunto, a gestão de Araripina deverá delinear um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável, que deverá incluir atividades e projetos pilotos que possam ser realizados em curto prazo e promovam a pesquisa, os negócios e a comunidade local. 

Além de Araripina, outras quatro cidades brasileiras e uma região paulista fazem parte do programa: Benedito Novo (SC), Belo Horizonte (MG); Vitória (ES), São Leopoldo (RS) e Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. As demais cidades da América Latina incluídas no programa estão na Argentina, Colômbia e México.

Do Portal FolhaPE

Nenhum comentário: