ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

GIPSITA - SENADOR ARMANDO MONTEIRO, DEPUTADO JORGE CÔRTE E PRESIDENTE DO SINDUSGESSO JOSIAS INOJOSA DEFENDEM PAUTA DO SETOR GESSEIRO DE PERNAMBUCO

Da esquerda para a direita: Hildeberto Alencar (Diretor do Sindusgesso), Josias Inojosa Filho (Presidente do Sindusgesso), Senador Armando Monteiro, Ministro mauro Borges e Deputado Federal Jorge Côrte Real.
O presidente do Sindusgesso, Dr. Josias Inojosa Filho, esteve no último dias 13/05/2014, junto com o Senador Armando Monteiro e o Deputado Federal Jorge Côrte Real, em um encontro com o Exmo. Sr. Ministro Mauro Borges, no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em Brasília, para solicitar medidas de proteção aos produtos de Gipsita e Gesso fabricados no Brasil, onde nosso estado de Pernambuco desponta com 97% da produção nacional.

O empresário, o senador e o deputado federal, explicaram que o APL do Gesso Pernambucano emprega mais de 82.800 pessoas numa região localizada no epicentro do semiárido nordestino, com IDH médio de 0,62, onde a Gipsita e o Gesso é a mola que alavanca e sustenta a região.

Toda esta riqueza mineral e industrial está sendo ameaçada pela importação crescente, porém ainda em movimento inicial, de gipsita e produtos de gesso vindos do México e da Europa, que inclusive já estava nas mãos do Ministro Mauro Borges todas as estatísticas do crescimento da importação dos últimos anos e que muito o preocupou e sensibilizaram para que medidas fossem tomadas para proteger a produção nacional.

Com toda a equipe na mesa, o Ministro Mauro Borges explicou as medidas que poderiam ser tomadas e entendemos que a que mais se adequava seria típica de Política de Industrial, com a elevação da alíquota de imposto de importação dos atuais 4% e 8%, para o teto máximo permitido pela OMC, que seria de 35%. Mesmo sabendo que em alguns produtos não seria suficiente, como o caso do minério de Gipsita, pelo menos dificultará ou tornará a diferença menos atrativa, freando o que poderá se tornar irreparável, que seria a derrocada da indústria gesseira no sertão pernambucano e em regiões também pobres como a de Grajaú, no interior do Maranhão, onde existe um Pólo Gesseiro em formação. 

Segundo Josias Inojosa Filho, foi bastante gratificante, entusiasmante e excelente a receptividade do Ministro Mauro Borges ao pleito, inclusive afirmando que deveria ser tratado com velocidade pela equipe e designou o Dr. André Alvim de Paula Rizzo, Secretário Executivo da CAMEX - Câmara de Comércio Exterior, para que cuidasse do caso e da solução.

Com a candidatura do Senador Armando Monteiro para o governo do estado de Pernambuco e seu consequente licenciamento, o Senador Humberto Costa e o Deputado Jorge Côrte Real passaram a cuidar do caso. No dia 05/08/2014 em agenda organizada pelo Senador Humberto Costa, novamente a equipe foi recebida pelo Ministro Mauro Borges, que prometeu em função da grande demanda dos demais ministérios, de diversos setores produtivos no país, pela necessidade de proteção para a entrada de produtos advindos de outros países que têm condições mais favoráveis em termos logísticos e econômicos para as empresas. O Ministro se comprometeu com a equipe a elevar a alíquota de dois (02) produtos pelo menos.

Nas semanas seguintes foram discutidas com a equipe do ministro, locados na CAMEX, dos produtos prioritários para o setor e até a desejada redução para apenas 01 (um) produto pela equipe do MDIC, o que não foi concordado, mas foi indicada como prioridade, a Gipsita, que tem o NCM 2520.10.11 e que do ano 2009 para o ano 2014 teve elevação na importação em mais de 2.858.000%, saindo de uma importação de gipsita na ordem de US$ 48 em 2009 para US$ 1.371.784 de importação em 2013, o que representou cerca de 115.000 toneladas de gipsita vindas da Espanha. No caso da chapa acartonada no mesmo período o crescimento da importação foi da ordem de 899%.

No começo deste mês de outubro, Josias Filho recebeu a informação que o pleito foi atendido para os dois produtos indicados como prioritários, como publicado no diário oficial. "Apesar do aumento para a gipsita de 4% para 20% não ter sido o que pleiteamos, que foi de 35% que é o limite da OMC-Organização Mundial de Comércio, já consideramos que é um dificultador para a importação que está acontecendo de forma desenfreada e se tornaria uma ameaça para as mais de 172 empresas calcinadoras do Araripe pernambucano e as mais de 16 empresas do Maranhão", disse Josias.

Josias Filho agradeceu ao Governo Federal na pessoa do Ministro Mauro Borges que atendeu aos pleitos do SINDUSGESSO, ASSOGESSO e Associação Drywall, e principalmente aos Senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa e o Deputado Federal Jorge Côrte Real.

Nenhum comentário: