ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 9 de setembro de 2014

20 ANOS DO CHAPADA - SEMINÁRIO DEBATE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E SEGURANÇA ALIMENTAR NO SERTÃO DE PERNAMBUCO


Há 20 anos Fortalecendo a Agricultura Familiar e a Cidadania no Semiárido é o nome do seminário que será realizado, na próxima quarta-feira (10/09), em Araripina, Sertão do Araripe, em comemoração aos 20 anos de atuação do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), organização não governamental, que atua junto às famílias agricultoras nos Sertões do Araripe, Central e Médio São Francisco no desenvolvimento de estratégias de convivência com o Semiárido. 

O evento iniciará às 8h30 com o painel Potencialidades e Estratégias de Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Semiárido, tendo como debatedores o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do estado, Aldo Santos, e o presidente da Associação do Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e representante da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), Naidison Baptista.
No período da tarde, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, e o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Jaime Amorim, irão debater sobre o painel Segurança Alimentar como Estratégia de Mobilização dos Movimentos Sociais, que será mediado pela coordenadora geral do Chapada, Valéria Landim.

De acordo com Valéria, a escolha dos painéis tem a ver com a missão e a trajetória política da organização “A ideia é garantir um debate amplo nas duas oportunidades que teremos, trazendo uma importante reflexão, a partir da troca de experiências. Assim, poderemos discutir os avanços e desafios para agricultura familiar nos próximos anos”, destaca.
Além dos painéis, o seminário contará com apresentação cultural e a exibição do documentário que revela experiências exitosas de famílias agricultoras assessoradas pelo Chapada. No encerramento do evento, será recitado um cordel em homenagem aos 20 anos da entidade, pelo poeta José Andrade.

O seminário Há 20 anos Fortalecendo a Agricultura Familiar e a Cidadania no Semiárido será realizado na quadra do Centro Educacional do Araripe (CEA), em Araripina, e contará com a participação de agricultoras e agricultores familiares, representantes de movimentos sociais e dos governos federal, estadual e municipais.

Da ASCOM/ CHAPADA

Nenhum comentário: