ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

MAIOR CARGA HORÁRIA - CARTEIRA DE HABILITAÇÃO DEVE FICAR MAIS CARA

A partir desta segunda-feira (1) o valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá aumentar em todo o País. Isso ocorre devido às mudanças na carga horária das aulas práticas, instituídas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran). O valor para a realização de aulas práticas deverá aumentar em cerca de 25%, visto que a cobrança das autoescolas costuma ser por aula.

De acordo com a resolução nº 493, publicada em 5 de julho de 2014, para tirar a CNH da categoria B (específica para carros de passeio), os alunos deverão fazer no mínimo 25 horas de aulas práticas, 5 a mais do que antes. Dessas 25 horas, 5 precisarão ser realizadas no período noturno, podendo ser substituídas, alternativamente, por aulas com simuladores. 

Já os motoristas que desejarem adicionar a categoria A (específica para veículos com duas ou três rodas) à CNH precisarão fazer, no mínimo, 15 horas de aulas práticas (dessas, 3 no período noturno) e os que desejarem adicionar a categoria B precisarão cumprir 20 horas de aula (4 no período noturno).

Essas mudanças podem afetar diretamente no valor dos preços das autoescolas, já que mais horas de aulas serão necessárias para a formação dos futuros motoristas.

Para os futuros motoristas, a medida tem pontos positivos e negativos. A estudante Abigail Souza, de 18 anos, acredita que o aumento das horas de aula pode refletir positivamente na capacitação dos motoristas, deixando-os mais confiantes ao volante. Por outro lado, ela diz que o possível aumento no valor da CNH pode diminuir a procura dos futuros condutores pela carteira, já que, para muitos, o valor médio da habilitação é caro. "Eu já acho as taxas cobradas altas e agora, com aumento, com certeza vou demorar mais um pouco pra tirar minha carteira tipo B", afirma.

Segundo a resolução, os responsáveis pela fiscalização das autoescolas são os órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Procurados pela equipe do JC Trânsito, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) ainda não responderam sobre os planejamentos de fiscalização no Estado.

Do JC OnLine

Nenhum comentário: