ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ARARIPINA - MATADOURO PÚBLICO É INTERDITADO PELO MPPE


O Matadouro Municipal de Araripina foi interditado na última quarta-feira (10/09) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A decisão baseou-se numa fiscalização realizada pela Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), que constatou várias irregularidades, a exemplo da contaminação na água. O matadouro está situado às margens da PE-615, na Vila Santa Maria.

Outras irregularidades apontam para o piso defeituoso, ausência de cordão sanitário, ventilação e iluminação insatisfatórias e banheiros precários. Além disso os funcionários não são habilitados e não estão vestidos e equipados adequadamente para o abate dos animais. O documento destacou ainda a presença de crianças auxiliando na limpeza das vísceras.

O local, destinado ao abate de animais, bovinos, caprinos e suínos, é de responsabilidade da Prefeitura de Araripina. O Ministério proferiu a decisão liminar, que foi acatada pelo juiz João Ricardo, da 1ª Comarca do município, que pediu a interdição imediata do local.
O MPPE solicitou a apreensão de todos os animais encontrados no interior do matadouro e sua transferência para um local seguro e com condições adequadas. O município tem o prazo de cinco dias para comunicar ao órgão judicial a procedência e o local para onde os animais foram levados. Esse prazo venceu nesta segunda-feira 15/09. 

Caso a prefeitura descumpra a decisão, será aplicada uma multa diária no valor de R$ 1 mil. As atividades no local só poderão ser retomadas após reforma, de acordo com as recomendações da Adagro, e uma nova vistoria. 

Fonte - Blog do Carlos Britto

Nenhum comentário: