ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 17 de julho de 2014

CIDADE DAS FLORES - FIG AQUECE OS PALCOS E A RUA COM TEATRO, DANÇA E CIRCO

A programação de artes cênicas do 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) está ‘recheada’ e promete emocionar moradores e visitantes da Cidade das Flores. Ao todo, 33 espetáculos de teatro, dança e circo de grupos e companhias de várias partes do país irão ‘aquecer’ a plateia no friozinho de Garanhuns, de 19 a 26 de julho.

“O público de Garanhuns é sempre muito receptivo e ávido por espetáculos de qualidade. Também percebemos que os grupos de todo o país tem muita vontade de circular e participar do FIG. É um momento especial de encontro entre artistas e público”, afirma a coordenadora de artes cênicas da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Teresa Amaral.

A seleção dos espetáculos foi realizada por meio de convocatória pública e resultou numa programação diversificada que reúne montagens de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sendo assim, o FIG mais uma vez se configura como uma ótima oportunidade para apreciar espetáculos de qualidade, muitos deles inéditos no estado. Confira a programação completa de artes cênicas

POLOS – As artes cênicas ocupam seis polos e todas as apresentações tem acesso gratuito, mas o público deve ficar atento aos horários de distribuição de ingressos detalhados abaixo. O Teatro Luiz Souto Dourado, ao lado da Praça Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara), é o palco para peças de teatro, direcionadas a adolescentes e adultos, sempre às 19h. O Parque Euclides Dourado mais uma vez recebe o Espaço da Dança e do Teatro para Infância com espetáculos selecionados especialmente para divertir as tardes das famílias, com encenações às 16h. Já a lona de circo é montada na Avenida Caruaru, próxima ao Terminal Rodoviário. Lá a magia das artes circenses se revelará a cada dia, a partir das 16h, para crianças de todas as idades.

Os espetáculos de rua serão apresentados, às 10h, no Espaço da Cultura Popular, no centro comercial de Garanhuns, mudando o cotidiano da cidade. Os solos de dança contemporânea ganham espaço na Casa Galeria Galpão, que também abriga exposições de artes visuais e fotografia. As artes cênicas também marcam presença na comunidade quilombola do Castainho, com espetáculos de teatro para infância, circo e dança.

SELEÇÃO – A convocatória pública de artes cênicas recebeu 247 propostas, das quais 191 foram habilitadas, sendo 43 de circo, 33 de dança e 115 de teatro. “Continuamos consolidando uma seleção democrática e transparente por meio de convocatória pública e com a participação da sociedade civil. Com este instrumento democrático temos uma resposta muito positiva, recebendo inscrições de vários estados do Brasil”, ressalta a coordenadora de artes cênicas, Teresa Amaral. O destaque ficou a cargo dos circenses que tiveram um aumento significativo nas inscrições. Ao todo foram recebidas 47 propostas de circo, o dobro do ano anterior.

SERVIÇO – Distribuição de ingressos

Teatro Luiz Souto Dourado: ao lado da Praça Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara) – apresentações às 19h. Ingressos serão distribuídos gratuitamente das 10h às 11h e das 15h às 16h. Cada pessoa pode receber até 2 ingressos. Lotação máxima: 600 pessoas.

Espaço da Dança e do Teatro para Infância: Parque Euclides Dourado, Heliópolis – apresentações às 16h. Ingressos serão distribuídos gratuitamente das 14h às 15h30. Cada pessoa pode receber até dois ingressos. Lotação máxima: 400 pessoas

Lona de Circo: Avenida Caruaru, próximo ao Terminal Rodoviário – apresentações às 16h. Ingressos serão distribuídos gratuitamente das 13h30 às 15h. Cada pessoa pode receber até 3 ingressos. Lotação máxima: 1.300 pessoas. Atenção: Nos dias 25/07 e 26/07 haverá duas sessões, 14h e 16h, da Mostra de Números Circenses e do espetáculo O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua. Por isso, apenas nestes dias, os ingressos serão distribuídos das 11h30 às 13h.

Casa Galeria Galpão: Av. Dantas Barreto, 34, Santo Antônio - apresentações às 20h. Ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 19h30. Lotação máxima: 60 pessoas.

Espaço da Cultura Popular (centro comercial de Garanhuns) – apresentações, às 10h, ao ar livre.

Comunidade quilombola do Castainho – apresentações às 16h30.

Fonte: Secretaria de Cultura de Pernambuco

Foto - Michele Porto

Nenhum comentário: