ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 23 de julho de 2015

EVENTO - PAULO DESTACA ESTÍMULO À INOVAÇÃO NA ABERTURA DA 4ª CAMPUS PARTY RECIFE


“A ciência, a tecnologia e a inovação têm extrapolado as universidades e as escolas a partir de momentos como esse, onde muita gente tem a oportunidade de mostrar seu talento. São avanços que apontam para o futuro que queremos, onde a inovação e a produtividade estejam presentes no dia a dia de todos”. A afirmação do governador Paulo Câmara foi direcionada aos "campuseiros" que vão participar da 4ª edição Campus Party Recife, cuja abertura foi na quinta-feira (23). A feira segue até o próximo domingo (26), no Centro de Convenções.

Considerado um dos maiores eventos de internet do Brasil, que engloba inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital, a Campus Party Recife reunirá cerca de quatro mil campuseiros, contabilizando mais de 400 horas de conteúdo. Participarão ainda palestrantes como Dado Schneider, que utiliza uma linguagem revolucionária para atrair a atenção do público em suas apresentações, e o ativista cyborg Neil Harbisson. Após a abertura oficial do evento, o governador visitou a arena onde participantes e campuseiros desenvolvem projetos e trocam conhecimentos; e “pilotou” uma aeronave em um simulador de voos. Após “tour tecnológico", ele ressaltou a importância do evento.
“Ter a oportunidade, mais uma vez, de ver no nosso Estado a discussão de temas como esses que os jovens tratam aqui é uma coisa única. Dessa forma, vamos fazer com que Pernambuco, o Nordeste e o Brasil se desenvolvam, alcancem cada vez mais o nível de evolução, de produtividade e de conectividade que precisamos para estarmos no patamar que o Brasil merece, sendo um dos países mais promissores do mundo”, avaliou Paulo Câmara, que estava ao lado do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, e do diretor da Campus Party Brasil, Marcelo Zenga.

APOIO - Além de ser um dos principais patrocinadores do evento, com aporte de R$ 1,2 milhão e cessão do Centro de Convenções, o Governo do Estado marca presença na Campus Party com a participação das secretarias de Educação (Seduc) e também de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec). Participando pelo segundo ano do evento, a Sectec promove uma iniciativa voltada para Startups. Trata-se da primeira edição da Maratona de Negócios, que tem por objetivo impulsionar as indústrias de TI, especialmente por estimular a criação de aplicativos e serviços úteis, convertendo as ideias desenvolvidas em negócios operantes.

Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo salienta a importância da ação. “A formação, desenvolvimento e amadurecimento de Startups é um desafio. E a Sectec está envolvida com esse desafio: oferecer mais oportunidades para quem tem ideias brilhantes e trazer os investidores para conhecer isso”, explica. Este ano, foram selecionadas 50 empresas. A iniciativa vai funcionar em uma área especial do empreendedorismo dentro do Startups 360, um programa com várias atividades voltadas para o empreendedorismo.

Além disso, também foram selecionadas 40 equipes de campuseiros. O grupo será avaliado e monitorado durante os dois primeiros dias do evento. Após esse período, serão escolhidas as cinco melhores equipes, que vão se apresentar a um júri formado por representantes de aceleradoras e entidades de fomento ao empreendedorismo, que elegerão a vencedora de cada área. Os eleitos serão premiados com recompensas que ajudarão no desenvolvimento da empresa, como cursos no Sebrae e Porto Digital.

INCLUSÃO DIGITAL - A Secretaria de Educação inscreveu 500 alunos de Escolas Regulares e de Referência nas oficinas de inclusão digital que acontecem hoje e amanhã (24). Além disso, 50 alunos de Escolas Técnicas estaduais participam da feira como campuseiros, ou seja, ficam acampados na feira até este domingo (26). O grupo de estudantes participa de cursos como Rede de Computadores, Web Integral, Info Subsequente, Técnico em Informática, Técnico em Rede de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Programação e Multimídia.

Aluno da Escola de Referência Professora Helena Pugo, Lucas Silva, 16 anos, participa pela segunda vez da Campus Party, este ano na oficina de Integração Digital. “Incentiva bastante os alunos ao estudo. Isso aqui é uma porta aberta. A pessoa tem a oportunidade de descobrir sua vocação e procurar seu caminho. Quando a gente tem acesso a isso tudo, a informação, como funciona, isso liberta uma criança interior que deseja conhecer cada vez mais”.

A FEIRA - A Campus Party em Recife tem o mesmo tema da edição nacional, que faz uma homenagem aos 150 anos do livro “Da Terra à Lua”, do escritor Júlio Verne. Em 2015, o número de barracas passou de 809 para 1.570, e o tamanho físico ocupado saiu de 12 mil para 27 mil metros quadrados. O incremento na edição deste ano é fruto do sucesso da versão passada, que recebeu o maior público desde que uma edição especial do evento passou a ser realizada na capital pernambucana, alcançando a marca de 4 mil campuseiros nos cinco dias de feira - o dobro da edição realizada em 2013.

Da ASCOM

Nenhum comentário: