ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

EMPREENDEDORISMO - BRASILEIROS ENFRENTAM DIFICULDADES NA HORA DE ABRIR PRÓPRIO NEGÓCIO

A relação dos brasileiros com o empreendedorismo vem se definindo e melhorando a cada ano. Mas existem alguns obstáculos que limitam os brasileiros na hora de abrir seu próprio negócio. É o que mostra pesquisa feita pela Endeavor Brasil sobre o perfil dos empreendedores no Brasil.

Segundo dados da pesquisa, força de vontade não falta: 76% dos brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser empregado ou funcionário de terceiros. É a segunda maior taxa do mundo, ficando atrás somente da Turquia, segundo dados da Eurobarometer (2012). Além disso, empreender é considerado um meio de alcançar mais prazer, autonomia e realização. Quase 90% da população acredita que empreendedores são geradores de empregos.

Embora 3 em cada 4 brasileiros prefira empreender, apenas 19% acha muito provável abrir um novo negócio nos próximos cinco anos. O motivo? Falta de recursos financeiros. A pesquisa mostra que 66% das pessoas diz que a falta de recursos financeiros é a principal razão pela qual empreender é um ato pouco provável no futuro. Esse é um dos maiores índices do mundo.

Mesmo com esses fatores limitadores, nos últimos anos o brasileiro tem buscado sua autonomia através de um negócio próprio. Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor no Brasil em 2013, 32,3% da população brasileira de 18 a 64 anos é empreendedora. Isso representa cerca de 40 milhões de pessoas, indicando a alta relevância do empreendedorismo no País.

E é para inspirar e incentivar a população que a Editora Globo promove o Movimento Empreenda, que terá seu segundo evento do ano realizado na próxima quinta-feira (14), no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No Recife, o evento conta com o Jornal do Commercio como media partner.

A ideia é inspirar através de exemplos reais. Para isso sempre são convidados profissionais que investiram na carreira de empreendedor e hoje colhem os bons frutos do esforço e dedicação. É o caso de Fábio Pires, diretor comercial da Jurandir Pires. A história da rede de lojas, que hoje já conta com unidades em cinco estados do Nordeste, começou em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco. Seu pai, Jurandir Pires, abriu no município uma loja de venda de tecidos. O pequeno negócio se transformou em uma das maiores redes de varejo do Nordeste especializadas em artigos para o lar.

O evento de quinta-feira, que é aberto ao público e gratuito, também contará com a participação de Ecio Costa, professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco e consultor de empresas. Ele conta que também percebe a questão financeira como limitador para as pessoas que o procuram e que querem abrir um negócio. Mas nem sempre é um caso sem solução: “Nós últimos 10 anos o crédito para empreendedor tem crescido significativamente no Brasil. De 2013 para 2014 o crédito passou de 20% para 50% do PIB”.

Outro fator encorajador para quem está prestes a abrir um negócio é a baixa taxa de desemprego. “Com o índice de desemprego baixo, é mais fácil um profissional qualificado largar uma carreira estável, buscar abrir um negócio e ter chance de voltar ao mercado de trabalho caso a iniciativa não dê certo”, explica o professor.

PALESTRAS - O Movimento Empreenda chega ao Recife na próxima quinta-feira, às 18h30, no auditório do SJCC. As inscrições são gratuitas, através do sitewww.eventick.com.br/empreendarecife2014, porém as vagas são limitadas. Ao final das palestras de Fábio Pires e Ecio Costa, os convidados vão participar de um debate sobre empreendedorismo mediado por Sandra Boccia, diretora de redação da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e colunista da Rádio JC News.

Do NE10

Nenhum comentário: