ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DESLIGADA - APÓS FIM DO ORKUT NESTA TERÇA-FEIRA, GOOGLE MANTERÁ "MUSEU ONLINE" DA REDE SOCIAL

Não há mais volta: O Orkut chegará ao fim nesta terça (30). A rede social será totalmente desligada pelo Google após uma década de altos e baixos. Conhecida como a “primeira rede social” de muitos brasileiros, o Orkut serviu de “catequese” para internautas no Brasil, que viviam o início da inclusão digital. Para manter viva essa memória, o Google decidiu preservar a memória do site, em uma espécie de “museu” online.

LEIA MAIS


Esse acervo digital vai reunir tudo o que está postado no Orkut desde seu primeiro dia até o último, nesta segunda (29). Ao todo, serão mais de 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações armazenadas no acervo, segundo dados obtidos pelo Estadão.

Para estar lá, basta que uma comunidade seja pública e esteja visível a qualquer um – o que não é o caso da “Eu Odeio Acordar Cedo”, maior comunidade do Orkut (com 6 milhões de membros) que se tornou privada após ser vendida por R$ 5 mil. No acervo, será possível entrar nas comunidades e ver o que foi discutido nelas, mas os donos das postagens serão identificados apenas por seus nomes, sem fotos ou links para perfis. Tal como num museu, será possível somente “apreciar” o conteúdo. Para o Google, “o arquivo é uma cápsula do tempo do início das redes sociais”.

O Google ainda criou uma ferramenta para que os usuários façam backup. Neste caso, o download de todas as informações poderá ser feito até setembro de 2016.

Criada em 2004 pelo turco Orkut Buyuykotten, a rede social foi popular até 2011, quando foi superada pelo Facebook no Brasil. Até seu fim, foi bastante popular, ainda que estivesse em decadência: em junho de 2014, 4 milhões de brasileiros usaram o site, segundo dados da ComScore.

Com informações do Estadão Conteúdo

Nenhum comentário: