ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 20 de junho de 2016

MHA - UMA SEMANA APÓS SER INAUGURADO, MEMORIAL HISTÓRICO DE ARARIPINA JÁ RECEBEU CENTENAS DE VISITANTES

Inaugurado no dia 09 de junho em uma belíssima cerimônia, o Memorial Histórico de Araripina (MHA) – idealizado pela Autarquia Educacional do Araripe (AEDA) com o apoio da Prefeitura de Araripina – está aberto para visitação ao público de segunda a sexta em dois horários: das 8h às 12h e das 14h às 17h. 

Após uma semana da sua inauguração com a presença da sociedade araripinense e também de outros municípios da região do Araripe, o MHA já recebeu centenas de visitantes que, entusiastas do novo cartão postal da cidade, foram conhecer seu acervo fotográfico e de textos que contam fatos, dados, histórias e personagens desde os tempos da Fazenda São Gonçalo até a atualidade.

O prédio foi restaurado e manteve características originais como a fachada construída na década de 1950 e o piso de mosaico. O MHA leva o nome de Ceci Alencar – Otília Ceci de Alencar (Araripe-CE, 1910- Araripina-PE, 2011), primeira mulher vereadora de Araripina e a segunda de Pernambuco. Empossada em 1958, Ceci Alencar foi também autora de versos e poesias que retratam a história e o desenvolvimento de cidade, especialmente sob a ótica da religiosidade.

O acervo do Memorial Histórico de Araripina conta em imagens e textos informativos, a história da cidade, propiciando ao visitante uma viagem no tempo para conhecer o legado deixado pelos pioneiros e o cotidiano de seus habitantes, nos primeiros anos de existência da cidade. Mostra aspectos desconhecidos sobre o povoamento da região, a influência da Igreja, a vida e luta dos emancipacionistas, os primeiros prefeitos, a mudança do nome da cidade, os símbolos e o hino do município. O lazer e o surgimento do carnaval, a prática do futebol com o destaque dos craques e peladeiros, dos campos de várzea do futebol amador até a chegada do profissionalismo e a construção do estádio Chapadão do Araripe.

O MHA relembra personagens da educação e saúde, bem como as histórias de religiosidade que formaram o povo araripinense. Os artistas, músicos, escritores e as personalidades populares farão parte do acervo inédito.

Da Vera Cruz Comunicação/ 

Jorge Possetti - Jornalista

Foto - Rômulo Fotografias

2 comentários:

Breno Alencar disse...

Super interessante!!
Gostaria de saber se pagamos alguma taxa para termos acesso.
Desde já, obrigado!

Unknown disse...

Gostaria de saber onde está localizado?
Quero fazer uma visita.
Obrigado!