ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 2 de abril de 2015

MÚSICA - BANDA MAESTRO ÁLVARO CAMPOS GANHA NOVA ESTRUTURA

A Banda de Música Maestro Álvaro Campos, que desde o ano de 1987 tem importante participação nos eventos religiosos, esportivos e culturais, tanto de Araripina quanto das cidades vizinhas, teve um dia especial, nesta quarta-feira (01), quando em reunião na Secretaria de Cultura com a presença dos integrantes da banda, do secretário de cultura Lídio Santiago, presidente da Câmara Municipal Luciano Capitão e do prefeito Alexandre Arraes, ocasião em que uma série de medidas foram tomadas pelo gestor, mediante Plano de Ação, elaborado pela secretaria, visando o fortalecimento desta importante banda, para que as suas atividades musicais sejam cada vez mais constante valorizando os músicos e a boa música.

O prefeito Alexandre Arraes nesta ocasião, assinou o Projeto de Lei que reajusta os salários dos músicos em 58%, corrigindo uma grande defasagem, haja visto, que o último aumento foi de 20% no ano de 2006.

O reconhecimento desta categoria não apenas na questão salarial, nesta mesma reunião a banda ganhou nova estrutura administrativa, tais como:

- Nomeação de um novo diretor, indicado pela equipe o músico Félix Alonso graduado pela universidade de Brasilia(2007) e pela escola nacional de Artes de Havana - Cuba (1994) com experiência em sala de aula e participação em varias bandas e projetos musicais.

- Nomeação de um coordenador que irá supervisionar o cumprimento das regras e auxiliar os membros da direção, fazendo a aproximação dos músicos com a diretoria da Banda Álvaro Campos. Indicado pelo grupo o Sr. Carlos José Bandeira, funcionário público municipal lotado na secretaria de administração, que será removido por ato do prefeito.

- Formalização do cargo de regente ou maestro, este dá unidade a um grande conjunto de sons instrumentais e vocais. Ensinando a leitura de partituras com repertórios atualizados, ele dita o tempo da música, indica quando cada músico deve entrar ou cantar e determina os acentos da melodia. Nomeado por indicação do grupo o músico Givanildo Joaquim, já integrante da Banda Álvaro Campos.

- Autorização para a criação de uma nova sede para a banda, que será na própria Secretaria de Cultura, com toda estrutura para possibilitar aos músicos mais conforto, segurança e naturalmente melhores condições para a realização dos ensaios e guarda dos instrumentos.

- Aquisição de novos instrumentos com qualidade para poderem resistir à ação do tempo visto que uma banda sinfônica se apresenta regularmente em ambientes externos provocando assim um desgaste maior, aquisição de estantes de partituras adequadas e resistentes para os ensaios assim como cadeiras sem braços e ergonômicas para proteger a saúde do músico.

- Aquisição de dois novos fardamentos: um de passeio e outro para as apresentações formais, possibilitando o embelezamento da banda nas apresentações e mais conforto para cada músico.

O prefeito Alexandre Arraes, destacou a grande tradição da banda e que a sua linha de trabalho será de contemplar todas as áreas de acordo com as condições do município “Não podemos mais agir no improviso e deixar o município sem condições de gestão, vamos trabalhar cada vez mais, sempre focados no princípio da legalidade e planejamento das nossas ações’ Finalizou demonstrando convicção que fazer é melhor que falar.

Da ACE

Nenhum comentário: