ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 6 de junho de 2016

PETROLINA - SEMINÁRIO SOBRE RIQUEZAS E OPORTUNIDADES NO SEMIÁRIDO PROMOVE DEBATE SOBRE ÁGUA, SANEAMENTO E ENERGIA

Com o tema “Água, Saneamento e Energia”, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em parceria com a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), leva para a cidade de Petrolina, distante 713 quilômetros do Recife, a 2ª edição do Seminário Sobre Riquezas e Oportunidades no Semiárido. O encontro será realizado entre os dias 6 e 8 de junho, no auditório do Quality Hotel Petrolina e é aberto ao público. 

A programação tem início na segunda-feira (06), a partir das 19h, com a Conferência Magna do engenheiro civil, professor Mário Antonino, sobre ”Estratégias para um Melhor Aproveitamento dos Recursos Naturais do Semiárido”. Na terça-feira (07), o início será às 9h, com palestra do engenheiro agrônomo Urbano Lins sobre a “Irrigação no Semiárido Brasileiro”. Em seguida, o diretor administrativo da Mútua-PE, Marcelo Tabatinga, fará palestra sobre “As Energias Renováveis como Fontes Alternativas de Bombeamentos”.

Já no período da tarde da terça-feira (07), o engenheiro ambiental José Luis Loureiro, presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais de Pernambuco (AEAMB-PE), faz palestra sobre o “Saneamento no Nordeste”. O presidente da ABC-Groundwater, professor Waldir Duarte Costa, faz palestra com o tema “Aproveitamento Hídrico Subterrâneo na Região Semiárida”.

Com o tema “O Clima e as Outorgas de Recursos Hídricos no Estado de Pernambuco”, o diretor da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Clênio de Oliveira, faz a penúltima palestra do dia. Para finalizar o dia de exposições, o diretor da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Stênio Petrovich Pereira falará sobre a “Atuação da CPRM Serviço Geológico do Brasil no Semiárido”. Para a quarta-feira (08), está programada visita técnica.

Para o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, o projeto é de fundamental importância para o semiárido pernambucano. “A primeira edição do Seminário foi um sucesso. Conseguimos levar um debate amplo para os profissionais da região de Salgueiro. Agora é a vez dos profissionais e estudantes das áreas tecnológicas da região de Petrolina participarem do debate, sempre objetivando aproveitar as riquezas e oportunidades que o semiárido nos proporciona”, destaca Evandro Alencar.

Segundo Evandro Alencar, os temas propostos para o Riquezas e Oportunidades no Semiárido são de extrema importância para o desenvolvimento da região, além de fortalecer as profissões das áreas tecnológicas. “Vamos debater água, o principal recurso para a vida, as questões relativas ao saneamento básico, que é um caos em todo o Brasil, e as energias renováveis, que, com toda certeza, são também as grandes oportunidades do semiárido”, destaca Evandro.

Da ASCOM/ CREA-PE

Nenhum comentário: