ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 14 de julho de 2014

FESTA - EXPOCRATO MOVIMENTA REGIÃO DO CARIRI ATÉ O DIA 20/07


Com perspectiva de público estimado em cerca de 400 mil visitantes, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato 2014), que neste ano completa 70 anos de criação, abre sua 63ª edição no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Cariri cearense. 

O evento deverá contar com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, do prefeito de Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e diversas outras autoridades de municípios circunvizinhos. 

A previsão do Grupo Gestor da ExpoCrato 2014 é que durante a edição deste ano, que acontece entre os dias 13 e 20 deste mês, o volume de negócios realizados seja superior aos R$ 100 milhões registrados no ano passado. Bovinos, equinos, caprinos e ovinos, de diferentes regiões do país, estarão sendo comercializados, através de leilões, durante os dias da exposição. 

O número também é maior do que o registrado na edição passada, quando por causa da estiagem decorrida em grande parte do Nordeste Brasileiro, os criadores deixaram de realizar a renovação de seus rebanhos. “Como a quadra invernosa se constituiu de forma mais proveitosa em grande parte dos estados neste ano, o número de animais que estará exposto nesta edição da ExpoCrato acabará sendo maior do que a edição passada. Desta forma, pelo menos em tese, o volume de negócios também deverá superar o alcançado em 2013″, informou o presidente do Grupo Gestor do evento, Luiz Gonzaga de Melo Neto. 

Os pavilhões onde os animais permanecerão expostos, num total de 15, estão prontos desde a última quinta-feira. A maioria recebeu reformas e em todos eles nova pintura foi feita. 
A ExpoCrato 2014 também traz boas expectativas de negócios às empresas especializadas na comercialização de maquinários e implementos agrícolas que estarão participando do evento. O número de empresas do setor, inclusive, é maior que o registrado na edição do ano passado. 

No entanto, por causa do espaço diminuto que há no parque, devido o crescimento que a ExpoCrato vem atravessando, principalmente, nos últimos dez anos, o presidente do Grupo Gestor avalia que o volume de empresas atuantes neste setor do agronegócio nacional poderia ser maior. “Nós deixamos de receber a presença de grandes empresas do setor do agronegócio brasileiro para a edição deste ano por conta das dificuldades de espaço no interior do parque”, observou.

Os eventos artísticos realizados durante a ExpoCrato são terceirizados desde a década 90. Neste ano, os shows contam com apresentações de artistas consagrados junto ao público, como Ivete Sangalo, Jota Quest, Tribo de Jah, Sorriso Maroto, Bruno & Marrone e Aviões do Forró, por exemplo. A área onde os shows serão realizados também sofreram adequações. Dois grandes palcos foram erguidos para receber os artistas. A área dos camarotes também está ampliada. Um dos mais concorridos neste ano e o da Concessionaria Honda Ares Motos, que modificou toda a estrutura utilizada pela empresa no ano passado, garantindo, desta forma, maior espaço e conforto aos seus convidados. 

Fonte - O Povo com a Notícia/ Blog do Nilson Macedo

Nenhum comentário: