ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 20 de maio de 2015

GOVERNADORES - PAULO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DE ENCONTRO EM BRASÍLIA

O governador Paulo Câmara avaliou positivamente o encontro dos governadores do Nordeste com os presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, nesta quarta-feira (20), no Salão Negro do Senado. Em entrevista após o encontro, o pernambucano disse estar confiante de que, desta vez, as questões do Pacto Federativo "avancem", pois já estão em discussão há algum tempo. "O que a gente vê hoje é uma clara disposição do presidente do Senado, dos senadores, do presidente da Câmara e dos deputados, de fazerem com que essa pauta entre mesmo na agenda e seja votada em favor da democracia, dos estados e municípios".

Paulo lembrou que os principais pontos da pauta dos governadores do Nordeste não avançaram desde o último encontro em 2013. Apenas o projeto relativo à indexação da dívida foi aprovado, mas ainda não está em vigor. Os demais seguem emperrados, como a PEC 172/2012, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE). A Proposta de Emenda à Constituição 172 proíbe a transferência de encargos aos estados e municípios sem repasse de recursos correspondentes. Paulo frisou que Pernambuco defende a proposta desde quando Eduardo Campos esteve em encontro semelhante ao de hoje, em Brasília, há dois anos. "A PEC 172 é crucial no momento em que o País vive. Não podemos ter nenhum tipo de incremento de despesa sem haver uma contrapartida de receita. Então, é hora realmente de um freio de arrumação. Os desafios são muito grandes. E tem que tomar medidas legislativas de apoio aos estados e municípios no sentido de que eles possam também contribuir para o Brasil superar a crise".

Também não saiu do papel a questão das contribuições não serem repartidas com os estados e municípios, lembrou Paulo. "Isso faz com que a Federação fique cada vez mais concentrada na União em pleno estado democrático de direito". O governador também apontou outros pleitos dos estados e municípios apresentados aos senadores e deputados, como a unificação das alíquotas com a criação de um fundo de desenvolvimento regional, com recursos garantidos constitucionalmente.

Paulo voltou a pedir "maior diálogo e transparência" nas medidas que estão sendo tomadas pelo Governo Federal e que têm rebatimento nas administrações. "A gente tem que rediscutir uma política de saúde que chegue a todos, que consiga atender tantos os municípios, quanto os estados. Temos que ter uma descontração de recursos onde as receitas sejam melhor compartilhadas, tanto imposto como também de contribuições que não entram no rateio. Nós temos que ter opção também e a condição de captar empréstimos porque, hoje, os estados e municípios, inclusive aqueles pouco endividados como Pernambuco, não estão tendo nenhum tipo de autorização para fazer operações de crédito", listou o governador. Esse conjunto de ações, defendeu Paulo, precisam ser "discutidas e ajustadas" para que os estados e municípios possam investir, gerar emprego e renda e melhorar a atividade econômica.

O governador pernambucano disse ainda apostar na relação "transparente" entre o Executivo e o Legislativo. E elogiou a iniciativa de Renan e Cunha ao "reabrirem" a discussão no âmbito do Poder Legislativo. Por outro lado, Paulo frisou que deve ser "redefinido o papel dos estados e municípios" e que eles precisam ter "mais autonomia". "É fundamental nesse momento para superação da crise, superação dos desafios. Esse encontro de hoje (no Senado) dá as condições para que os estados e municípios contribuíam também para esse debate, para ajudar a aprovar projetos que fortaleçam a federação, fortaleçam as políticas públicas e fortaleçam a população".

Da ASCOM

Nenhum comentário: