ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 11 de novembro de 2014

AIT - DETRAN DE PERNAMBUCO SUBSTITUI TALÃO DE MULTAS POR AUTO ELETRÔNICO DE INFRAÇÃO

O Detran de Pernambuco começa a adotar uma nova ferramenta tecnológica para diminuir a impunidade no trânsito com mais eficiência e transparência. O talão de multas está sendo substituído pelo Auto de Infração Eletrônico (AIT) no processo de notificação de condutores e veículos.

O AIT funciona numa plataforma tipo smartphone, conectada ao banco de dados do Detran. A ferramenta oferece acesso amplo a informações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e legislações de trânsito correlatas. Para gerar o AIT, o agente precisa se identificar por meio de login e senha, além de fazer sua assinatura digital (por meio de caneta óptica). A lavratura do Auto passa a ser feita por meio do preenchimento de campos em plataforma digital. Outra diferença é que o equipamento utilizado resiste a impactos e também pode ser utilizado sob condições climáticas adversas, permitindo ao agente notificar debaixo de chuva, por exemplo.

A novidade, homologada pelas Portarias 216/2013 e 217/2013 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatarn), chega após um investimento de R$160 mil, incluindo os custos com locação e manutenção dos equipamentos.

A ferramenta está sendo demonstrada pelo Detran na manhã desta terça-feira durante uma blitz na Avenida Maurício de Nassau, paralela da Avenida Caxangá. A partir do dia 11 de novembro, a Operação Trânsito Seguro, com raio de ação em todo o estado de Pernambuco, vai utilizar o AIT. A medida acontece em consonância com as alterações do Código de Trânsito (CTB). 

Como funciona - Para preencher o AIT, o agente do DETRAN passa por diferentes etapas, a exemplo de identificação do veículo, do condutor, da infração, do tipo de procedimentos adotados pelo agente, além da possibilidade de fotografar o cenário de cometimento da infração, gerando imagens que podem ser, inclusive, solicitadas pelo infrator caso ele as queira utilizar como apoio, para contestar a multa junto ao DETRAN. 

O sistema não permite que o agente passe de uma etapa para outra tendo informado dados errados. Dessa forma, o preenchimento eletrônico evita a impunidade, pois impede rasuras e erros que responderiam pela invalidação do Auto de Infração. Quem cometeu a infração também tem a possibilidade de assinar eletronicamente o Auto, que é impresso com auxílio de uma impressora de bolso que compõe o kit do AIT.

O AIT também está preparado para incorporar, nos próximos meses, o termo de recusa do bafômetro, e os autos de recolhimento de veículos e de documentação (CNH e CRLV). Assim, em breve, todos os trâmites relativos à notificação do condutor migrarão para plataforma eletrônica, aposentando o papel.

Evitando fraudes - O sistema também disponibiliza a opção de retornar etapas para revisão de informações. Porém, esta capacidade é limitada, tendo em vista que, após concluir as etapas que constituem o AIT, o agente sincroniza o Auto com a base de dados do DETRAN e deixa de ser possível reabri-lo para fazer modificações. Se for necessário cancelar o Auto, o agente terá de submeter essa decisão à Diretoria de Fiscalização do DETRAN.

O Auto também possui sistema de georreferenciamento (GPS), permitindo identificar a localização exata do agente que aplica a infração, em tempo real. Com isso, a aplicação da multa ganha completa transparência.

“Além de agilizar o trabalho dos agentes, o Auto Eletrônico facilita a coleta de dados estatísticos sobre infrações, inibe fraudes e falhas que podem invalidar as multas. Isso representa um golpe certeiro no fantasma da impunidade”, ressalta o Presidente do DETRAN-PE Carlos Eduardo Casa Nova.

Com informações do Detran

Nenhum comentário: