ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 9 de novembro de 2014

OLINDA - IML CONFIRMA CAUSA DA MORTE DE CANDIDATA DO ENEM POR EDEMA PULMONAR

A candidata do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que morreu no local de prova neste sábado (8), em Olinda, Grande Recife, morreu por edema agudo pulmonar, segundo constatação do Instituto de Medicina Legal (IML). Edvânia Florinda de Assis, 31 anos, passou mal ao chegar no Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico. Ela tentaria entrar no curso de nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou em uma faculdade particular por meio do programa de bolsas ProUni.

Os médicos que atenderam Edvânia no local afirmaram que ela teria morrido vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.




Mulher morreu ao chegar no local de prova do Enem, em OlindaFoto: Ana Maria Miranda/NE10

Segundo o irmão da estudante, Abdias Domingos Gomes, ela "estava em busca de um sonho". Edvânia trabalhava em uma padaria no bairro de Águas Compridas, também em Olinda. Ela deixou uma filha de 4 anos e um filho de 11. No local de prova, a candidata estava acompanhada de um sobrinho, que também prestaria o Enem. Ele acabou não fazendo a prova, por estar em estado de choque.

De acordo com a médica Conceição Freitas, não é possível precisar a causa do edema: "São vários os fatores que podem levar ao edema. Teria que ver se ela tinha alguma patologia antes. Asma por exemplo, pode ser um fator. Ou algum medicamento que ela estivesse tomando, que poderia ter causado uma descompensação", informou. Estresse, segundo a médica, não é um fator que leva ao edema. 

A família da vítima informou que Edvânia era "uma mulher saudável", que se cuidava bem.

O CASO - Edvânia teria passado mal após correr para não perder o horário do exame. Os funcionários do local acionaram o serviço do Samu e Corpo de Bombeiros, que chegaram a realizar os primeiros socorros, sem sucesso. Segundo Roseane Silva, que vendia lanches em frente ao local de prova e presenciou tudo, saia sangue pelo nariz da vítima. 

Antes de chegar ao local de prova, Edvânia estava em um ônibus junto com o sobrinho. Com o trânsito congestionado e o ônibus cheio, eles e outros candidatos desceram a cerca de 300 metros da esquina do prédio onde foi aplicada a prova, correndo. Chegaram a pegar uma rápida carona com um motorista que passava pelo local para ficarem mais próximos e, descendo do carro, correram novamente. Eram 11h50. 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota de pesar sobre o acidente:

"O MEC lamenta profundamente a morte da participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 Edivania Florinda de Assis, ocorrida neste sábado (8) em Olinda, no Colégio Santa Emília, onde faria as provas. Nesta oportunidade, o MEC se solidariza com a sua família".

Do NE10

Nenhum comentário: