ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 8 de janeiro de 2017

PARA AMENIZAR O CALOR DO VERÃO - CONFIRA RECEITAS DE SUCOS

Falar que é preciso reforçar a hidratação nos meses mais quentes do ano parece que é chover no molhado - bastante óbvio. Mas há quem ainda não tenha o hábito de be­ber os dois litros mínimos diários recomendados por médicos e nutricionistas. Mas com os termômetros batendo constantemente os 30ºC, não dá para vacilar. Lembre-se que nosso organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água, portanto, necessita se manter bem abastecido do líquido para realizar suas funções.

Essa quantidade deve ser aumen­tada em dias de calor intenso. O Ministério da Saúde orienta que se priorize a ingestão de água, mas água de coco, sucos, chás e fru­tas podem entrar nessa cota de hidratação a mais, e ainda alimentam. Dá uma olhada nas nossas dicas de sucos, no Recife, para ajudar o corpo a atravessar um dia de forno.

Na recém-inaugurada Deltaexpresso Cais do Imperador, até o dia 31 de janeiro, a casa piloto do modelo coffee bar da rede portuguesa de cafeterias está vendendo itens voltados para o alto verão. Além dos geladíssimos fresh tea, que combina menta, gengibre e abacaxi e o lemon twist, um chá com propriedades antioxidantes aromatizado com morango, baunilha e limão, o estabelecimento acrescentou por tempo limitado o rooibos tea - que é um tentador frapê cremoso de musse de limão. Já tradicionais do grupo, os milk-shakes engordativos seguem fazendo sucesso e, se não hidratam, rebatem o calorzão como nada mais. De quebra, essa unidade do Delta oferece como plus uma das vistas mais bonitas da Cidade: fica na margem do Capibaribe.

Já na Bravo Açaí, que fica no Recife Antigo, além dos shakes de açaí, bem geladinhos, a categoria de sucos naturais é bem interessante. O arpoador e o trancoso, fotografados para essa matéria, são as apostas para o verão. O primeiro tem base de água de coco, hortelã, raspas de limão e uva verde. Já o arpoador leva laranja, abacaxi e banana. Mais refrescante ainda é o que combina melancia, limão e gengibre ou o palmares, com abacaxi, morango e laranja.

Atenção

Durante o verão, os órgãos de saú­de orientam que grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão de água mineral. Esse cuidado deve ser redobrado quando se está em lugares de clima seco. Ao longo da prática de atividades físicas, passeios ao ar livre durante o dia e em festas, sobretudo naquelas em que se ingere bebida alcoólica.

Como identificar um quadro de desidratação? Pode variar de leve a grave, mas alguns sinais são clássicos: sede exagerada, boca seca, redução do suor, olhos fundos, dor de cabeça, sonolência, tonturas e até aumento da frequência cardíaca.

Receitas:
(Sugestões da loja Açaí Concept Boa Viagem)

Detox laranja*

Ingredientes
10 a 20 acerolas, meia cenoura, duas ou três rodelas de abacaxi e 5 folhas de hortelã, 200ml de água.

Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em copo de 300ml. Tem 43 calorias.

Benefícios
combate colesterol ruim, atua contra a insônia, os males cardiovasculares, entre outros.

Detox vermelho*

Ingredientes
10 uvas sem sementes, 10 a 20 
acerolas, meia beterraba, fatia bem fina de gengibre e 200ml de água.

Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, coe em peneira e sirva em copo de 300ml. Tem 58 calorias.

Benefícios
Termogênico, auxilia no processo de emagrecimento, combate radicais livres.

*As quantidades das frutas das receitas são as da polpa concentrada de 100g que a casa usa nos seus sucos, portanto as medidas caseiras podem variar.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: