ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 13 de março de 2015

CHAPADA DO ARARIPE - CREA-PE PROMOVE DEBATE E FISCALIZAÇÃO INTEGRADA COM O REGIONAL DO PIAUÍ

Dando continuidade à proposta de retomar as fiscalizações nos diversos setores das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) fará, entre os dias 17 e 18 próximos, discussões e fiscalizações no Parque Eólico Chapada do Araripe que está sendo construído na cidade de Marcolândia (PI), limite entre os Estados de Pernambuco e do Piauí.

Como a obra tem interferência direta na exploração da água existente na cidade de Araripina (PE), e, segundo estudos, a perfuração de poços para a construção das torres pode causar diversos impactos no lençol freático da cidade pernambucana, especialistas foram convidados para discutir os efeitos a curto e longo prazos.

As discussões terão início a partir das 19h, desta terça-feira (17), no Auditório da Câmara dos Vereadores de Araripina, a partir das 19h, do dia 17 de março. Com o tema “Água Subterrânea na Bacia Sedimentar do Araripe”, o professor Doutor Waldir Duarte Costa fará a primeira palestra do seminário. 

Em seguida, o diretor da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marconi Azevedo, ministrará palestra sobre “Outorga de Direito de Uso de Água na Região do Araripe”. Na ocasião, haverá abertura para perguntas do público. 

Para a quarta-feira (18), o Crea-PE e o Crea-PI farão uma a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). A ação proposta pelo presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, ao presidente do (Crea-PI), Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, contará com a participação dos dois gestores, do chefe de Gabinete Joadson de Souza Santos, do gerente de Fiscalização do Crea-PE, Romildo Cavalcanti e de fiscais pernambucanos. 

Quanto à participação do Crea-PI, além do presidente estarão presentes também, os coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Elétrica, Moacyr Gayoso Junior, o assessor de Relações Institucionais, Wolteres Miranda, e o gerente de Fiscalização, Antônio Martins. 

O assunto chama a atenção porque, de acordo com especialistas, a Chapada do Araripe está entre os locais do Brasil com maior potencial de exploração de energia eólica. Segundo os estudos, a região formada por um planalto reúne qualidades favoráveis e corredor de ar onde passa ventos que vêm do litoral e de outras regiões.

Segue programação:

Data: 17/03/2015

Hora: 19h

Local: Auditório da Câmara dos Vereadores de Araripina

Rua Josafá Soares, s/n – Centro, Araripina/PE

19h00 – Abertura;

19h30 – Palestra “Água Subterrânea na Bacia Sedimentar do Araripe” – Prof.º Dr. Waldir Duarte Costa;

20h15 – Palestra “Outorga de Direito de Uso de Água na Região do Araripe” – Diretor da Apac Marconi Azevedo;

21h00 – Abertura às perguntas da plateia;

21h30 – Encerramento

Data: 18/03/2015

Saída: 8h de Araripina

Destino: Visita ao Parque Ecológico 

Saída: 13h com destino a Picos 

Chegada: 17h

Nenhum comentário: