ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

MEIO AMBIENTE - PREFEITURA MANTÉM VIVEIRO DE PLANTAS EM ARARIPINA

 
A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAD) vem desenvolvendo um trabalho de excelência para o ecossistema com a produção diária de plantio de mudas, fortalecendo doações à população que deseja deixar sua cidade mais bonita e bem arborizada. 

Em contato com o Blog, o prefeito Alexandre Arraes(PSB), informou que a equipe vem desempenhando um trabalho de grande importância em preservação a natureza. “Nossa gestão se preocupa na preservação, manutenção e conservação do Meio Ambiente, a equipe colocada para os serviços tem revigorado a produção de mudas que possam beneficiar o nosso ecossistema”, disse o executivo.
Atualmente o município dispõe de um viveiro (imagem) que vem sendo produzido para ser arborizado em bairros, no melhoramento das praças e em locais específicos na cidade.O projeto conta com total apoio da prefeitura.São mais de três mil mudas nativas da região ao exemplo do Ipê amarelo, barriguda e ipê roxo.

Segundo Glácia Pontes, diretora da SEMAD, a importância desta produção se deve ao fato de que dificilmente é encontrado estas plantas na caatinga, e explicou que não seria coerente produzir plantas exóticas, que são de outros países, com o Nim indiano, Algaroba, Eucalipto, Goiabeira, Caju e Manga, devido a extinção de algumas das nossas classes. 
Torna-se mais fácil entender a importância da flora nativa se considerarmos que há milhares de anos ela vem interagindo com o ambiente, passando por um rigoroso processo de seleção natural que gera espécies adaptadas e em equilíbrio com o nosso meio. 

Já as espécies introduzidas de outras regiões, não sofreram tal processo e, em hipótese alguma serão um substituto ideal para a vegetação nativa em todas as funções que esta desempenha no ecossistema. A invasão de uma planta exótica pode significar não só prejuízo à flora nativa, mas também à fauna, que estava harmoniosamente adaptada às espécies nativas.
ASCOM/ PMA

Nenhum comentário: