ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 6 de maio de 2015

ALIMENTO COMPLETO - AMAMENTAÇÃO OFERECE INCONTÁVEIS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL DAS MÃES

Não restam dúvidas de que a amamentação faz um bem danado ao bebê. Afinal, o leite materno é o alimento mais completo que existe para quem acaba de chegar ao mundo porque protege contra muitas doenças, especialmente diarreia, pneumonia, otites e outras infecções. E mais: o aleitamento é tão poderoso que traz uma série de benefícios também para as mamães, como proteção contra o câncer de mama e de ovário. É o que assegura a pediatra Bernadete Dantas, coordenadora do Ambulatório do Banco de Leite Humano do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife (PE).

“Mães que amamentam passam a ter risco menor de desenvolver esses tumores, em comparação à mulher cujo bebê não mama”, diz a médica. O aleitamento materno também contribui para a volta do útero ao tamanho normal. “Com isso, evita-se o sangramento excessivo no pós-parto.” Ao se prevenir dessa hemorragia, a mãe afasta os riscos de anemia.

Ainda é interessante frisar que a amamentação reduz a chance de a mães desenvolverem síndrome metabólica – uma condição que associa excesso de peso, diabetes, pressão arterial alta e taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos. Esse risco cai, inclusive, para aquelas que tiveram diabetes gestacional.

>> Leia também:



“Outro detalhe é que, diante do fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê proporcionado pelo aleitamento materno, o organismo da maioria dessas mulheres libera serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Por isso, quem amamenta tende a relatar sensações de bem-estar e realização”, acrescenta Bernadete. Essa satisfação decorrente do aleitamento, segundo a médica, também evita a depressão pós-parto, que chega a atingir cerca de 15% das mulheres que acabaram de dar à luz um bebê.

E quando a mãe começa a amamentar, há a involução do útero. Assim, aquela barriga que incha no pós-parto vai diminuindo com as mamadas. Isso favorece a perda do peso extra que a mulher ganhou na gestação – situação que também é favorecida pelo gasto calórico proporcionado pelo fato de a mãe produzir leite. Para concluir, vale reforçar que amamentar é grátis.

Do NE10

Nenhum comentário: