ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

SECRETÁRIO DE TURISMO DO RECIFE - VELÓRIO ACONTECE NO MORADA DA PAZ

Começou por volta da 1h da madrugada desta segunda-feira, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, o velório do secretário de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, Camilo Simões. Aos 31 anos, ele foi encontrado morto, ontem, causando espanto e surpresa no meio político. A cerimônia de cremação está marcada para as 11h, no mesmo local.

Após muita especulação durante a tarde, inclusive atribuindo a causa da morte a um infarto fulminante não confirmado, às 18h28 a Polícia Civil confirmou a morte, ocorrida no apartamento da sogra do secretário, em Boa Viagem, Região Sul do Recife. O prefeito Geraldo Julio decretou luto oficial de três dias.

Segundo parentes que pediram para não serem identificados, pela manhã, um integrante de nome não informado do grupo envolvido na campanha eleitoral do PSB à Prefeitura do Recife foi ao apartamento buscar o secretário para um compromisso. Sem obter resposta, decidiu arrombar a porta e encontrou Camilo Simões já sem vida no sofá da sala. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil, que destacou equipes para realizarem os procedimentos necessários e encaminharem o corpo para o Instituto de Medicina Legal.

Trajetória
Publicitário de formação, Camilo atuou em agências de publicidade antes de ingressar na área política. Atualmente, além de titular da pasta de turismo municipal, era um dos coordenadores da campanha de reeleição do prefeito Geraldo Julio. Participava ativamente dos eventos ao lado do candidato.

No sábado, Camilo teria comentado que se sentia cansado e há informações de que tomava remédio para controlar a pressão arterial.

Camilo Simões deixa Rebeca, e dois filhos pequenos, Pedro e Teo, que estavam em Crato, no Ceará, participando de um casamento de parentes da esposa de Camilo. Um dos quatro filhos da publicitária Marta Lima, era “torcedor de carteirinha” do Sport Club do Recife. Por isso mesmo recebeu uma homenagem póstuma do clube pelo qual torcia. Antes do início da partida de ontem contra o Vitória (BA), na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, o grito de guerra entoado pelos torcedores foi dedicado a ele.

Um olhar voltado para o cidadão

Formado em Publicidade e Propaganda, Camilo Simões atuou como executivo de contas em diversas agências de publicidade da capital pernambucana e chegou a ser diretor de marketing do Sport Club do Recife, time do qual era torcedor. Foi chefe de gabinete do deputado estadual Waldermar Borges e coordenador da Juventude na campanha de Geraldo Julio, em 2012. Em janeiro de 2013, incorporou-se à equipe de Felipe Carreras, ocupando a Gerência-Geral de Lazer e Eventos e a Secretaria-Executiva, até assumir a pasta, em abril de 2014.

Da parceria com Carreras, hoje secretário estadual de Turismo, surgiu uma grande amizade. “Considero ele um irmão. Era um jovem muito talentoso, muito dedicado e que tinha um futuro brilhante”, afirma Carreras. Segundo ele, Simões era apaixonado pelo Recife e ajudou a consolidar programas como Recife Antigo de Coração e Olha! Recife, além de outros da pasta. “Ele foi muito presente em toda a gestão e trabalhou com muito foco nos projetos de turismo e de lazer da cidade”, reforça.

Um dos mais emblemáticos de sua gestão foi o Recife Antigo de Coração, lançado em março de 2013, quando era secretário-executivo. O programa transforma o Bairro do Recife em um grande parque a céu aberto aos domingos, congregando turistas e moradores da cidade. No último domingo de cada mês, a programação é reforçada, com a montagem de quatro polos: infantil, cultural, esportivo e do samba. Já o Olha!Recife é um programa de sensibilização que busca levar à sociedade recifense novas oportunidades de lazer através de um novo olhar pela cidade. Hoje, o programa atua em quatro segmentos: a pé, de ônibus, no rio e pedalando, sempre com roteiros que valorizam o patrimônio histórico, cultural e natural da capital pernambucana.

Agenda suspensa

A Frente Popular do Recife informou que a agenda de campanha de Geraldo Julio foi suspensa por 24 horas.

Em nota de pesar, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ressaltou o talento, a responsabilidade e a solidariedade de Camilo Simões, pedindo que ele seja lembrado “pelo entusiasmo e alegria que sempre teve”. O prefeito Geraldo Julio destacou o trabalho, a coragem, a capacidade e a sensibilidade do secretário e decretou luto oficial de três dias no Recife.

Falando pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Silvio Costa Filho lamentou a morte prematura e frisou a boa relação com Camilo.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: