ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 21 de outubro de 2014

NOVA PESQUISA DATAFOLHA E VOX POPULI - EM CENÁRIO DE EMPATE TÉCNICO, DILMA ULTRAPASSA AÉCIO


A poucos dias da votação, a indefinição continua sobre quem vai governar o Brasil nos próximos quatro anos. Duas pesquisas de intenção de voto – Datafolha e Vox Populi – apontam o mesmo cenário. 

Enquanto Dilma Rousseff (PT) subiu três pontos e atingiu 46% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (20), no Jornal Nacional, Aécio Neves (PSDB) caiu dois e aparece com 43%. Número semelhante aparece na pesquisa do Vox Populi. Esta é a primeira vez que a presidente, candidata à reeleição, aparece numericamente na frente do tucano no segundo turno.

Dilma havia diminuído entre a primeira pesquisa Datafolha dessa fase das eleições, no dia 9, e a segunda: passou de 44% para 43% no dia 15. Porém, agora conseguiu crescer 3% e atingir o maior percentual. Aécio fez o caminho inverso: foi de 46% no dia 9 para 45% seis dias depois e hoje apareceu com 43%.

Levando em consideração apenas os votos válidos, como é feito pela Justiça Eleitoral, a petista passou de 49% nas duas primeiras pesquisas para 52% nesta. O tucano, ao contrário, foi de 51% para 48%.

As intenções de voto brancos e nulos, não contabilizados, são de 5%, um ponto a menos que na última pesquisa. Os indecisos se mantiveram em 6%.

O Datafolha entrevistou 4.389 eleitores de todo o Brasil nesta segunda-feira. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, 95%.

Já o Vox Populi ouviu 2 mil eleitores entre o último sábado (18) e domingo (19) em 147 cidades brasileiras.

APROVAÇÃO DO GOVERNO – O crescimento de Dilma se reflete também na aprovação da sua gestão à frente do Palácio do Planalto. A porcentagem de eleitores que consideram o governo ótimo subiu de 39% no dia 9 para 42% nesta segunda-feira. Seguindo essa lógica, os que acreditam que é ruim passou de 22% para 20%. O governo é considerado regular por 37%.

Notícias relacionadas






PETROLINA ENTRA NO ROTEIRO DA VISITA DE DILMA
Os petistas ainda estão acertando os últimos detalhes, mas tudo indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, deve realizar uma rápida passagem por Petrolina, Sertão do Estado, antes da visita aos municípios de Goiana e Recife nesta terça-feira (21).

Inicialmente, a cidade sertaneja estava incluída no périplo petista, mas por incompatibilidade de agendas havia sido cortada. Durante a plenária do PT, nesta segunda-feira (20), o senador Humberto Costa, coordenador da campanha do PT no Estado, adiantou que a cidade voltou ao itinerário. Aliado do PT, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), também confirmou que os preparativos da visita estão sendo finalizados.

Petrolina deu uma vitória expressiva a Dilma no primeiro turno. Na cidade a petista recebeu 51, 16% dos votos válidos. Marina ficou em segundo lugar com 39,93% dos votos.

“Tem uma grande caminhada amanhã pela manhã [em Petrolina] que será realizada pela Articulação do Semiárido (ASA) e deve reunir 20 mil pessoas. Vai gente da Bahia, de Pernambuco e de vários Estados do Nordeste, e eles estavam insistindo muito para ela ir e o ex-presidente Lula a convenceu a fazer a viagem”, explicou Costa.

Em setembro, o ex-presidente Lula participou de um comício em Petrolina para defender a candidatura de Dilma e do candidato Armando Monteiro.


Os dois chegarão por volta das 13h e seguem para o município de Goiana, na Zona da Mata. O primeiro compromisso de Lula e Dilma é uma visita à fábrica da Fiat.

Panfleto com convocação para caminhada. Foto: Guga Matos/JC Imagem.

De lá, seguem para um comício no Centro da cidade com representantes de movimentos sociais e entidades sindicais, como a CUT e a Fetape. A visita a Fiat está prevista para as 13h30. Depois, às 14h30, haverá um comício em Goiana, na Rua Nunes Machado, no Centro de Goiana.

Às 17 horas, eles participam de caminhada no Recife. A concentração será no Parque 13 de Maio. De lá a caminhada segue para a Rua do Hospício, depois pegará a Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Guararapes, Dantas Barreto e será encerrado no Pátio do Livramento.

Notícias relacionadas






Do Blog de Jamildo

Nenhum comentário: