ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 13 de junho de 2016

CABROBÓ E SALGUEIRO - PAULO DEFENDE PRIORIZAÇÃO DAS OBRAS DAS ADUTORAS PARA SOLUCIONAR CRISE HÍDRICA

O governador Paulo Câmara acompanhou, na sexta-feira (10.06), o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, que veio ao Estado conferir o andamento das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A vistoria contemplou a Estação de Bombeamento 1 (EB-1), que integra o Eixo Norte do projeto, situada em Cabrobó, município do Sertão do São Francisco. O chefe do Executivo estadual defendeu a celeridade da conclusão das adutoras como caminho efetivo para que as águas do "Velho Chico" chegue até a casa dos pernambucanos que sofrem com a seca.

"É uma obra muito importante para a resolução definitiva dos problemas hídricos do nosso Estado. Os dois canais da Transposição estão quase prontos e, em breve, a gente deve ter eles em pleno funcionamento. Agora, o nosso desafio é fazer com que a água chegue na casa das pessoas. Estamos conversando com o ministro, no sentido de acelerar as obras das adutoras e a água chegar tanto no Sertão, quanto no Agreste pernambucano", destacou o governador.

Entregue em 2015 pelo Governo Federal, a EB-1 é a primeira elevatória do Eixo Norte. A estrutura bombeia a água do Rio São Francisco por 51,6 km até a segunda estação (EB-2) desse eixo, também situada em Cabrobó. Cada bomba da EB-1 tem capacidade para elevar a água do nível do rio em até 36 metros. A vazão é de 12,4 metros cúbicos por segundo. O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, ressaltou a parceria com Pernambuco. "Nós estamos, junto com o Governo do Estado, avançando para que se garanta a funcionalidade e o acesso ao abastecimento de água para população. Vamos continuar com esses serviços para que possam chegar para a população como um todo", explicou. 

Após a visita na estação de bombeamento, o ministro e o governador visitaram o escritório do Ministério da Integração Nacional, no município de Salgueiro. Na ocasião, foram detalhados os programas ambientais e as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O governador adiantou que sai desse encontro certo que haverá uma aceleração do desenvolvimento do interior do nordeste brasileiro com a conclusão dessa obra. "Reafirmo à disposição do governo de Pernambuco de colaborar com o que for possível para que tenhamos esse sonho realizado". Ele fechou o discurso lembrando o ex-governador Miguel Arraes, que também acompanhou essa obra, quando falava: "o possível agente faz, e o impossível o povo nos ajuda a fazer".

O ministro Hélder Barbalho ressaltou que essa é a obra hídrica mais importante da história do país e que pretende dar todas as condições para que a obra chegue à Paraíba e ao Ceará até o final do ano. "Sabemos que obras complementares ficarão para 2017, temos o desafio da funcionalidade da chegada para os estados para que a população efetivamente possa perceber a mudança na sua qualidade de vida, seja para uso humano ou da produção", acrescentando "que estão plenamente abertos a dialogar com os governos estaduais para que as obras delegadas tenham a sua aceleração". 

Estiveram presentes o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o prefeito de Salgueiro, Marcondes Libório; Creusa Pereira, deputada federal; e Lucas Ramos, deputado estadual.

Da ASCOM

Nenhum comentário: