ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CIDADANIA - POPULAÇÃO DO PAJEÚ PRESTIGIA SEMANA DE DIREITOS HUMANOS

Um total de 1.733 habitantes das cidades de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Tuparetama, São José do Egito, Calumbi, Flores, Tabira, Triunfo e Serra Talhada, foibeneficiado pelas ações da Semana de Direitos Humanos, uma verdadeira caravana de cidadania. O evento, que desde o início do ano vem ampliando a discussão em torno dos Direitos Humanos no Interior, vai contemplar, até setembro, as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado.

A iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos SEJUDH, trouxe para a Região: seminário, debates, orientações sobre o atendimento a vítimas de CVLI, feira de cidadania, palestra, orientações de acessibilidade para pessoa com deficiência, oficina de saúde e educação para LGBT e mutirão de documentos.

O mutirão foi oferecido pelo Programa Balcão de Direitos, ligado a secretaria. Foram disponibilizados 260 documentos, entre 1 e 2 vias de Registro de Nascimento, Carteira de Trabalho e foto, nas cidades de: Serra Talhada, Brejinho e Tuparetama.

Na área da pessoa com deficiência, merece destaque a roda de diálogo com o tema: “Autonomia é uma questão de direitos Humanos”, que ofereceu dicas de convivência no universo da pessoa com deficiência, potencializando o papel da família e do serviço público, para realização de atividades inclusivas na comunidade.

A Feira de Cidadania também promoveu a inclusão, através de serviços de saúde, como: teste de glicemia, teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis, além de documentação e orientação jurídica do Procon. 200 pessoas participaram ativamente da programação.

A Semana de Direitos Humanos do Pajeú ainda contou com o Seminário: Direitos Humanos e Democracia, Concurso de Talentos para o público LGBT, e orientações sobre o atendimento a vítimas de CVLI, oferecidas pelo Centro Estadual de Atenção a Vítimas de Violência, CEAV.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Nenhum comentário: