ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 1 de abril de 2014

PERNAMBUCO - COM MAIS TRÊS UPAEs, GOVERNO DO ESTADO REFORÇA SAÚDE NO INTERIOR

“A saúde dos pernambucanos ganha um reforço especial com mais três novas Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs)”. Foi o que assegurou, domingo dia (30), o governador Eduardo Campos, durante a inauguração da (UPAE) de Belo Jardim, no Agreste Central. Eduardo Campos realizou, ainda, a entrega de outras duas unidades, a UPAE de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e a de Limoeiro, no Agreste Setentrional. As novas unidades somam-se a outra seis já entregues à população. Até o final deste ano, outras seis unidades serão inauguradas em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife; Escada e Palmares, ambas na Mata Sul; Goiana e Carpina, na Mata Norte; e Ouricuri, no Sertão do Araripe.

Para Eduardo, as especialidades vão garantir mais qualidade no diagnóstico e no tratamento de doenças de baixa e média complexidade. “É importante destacar que as UPAEs foram construídas com 100% de recursos do Governo do Estado e a manutenção será compartilhada com as prefeituras”, lembrou o governador. 

Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 37 milhões nas três unidades entregues neste domingo à população do interior. Antes de definir os locais para a implantação das UPAEs, a equipe da saúde procurou localizações estratégicas para cada nova unidade. A UPAE de Arcorverde, por exemplo, vai beneficiar 13 cidades. A unidade de Belo Jardim vai atender a 270 mil habitantes dos municípios de Alagoinha, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó.

Já o equipamento de Limoeiro beneficiará 12 municípios do Agreste e da Mata Norte, totalizando uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. Cada unidade terá capacidade para realizar cerca de 80 mil atendimentos e 160 mil exames em diversas especialidades. O objetivo da ação é descentralizar os atendimentos e oferecer conforto aos pernambucanos que residem no interior.

“Com as UPAEs, nós reforçamos a atenção básica à saúde em todo o Estado, garantindo um atendimento integral a todos os pernambucanos”, salientou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira, ressaltando que a união entre oGoverno do Estado e os municípios foi um dos fatores que possibilitaram a implantação das novas unidades.

Já o prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, lembrou que há 30 anos a cidade não recebia um grande investimento. “A última intervenção foi a construção do Quartel dos Bombeiros, viabilizada no governo de Joaquim Francisco”, disse o prefeito, revelando que a UPAE foi construída em apenas cinco meses e vai prestar atendimentos à população de diversas cidades da região.

Fonte - Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Foto - Eduardo Braga

Nenhum comentário: