ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ARARIPINA - OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL PRENDE EMPRESÁRIOS DO SETOR GESSEIRO POR SONEGAÇÃO FISCAL


A Secretaria da Fazenda e a Polícia Civil de Pernambuco realizaram uma ação conjunta na manhã desta quarta-feira 17/12, em Araripina e na região do Polo Gesseiro do Araripe, para cumprir 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão, numa operação batizada de “Pedra Branca”. 


As investigações começaram há três meses quando foi identificada uma quadrilha especializada em falsificar notas fiscais. Entre os presos estão 09 empresários da indústria e comércio do gesso. 
A quadrilha pagava pessoas da região para emprestar seus dados pessoais para abertura de empresas no estado do Ceará e em Pernambuco. As notas emitidas eram vendidas ao preço médio de R$ 200,00. 
Com a fraude, várias indústrias da região deixavam de emitir notas fiscais e sonegavam os tributos estaduais, gerando prejuízos ao cofres públicos que ultrapassa os R$ 100 milhões de reais. 
Os presos, que não tiveram até o momento os nomes divulgados, foram interrogados na 24ª DESEC de Araripina, e depois foram recolhidos na cadeia pública local e Presídio Feminino de Verdejante, no Sertão Central. 
Participaram da operação 50 auditores fiscais, 20 delegados e 80 policiais civis, que se dividiram entre Araripina, Trindade e Ipubí. Os mandados de prisão foram expedidos pela DECCOT - Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária. 
O Diretor de Polícia Especializada, Joselito Kerhle, disse que os donos das empresas foram presos acusados de sonegação fiscal, além das pessoas que cederam os dados para a criação dos comércios, os laranjas. 
Na operação foram apreendidos também documentos falsos, notas fiscais, documentos pessoais, computadores, entre outros. Os presos vão responder por falsidade ideológica e documental, sonegação fiscal, corrupção de menores e formação de quadrilha. As operações foram comandadas pelo delegado Francisco Rodrigues da DECCOT.  Os Secretários da Fazenda e Defesa Social, Décio Padilha e Alessandro Carvalho, concedem entrevista à Imprensa, nesta quinta-feira 18/12, às 10:30 da manhã, na sala de reuniões da Secretaria Estadual da Fazenda, à Rua do Imperador, área central do Recife, para apresentar o balanço final da operação. 
Ouça abaixo uma entrevista exclusiva com o delegado Francisco Rodrigues da DECCOT, ao repórter Fredson Paiva, da Arari FM, falando detalhes da “Operação Pedra Branca”. 
Reportagem & Fotos - Fredson Paiva

Nenhum comentário: