ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 26 de julho de 2015

IEL - VEM AÍ A CAPACITAÇÃO "CAFÉ COM INOVAÇÃO" NA FIEPE ARARIPINA


Café com Inovação – “Inovação é um bom negócio” é uma iniciativa do Programa de inovação do INSTITUTO EUVALDO LODI - Núcleo Regional de Pernambuco (IEL-PE), através da Unidade de Apoio à Competitividade e Inovação, que vem desenvolvendo o Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação - Pró-Inova, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI).

O público alvo são empresários e/ou gestores è frente de empresas industriais de qualquer porte, que atuam nos seguintes setores: FARMOQUÍMICOS, GESSO, METAL MECÂNICO, MÓVEIS, PETRÓLEO E GÁS, VIDRO, CONSTRUÇÃO CIVIL e ALIMENTOS E BEBIDAS e suas respectivas CADEIAS PRODUTIVAS, localizadas no Estado de Pernambuco. São permitidas até duas inscrições por CNPJ.

O tema do debate é : 
"Inovação é um processo e uma cultura". 

O objetivo desta capacitação é aumentar o grau de percepção dos empresários da região do Araripe, para o valor da utilização de ferramentas de inovação para otimização do seu negócio, por meio da experiência vivencial.

A mediadora da palestra será a c
onsultora de Inovação Ana Maria de Britto Pires, 
Bacharel, Mestra e Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde defendeu a tese intitulada O PODER DO JOGO COMO MEDIADOR DA ATIVIDADE DE INOVAÇÃO EM MICRO PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Dedica-se a pesquisar a colaboração na inovação, o que contempla o estudo de redes e relações interpessoais e interorganizacionais nas atividades de inovação. No doutorado, liderou o desenvolvimento da Tecnologia JOIN de Gestão da Inovação junto ao IEL/BA e conduziu uma pesquisa-ação junto a MPME sobre a utilização de elementos do jogo e da aprendizagem vivencial como facilitadores da difusão da gestão da inovação nesse universo de empresas. A convidada integra a equipe do Espaço Redes Bahia, uma instituição de P&D sediada na Escola de Administração da UFBA, dedicada aos temas: inovação, redes, colaboração, jogos e simulações. A gerente do projeto e nível de autoridade é 
Gelisa de Lara Couto Bosi. 

DESCRIÇÃO DA CAPACITAÇÃO

Nos últimos dois anos, o Programa de Inovação do IEL-PE vem desenvolvendo atividades de sensibilização, consultoria e capacitação, com vistas à difusão da inovação no setor empresarial pernambucano, focando principalmente no aprimoramento da gestão da inovação das empresas assistidas pelo Programa, buscando o aumento de competitividade. 

Um dos maiores gargalos enfrentados no decorrer do Projeto NAGI foi a dificuldade de quebrar o paradigma relativo ao conceito de “inovação” para os empresários, algo que entendem estar longe da sua realidade, tendo em vista que, para muitos deles, “inovação” está ligada apenas a tecnologias digitais e conteúdo científico. 

Visando desmistificar essa percepção, esta capacitação busca mudar a percepção dos empresários, em relação ao tema inovação, por meio de uma experiência de aprendizado vivencial. 

PARTIDA JOIN

A partida Join é um jogo presencial de ideação, totalmente desenvolvido pela Equipe JOIN, do IEL-BA, inspirado no método de desenvolvimento de soluções conhecido como Design Thinking. A partida JOIN é uma ferramenta para a geração colaborativa de ideias criativas para projetos de inovação. 
 
INSCRIÇÕES


E-mail: nucleoinovape@ielpe.org.br 

Telefones: (81) 3334-7007/ 7016 

De Agência

Nenhum comentário: