ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 22 de julho de 2015

LEVANTAMENTO - POPULARIDADE DE DILMA DESPENCA NO NORDESTE E REJEIÇÃO ATINGE 78,8%

O Nordeste ainda é a região onde a aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) atinge os melhores índices em comparação com outras localidades do País. Porém, o cenário vem se invertendo e a aceitação da gestora vem despencando.

A pesquisa mais recente, divulgada nessa terça-feira (21) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT/MDA), revelou que apenas 17,7% dos entrevistados no Nordeste aprovam o desempenho pessoal de Dilma à frente do governo, enquanto outros 78,8% se dizem insatisfeitos com a gestão. O levantamento anterior, divulgado em março, trazia que a aprovação do governo era 27,1%, enquanto a rejeição atingia 69,2%.

De acordo com a sondagem, a avaliação positiva do governo – ótima e boa – caiu de 16,3% para 8,2% de março para julho, no Nordeste. Já a negativa – ruim ou péssimo – atingiu 69,7%. No âmbito nacional, o percentual negativo alcançou 70, 9%.

No Sul e Sudeste, os índices de insatisfação superam os 80%, enquanto no Centro-Oeste e Norte o percentual é de 74,4%.

O desempenho pífio pode ser justificado pelo agravamento da crise político-econômica no País e o desgaste da relação do governo com o Congresso Nacional.

Aprovação do governo Dilma por região.

De olho na insatisfação dos eleitores no principal reduto eleitoral do País, o PT já fez um movimento para recuperar a popularidade da presidente no Nordeste. Nas próximas semanas, Dilma pretende concentrar a agenda na região onde foi a mais votada. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também planeja percorrer a região, separadamente.

O roteiro traçado para Dilma prevê a visita a cinco estados até o mês que vem: Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia e Maranhão.

Em encontro recente com a correligionária, Lula defendeu que Dilma viaje pelo País, assim como seus ministros, para inaugurar obras, lançar programas e divulgar uma “agenda positiva”. O ex-presidente também aconselhou Dilma a se reaproximar dos movimentos sociais.

LEIA MAIS:



Índices nacionais da pesquisa.

De acordo com a análise geral dos dados, a avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff atingiu o menor nível histórico na pesquisa CNT/MDA, marcando 7,7% de aprovação com quem o considera ótimo ou bom e com 70,9% que consideram seu governo ruim ou péssimo, segundo pesquisa CNT/MDA.

LULA NA FRENTE DE AÉCIO – Ao cruzar os dados da pesquisa e fazer o recorte regional, em perguntas estimuladas, em que os pesquisadores indicam os nomes dos candidatos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança no Nordeste (38%). Aécio Neves ficaria em segundo lugar (27,1%) e Marina Silva em terceiro (13,2%).

Num outro cenário, desta vez com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Lula aumentaria ainda mais a diferença no principal reduto eleitoral do PT. O ex-presidente teria 40,7% das intenções de voto, enquanto Marina Silva 19,3% e Geraldo Alckmin 18,4%.

No terceiro e último quadro, com o senador José Serra (PSDB) na disputa, Lula também levaria a melhor com 40,3% e Marina Silva iria amealhar 19,9%. O tucano atingiria pouco mais de 17%.

Foto: Lula Marques/Agência PT

IMPEACHMENT NO NE – Em relação a um eventual pedido de impeachment da presidente, 56,7% dos entrevistados do Nordeste se disseram a favor da saída da petista, enquanto 37,7% disseram ser contra. Nessa questão, 5,6% não souberam ou não quiseram responder.

No Brasil, 62,8% dos entrevistados se disseram a favor da saída da petista enquanto 32,1% disseram ser contra. Nesta questão, 5,1% das pessoas não souberam ou não quiseram responder.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 estados nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Do Blog de Jamildo

Nenhum comentário: