ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PETROLINA - JOÃO PAULO E BONDE 100 LIMITES AGITAM O FERIADÃO FEST NO N-04


SAÚDE - PERNAMBUCO REDUZ MAIS DE 75% DOS CASOS DE DENGUE, MAS AINDA HÁ CIDADES EM ALERTA

Depois de antecipar em dois meses seu programa de combate à dengue para 2013, o Governo do Estado conseguiu reduzir em 75,7% o número de casos registrados da doença em Pernambuco em relação a 2012. O resultado positivo também diminuiu o número de mortes, que caiu em 33,3%, fazendo com que a Secretaria Estadual de Saúde antecipasse a campanha prevista para 2014. Mesmo com a redução, 69 cidades de Pernambuco estão em risco de surto e outras 75 em situação de alerta.

Os números são referentes ao período de janeiro a outubro de 2013, quando foram registrados 14.824 casos de dengue, sendo 140 considerados graves. Em 2012, o número chegou a 61.074 ocorrências, que levou o Estado a classificar a doença como epidemia. Em 2013, a cidade com o maior número de infectados foi o Recife, com 20,52%; seguido de Jaboatão dos Guararapes, com 8,57%; e Olinda, com 5,47%. 

A classificação de "risco de surto" é referente às cidades que apresentaram mais de 3,9% dos imóveis infectados com larvas. Já a "situação de alerta" corresponde aos municípios com o índice entre 1% e 3,9% das casas. Para a campanha de 2014, a secretaria decidiu mudar os critérios de classificação, que acontecerá em quatro níveis. Veja a tabela:


Fase 1 
Há o risco de transmissão ativa
Fase 2 São iniciadas ações estratégicas de contenção da transmissão
Fase 3 Cidade fica em situação de alerta
Fase 4 Cidade fica em situação de emergência

Para a próxima campanha, serão gastos R$ 5,5 milhões em pessoal, equipamentos e material informativo, além dos R$ 7 milhões repassados diretamente pelo Ministério da Saúde aos municípios. As unidades de saúde irão receber 11 mil fluxogramas, 13 mil cartões de acompanhamento da doença. Também está prevista a contratação de 68 apoiadores institucionais, que irão atuar no monitoramento dos casos e treinamento dos profissionais.

Também foram produzidos 20 mil cartazes e 100 mil folders informativos que irão orientar a população sobre sintomas da doença e ações preventivas contra o nascimento das larvas. A prevenção, aliás, é o tema da campanha que irá circular nas rádios e canais de televisão, com a frase “Vire, guarde e tampe”. 

A preocupação com a proliferação foca os municípios em risco de surto e situação de alerta, que estão espalhados por todo o Estado (veja o mapa), principalmente pelo período de estiagem, que faz com que as pessoas armazenem mais água em casa.

mapa_470
Em vermelho, as cidades que estão em situação de alerta (Fonte: Secretaria de Saúde de Pernambuco)
Por isso, ainda este ano serão distribuídas 40 mil capas para proteger depósitos de água. O objetivo do governo, segundo o secretário de Sáude Antônio Figueira, é reduzir em 10% o número de mortes no Estado em decorrência da dengue.

Do NE10

PRECIPITAÇÃO - PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS TRÊS MESES É DE CHUVA ABAIXO DO ESPERADO NO SERTÃO

Os próximos três meses devem ser de chuvas abaixo do esperado no Sertão do Estado. A previsão climática foi produzida por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia e de universidades do Nordeste, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estiveram reunidos no Recife nesta quarta-feira.

Parte dos modelos de previsão climática, divulgadas pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio do Laboratório de Meteorologia (Lamep), indica, para novembro e dezembro deste ano e janeiro de 2014, possibilidade de chuvas abaixo do esperado para as mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco.

Por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades de chuva ficaram na categoria abaixo da média esperada em 40%, na categoria normal, 35% na categoria acima da normal, em 25%. No geral, as previsões de temperaturas indicaram maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o Estado.

Na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Brasil, foram analisadas as condições regionais de distribuição de chuvas e globais dos oceanos e da atmosfera, além dos resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal. O evento teve o objetivo de elaborar um panorama climático para o próximo trimestre.

A análise foi baseada ainda no comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também nas condições futuras para o trimestre dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014.

O aquecimento irregular da região do Oceano Atlântico Norte acaba reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste nesse período.

Do JC Online

OLINDA - EXPRESSO CIDADÃO GANHA SERVIÇOS DO CORPO DE BOMBEIROS

A unidade do Expresso Cidadão de Olinda ganhou nesta quarta-feira (30) um posto de atendimento do Corpo de Bombeiros, fruto de uma parceria entre as secretarias de Administração e Defesa Social. Os usuários terão acesso a uma série de serviços, como solicitação de Atestado de Regularidade, vistorias técnicas e acompanhamento do andamento das certidões de ocorrência de atendimento pré-hospitalar. Nesta quinta-feira (31) os serviços serão inaugurados na unidade do bairro do Cordeiro.

A cerimônia foi realizada pelo secretário de Administração, Décio Padilha, e pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CPBMPE), coronel Casa Nova. “O Governo do Estado entende que o cidadão precisa de acesso à informação e aos serviços públicos para que ele possa exercer sua liberdade plena na busca de seus direitos”, declarou o secretário na ocasião.

O comandante Casa Nova ressaltou que, apesar da descentralização, o atendimento à população continua sendo realizado também na sede do CBMPE, na Avenida João de Barros. Sobre a importância da parceria entre os órgãos públicos, disse: “temos certeza que o trabalho desenvolvido pelo Governo permite uma gestão moderna e nós estamos alinhados com esse pensamento para atender da melhor forma a sociedade”.

INTERIOR - Os bombeiros atendem desde o início de outubro o Expresso Cidadão de Petrolina, no River Shopping. No dia 4 de novembro é a vez da população de Caruaru ser beneficiada com a chegada dos serviços.

Endereços:

Expresso Cidadão Cordeiro : Avenida Caxangá, nº 2.200 - Cordeiro – Recife (Parque de Exposições do Cordeiro) - CEP 50711-000 – Telefone: (81) 3183-8002 
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta: 07h30 às 19h30 / Sábado: 07:30 às 13:30

Expresso Cidadão Olinda: Avenida Presidente Kennedy, nº 1.001 – Peixinhos – Olinda (Centro da Moda) CEP 53230-630 – Telefone: (81) 3183-8104
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta: 07h30 às 19h30 / Sábado: 07h30 às 13h30

Expresso Cidadão Caruaru: Avenida Lourival José da Silva, 80 - Petrópolis (Fábrica da Moda) - Caruaru -PE, CEP 55030-200 - Telefone: (81) 3727.7546 / (81) 3727.7547
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 7h às 18h e aos Sábados, das 8h às 14h

Expresso Cidadão Petrolina: River Shopping - Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, nº 104, lojas –55 / 56 A - Centro - CEP 53304-920 - Telefone: (87) 3866 – 6729
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 8h às 20h e aos Sábados, das 10h às 16h

Da ASCOM/ 
Secretaria de Administração de Pernambuco

PETROLINA - BAIRRO PEDRO RAIMUNDO - POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI E FILHO POR ABATE CLANDESTINO DE ANIMAIS


Após denúncia da Agência Municipal de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Petrolina, a qual informava sobre um local de abate clandestino de caprinos e ovinos em uma residência localizada no bairro Pedro Raimundo, uma equipe de Policiais Civis da 213ª Circunscrição de Petrolina (Delegacia do bairro Ouro Preto), prendeu em flagrante no último sábado (26), pai e filho por abate clandestino de animais.

Os policiais surpreenderam Erivaldo Lúcio da Silva de 49 anos, conhecido por “Nezinho” e seu filho Uenio Pereira da Silva de 24, no momento exato quando estes carregavam a carne dos animais em uma caminhonete de placa JLT 4347 para ser vendida em uma feira livre localizada no bairro Cohab Massangano, zona oeste da cidade. De acordo com as investigações os suspeitos iniciavam o abate dos animais na sexta-feira à noite se estendendo pela madrugada do sábado para comercializar a carne durante todo o final de semana. 
Na residência dos suspeitos os policiais encontraram ainda onze animais vivos além de objetos e utensílios utilizados para comercialização e abate. No total foram apreendidos pelos policiais 15 kg de carne de caprino, 72 kg de carne de ovino, além de pele dos animais, duas serras elétricas, uma balança digital, e facas, facões, ganchos e outros materiais. Pai e filho foram conduzidos a delegacia e autuados em flagrante por crimes contra as relações de consumo.

Fonte - Policia Civil de Pernambuco

ARARIPINA - CHAPADA ABRE VAGA PARA PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Na última terça-feira (29), o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) publicou edital, que prevê a contratação de 1 (um) profissional na área de comunicação social para a função de assessor(a) de comunicação. Para participar do processo seletivo, o/a candidato/a deverá ter formação superior na área de Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Radialismo e TV.

O processo seletivo é composto de quatro etapas: inscrições; análise da documentação; entrevista e divulgação do resultado. As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de novembro, e os/as interessados/as deverão enviar um currículo profissional, acompanhado de uma carta de intenções de, no máximo, duas páginas, apresentando as razões que o/a leva a concorrer ao cargo. Os documentos deverão ser mandados para o endereço da ONG Chapada (ver edital) ou digitalizados e enviados para os seguintes endereços eletrônicos: comunicacaochapada@gmail.com e chapada@chapadararipe.org.br

Para saber mais detalhes, o Edital N° 03/2013 segue em anexo, e está disponibilizado no site da ONG Chapada.

O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), no uso de suas atribuições legais vem, por meio deste edital, tornar público o processo de seleção para contratação de um profissional na área de comunicação social para a função de Assessor(a) de Comunicação, para atuar na Assessoria de Comunicação da instituição.

1 – SOBRE A INSTITUIÇÃO 

O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe inscrito no CNPJ 35.449.743/0001-28, situado a Rua Deodato Pereira Santiago, N° 36, Centro, Araripina – PE, CEP: 56.280-000 Fone/Fax: (87) 3873-1102. É uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, oficialmente estabelecida em maio de 1994, atuando na área da agricultura familiar da região do Araripe de Pernambuco. As ações do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe são desenvolvidas a partir da sua missão: Fortalecer o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural da agricultura familiar, através da recuperação e preservação do meio ambiente, por meio da agroecologia e efetivação da cidadania no Semiárido Brasileiro.

2 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O processo seletivo tem como objetivo o recrutamento e a seleção de profissionais com formação superior na área de Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Radialismo e TV, para o preenchimento imediato de 01 (uma) vaga, período integral. A atuação do(a) candidato(a) selecionado(a) tem caráter empregatício e vínculo indeterminado.

4 – DOS REQUISITOS TÉCNICOS E DESEJÁVEIS

a) Domínio do Office, Internet, incluindo redes sociais;

b) Disponibilidade para viagens de âmbito nacional;

c) Disponibilidade para participar de atividades/eventos nos fins de semana;

d) Experiência em Assessoria de Comunicação, preferencialmente em organizações da sociedade civil, movimentos sociais, redes;

e) Dinâmico;

f) Boa compreensão dos programas, ferramentas e rotinas dos serviços que compõem uma assessoria;

g) Boa experiência na produção de programas de rádio;

h) Facilidade de articulação dos veículos de comunicação locais, estaduais e nacionais;

i) Elevado conhecimento sobre o perfil dos meios de comunicação, mídias sociais e alternativas

j) Facilidade de relacionamento, habilidade para trabalhar em equipe e iniciativa profissional;

5 – DAS ATRIBUIÇÕES

A Assessoria de Comunicação compreenderá:

a) Produção de textos, matérias e reportagens específicas para site do Chapada;

b) Elaboração de relatórios e acompanhamento/elaboração de material gráfico e produtos de comunicação institucionais;

c) Sistematização de experiências de convivência com o Semiárido;

d) Mapeamento de veículos de comunicação, atualização do mailing list e clipping;

e) Atualização permanente do site e mídias sociais do Chapada;

f) Apoio na atualização de hotsite;

g) Elaboração e envio de press-kits específicos para cada tipo de veículo de comunicação e de releases à imprensa;

h) Apoio na produção e divulgação de impressos institucionais e boletim eletrônico;

i) Realização de entrevistas, produção de mini-vídeos e acompanhamento na produção de documentários;

j) Auxílio e acompanhamento da produção de programas de rádio;

k) Cobertura de eventos promovidos pelo Chapada ou do interesse da entidade; 

6 – DA FUNÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO 

Jornada de trabalho de 44 horas semanais, regime CLT;

Contrato de experiência de até 90 dias;

Salário a combinar;

Na efetivação do contrato será obrigatório que o(a) selecionado(a) resida em Araripina-PE. 

7 – DAS INSCRIÇÕES

a) Os(as) candidatos(as) deverão enviar um currículo profissional (podendo incluir experiência acadêmica), acompanhado de uma carta de intenções de, no máximo, 2 (duas) páginas, apresentando as razões que o(a) levam a concorrer ao cargo. Os documentos deverão ser entregues/enviados para o endereço que consta no rodapé da página ou digitalizados e enviados para os seguintes endereços eletrônicos: comunicacaochapada@gmail.com e chapada@chapadararipe.org.br

b) A veracidade das informações e da documentação apresentada pelo(a) candidato(a) é de inteira responsabilidade do(a) candidato(a).

8 – DO PROCESSO DE SELEÇÃO 

O processo de seleção será realizado pela Comissão de Seleção composta por membros da ONG Chapada, e consistirá em 4 (quatro) etapas: 

a) Inscrições;

b) Análise da documentação;

c) Entrevista;

d) Divulgação do resultado.

9 – ENTREVISTA

Os(as) candidatos(as) que tiverem sua documentação pré-selecionada serão chamados(as) para uma entrevista. O dia e o horário da entrevista serão previamente informados via telefone e através do site: http://www.chapadararipe.org.br (ver cronograma de atividades). As entrevistas serão realizadas na sede da ONG Chapada, situada na Rua Deodato Pereira Santiago, 36, Centro, Araripina – PE. 

10 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1 – Período de inscrições 

Até 08 de novembro de 2013 

2 – Análise das documentações 

11 de novembro de 2013 

3 – Entrevistas 

12 e 13 de novembro de 2013 

4 – Divulgação do resultado 

14 de novembro de 2013 

11 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

a) Ao se inscrever no Processo Seletivo, o candidato estará automaticamente concordando com as normas editalícias e com as disposições gerais constantes deste instrumento. 

b) É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar o processo seletivo nos site: http://www.chapadararipe.org.br

c) O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe se reserva ao direito de não contratar ninguém para ocupar o cargo, caso os(as) candidatos(as) não preencham os requisitos exigidos para essa função. 

Araripina, 29 de outubro de 2013.

Comissão de Seleção 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BRASÍLIA - ARMANDO PARTICIPA DE HOMENAGEM À CONSTITUIÇÃO DE 88

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) participou nesta terça-feira (29), da sessão especial do Senado que homenageou os 25 anos da Constituição Federal. A Constituição foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e é a mais longeva Constituição democrática brasileira. Na cerimônia, foram condecorados com a Medalha Ulysses Guimarães todos os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte e também os ex-presidentes da República, senador José Sarney, Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, este último não compareceu à sessão.

Por ocasião dos 25 anos de promulgação da constituição, Armando destacou que o Brasil se confronta com a necessidade de produzir uma reformulação no Pacto Federativo atual. Segundo ele, uma das expressões de qualquer pacto, a mais importante é a que envolve a partilha de recursos. Armando reiterou a necessidade de redefinição do pacto na direção de se construir um sistema tributário que aponte para a perspectiva de promover a correção dos desníveis regionais. 

“Esses desníveis ameaçam o nosso próprio projeto de nação. Nós seremos um País mais forte na medida em que tenhamos uma federação menos desigual. Portanto, esse é o desafio”, afirmou, acrescentando que é preciso redefinir as bases dessa partilha, uma vez que há grande concentração de recursos nas mãos da União. “Isso implicará, necessariamente, em rever também as competências e os encargos dos três níveis da federação”.

Ao deixar o evento, Armando conversou com o ex-presidente Lula e cumprimentou-o pela honraria recebida. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, e o relator-geral da Constituinte Bernardo Cabral, também constituintes à época, receberam a honraria, assim como o vice-presidente Michel Temer.

Crédito da foto: Ana Luiza Sousa/ Divulgação

A PAZ DE DEUS EM NÓS - PAIVA NETTO

Esse foi o tema escolhido pelo povo para homenagear os 24 anos do Templo da Boa Vontade (TBV), que teve movimento intenso no dia 26/10, conforme destacou o Jornal de Brasília. Paz esta “que o mundo não vos pode dar” (Evangelho de Jesus segundo João, 14:27) e que as exigências da vida moderna, aliadas à crescente onda de violência em todo o planeta, seja no âmbito particular seja no público, têm dificultado à criatura humana desfrutá-la em sua plenitude. 

Por sinal, um dos fundamentais contributos do Templo da Paz é devolver ao cidadão o equilíbrio d’Alma, por meio do silêncio interior, fazendo com que desperte, em si mesmo, a essência do Pai Celestial que o sustenta, pois fomos, em Espírito, criados à Sua imagem e semelhança. 

Com o TBV temos interiorizada a Paz de Deus, prometida por Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, nos corações. Com o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, estamos convidando os seres humanos e espirituais a exteriorizarem, de maneira mais incisiva, essa mesma Paz que o mundo, até os dias que correm, não ousou experimentar.

A proposta do TBV não é utopia. A Fé Realizante que ele inspira nos seus frequentadores proporciona serenidade, esperança, saúde material e espiritual. Aliás, de acordo com recente pesquisa do Datafolha, para 85% dos brasileiros, acreditar em Deus, num Ser transcendente, torna as pessoas melhores. 

Essa especial cultura, ao lado das providências do Estado e da sociedade, também explica as vitórias que o país conquista, como a exemplar redução da mortalidade infantil. 

A Agência Brasil, ao noticiar, em 23/10, relatório da organização do Terceiro Setor Save the Children, publicou: “O relatório ressalta que, em 1990, a taxa de mortalidade infantil no Brasil era 62 mortes por mil nascidos vivos. ‘Em uma geração, o país reduziu a mortalidade infantil em mais de três quartos, para 14 mortes por mil nascidos vivos’. O documento enfatiza que, com isso, o país conquistou patamar inferior ao considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como limite para classificar o cenário de erradicação da mortalidade infantil — 20 mortes por mil nascidos vivos”.

AGRADECIMENTOS

Nossos agradecimentos às mais de 400 emissoras de rádio, além de jornais, TVs e sites que repercutiram os 24 anos do TBV, entre eles: Jornal de Brasília; Correio Braziliense; Jornal Alô Brasília; O Estado de Minas, de Belo Horizonte/MG; Diário da Manhã, de Goiânia/GO; site do G1; TV Globo (Jornal DF TV 1ª edição). 

Que a Paz de Deus — que se singulariza na satisfação do dever cumprido — possa estar e permanecer sobre todos, eternamente!

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor. 

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

terça-feira, 29 de outubro de 2013

CANAL DO SERTÃO - VAMOS FICAR DE FORA?



Nesta quinta-feira (05) a cidade de Araripina será o centro das atenções para o debate sobre a realidade do Canal do Sertão. A partir das 17h no Centro Tecnológico do Araripe, o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe – CISAPE, presidido pelo prefeito de Araripina, Alexandre Arraes promove uma ampla discussão sobre o tema. 


Estarão presentes os prefeitos das 13 cidades que integram o CISAPE, além de vereadores, líderes de sindicais, partidários, associações e organizações não governamentais e do ex Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho que irá apresentar A REALIDADE SOBRE O CANAL DO SERTÃO. 
O evento servirá para promover um amplo e democrático debate entre o poder público e os membros da sociedade civil de maneira a dirimir as dúvidas sobre esta grande e importante obra. A iniciativa do CISAPE em promover este encontro foi motivada pela alteração do projeto original que contemplava a região do Araripe e foi modificado deixando vários municípios excluídos.


Da ASCOM/ PMA

INVESTIMENTO - ARARIPINA RECEBERÁ MAIS TRÊS QUADRAS COBERTAS PARA ESCOLAS MUNICIPAIS


Mais três escolas municipais irão ter uma quadra coberta e vestiários a disposição dos alunos. A chegada de mais um benefício para a educação e o esporte foi confirmada na manhã de segunda-feira (28) pelo prefeito Alexandre Arraes e pela Secretaria de Educação Cybelle Arraes.

Ambos assinaram o convênio com o Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que trata da chegada de três quadras cobertas e com vestiários para as escolas municipais do Iracema ( Alto da Boa Vista), Eduardo de Sousa Carvalho e Costa e Silva. O convênio faz parte do PAC2 do Governo Federal e cada quadra está orçada em R$ 509.872.24. 

Na escola municipal Maria Luzanira Muniz Ramos uma quadra coberta está em fase final de construção. A expectativa da Secretaria de Educação é que ainda este ano o novo local para a prática de esportes e atividades físicas dos alunos já esteja em pleno funcionamento. 
Durante a assinatura do novo convênio que irá beneficiar centenas de alunos da rede municipal de educação, o prefeito Alexandre Arraes comemorou a chegada de mais uma importante obra para Araripina. “As quadras são um espaço fundamental para as crianças brincarem e se divertirem com atividades esportivas e quem sabe descobrirem talentos do esporte para o futuro. Tenho convicção que as duas novas quadras serão construídas com muita segurança e rapidez de modo que o benefício chegue logo até os nossos alunos da educação municipal”, comemorou.

A assinatura do convênio foi acompanhada pela servidora da Secretaria de Educação Rosalyne Gomes, a Assessora Jurídica Rosa Suleyman, os vereadores Divona e Francisco Edivaldo, além do suplente de vereador Edsávio Rodrigues e pelo Secretário Chefe de Gabinete Giordany Andrade.

Da 
ASCOM/ PMA

Fotos - Fabiano Alencar

ENEM 2013 - GASTOS COM ESTUDANTES QUE FALTARAM É DE R$ 58 MILHÕES, DIZ INEP

Dos cerca de 7,1 milhões de candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, 5,05 milhões fizeram a prova nesse final de semana. O gasto com os cerca de 2 milhões que não compareceram à prova é aproximadamente R$ 58 milhões. O número corresponde a 58% do custo de R$ 49,86 por candidato. A porcentagem é estimada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Claudio Costa.

Costa explica que custos com a correção da redação ou com o transporte são mantidos independente do número de candidatos que fazem o exame. Há desperdício com a impressão das provas e a contratação de pessoas para trabalhar no Enem. A taxa de abstenção tem se mantido ao longo dos últimos anos. No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. No entanto, com o aumento do número de candidatos a cada ano, o número total de faltosos também aumenta, levando a mais gastos.

“Isso representa um custo para o país e estamos trabalhando para reduzi-lo”, diz. Costa explica que possíveis medidas punitivas aos candidatos que não comparecerem à prova esbarram na lei. Se o candidato for de baixa renda não é possível cobrar a taxa de inscrição. No caso, do Enem, egressos do ensino médio em escola pública também não pagam. “Se o estudante não comparece a um exame e está dentro desse perfil, eu não posso cobrar dele a taxa no exame seguinte. Está na nossa pauta, estamos analisando para ter uma medida estruturante, mas essa medida exige alterações legais”.

Independente do número de pessoas que não compareceu ao local de prova, o que é arrecadado com o exame não é o suficiente para pagá-lo. Neste ano, mais de 65% foram isentos da taxa de R$ 35. O ministro Aloizio Mercadante disse em diversas ocasiões que, ainda assim, o Enem é mais barato que vestibulares convencionais. Além disso, ele estima, que o exame leve a uma economia de R$ 5 milhões por instituição que adere ao Enem como forma de seleção.

Para Costa, o Enem consolidou-se no país como um exame de acesso ao ensino superior e políticas públicas, como intercâmbio acadêmico pelo Ciência sem Fronteiras, financiamento estudantil e acesso ao ensino técnico. “O Brasil decidiu que o Enem é importante. Vemos isso pelo número de inscrições maior a cada ano”, diz. No ano passado e neste ano, não houve vazamentos de questões ou de gabaritos. Com mais segurança, o Inep volta-se para outras questões. “Temos que ter mais diálogo com o ensino médio, mais discussões pedagógicas, isso tem que ser feito para o Brasil caminhar cada vez mais”.

O gabarito do Enem será publicado até o dia 30 no site do Inep. O resultado final deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro. Somente no ano que vem, as escolas de ensino médio receberão os resultados do desempenho dos alunos. Segundo o presidente, até dezembro deste ano, os centros de ensino receberão os resultados de 2012.

“Isso é fundamental e faz parte do diálogo com as escolas. Elas vão ter todo o mapa dos estudantes em cada uma das áreas de conhecimento e na redação. Com o mapa, a escola vai ver as potencialidades e planejar uma intervenção pedagógica para melhorar o terceiro ano e fazer uma reflexão do ensino médio”, diz Costa.

Fonte: Agência Brasil

PESQUISA IPMN/ JC - EDUARDO À FRENTE DE DILMA ROUSSEFF E ATRÁS DE LULA EM PERNAMBUCO

Do Jornal do Commercio

O possível embate entre o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) e a presidente e pré-candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) nas eleições 2014 tende a ser bem duro em Pernambuco. Essa é uma das constatações da primeira pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal LeiaJá, sobre como o eleitor pernambucano está vendo a corrida presidencial. A um ano das eleições, Eduardo ficou à frente de Dilma nos dois cenários em que foram colocados como candidatos, mas não com larga diferença (33% das intenções de voto contra 30% ou 33% a 28%, a depender do cenário). Além disso, um “perde e ganha” entre os dois também é apontado nas divisões por regiões do Estado.

Nos outros dois cenários da pesquisa, as opções de disputa do PSB e do PT foram trocadas. E as mudanças apresentadas nos resultados se mostraram bastante significativas. Com a ex-senadora Marina Silva entrando na disputa pelo PSB no lugar de Eduardo, Dilma lidera em Pernambuco com folga: 36% das intenções de voto contra 15% no cenário 2. Marina firmou aliança com Eduardo no início do mês, após ver fracassada sua tentativa de viabilizar a Rede Sustentabilidade dentro do prazo para participar das eleições presidenciais de 2014. Desde então vem sendo cogitada para a vice de Eduardo, mas também é lembrada para a cabeça da chapa.

Já no cenário 4, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sendo colocado como o candidato do PT no lugar de Dilma, o ex-presidente derrotaria, hoje, o ex-aliado Eduardo Campos no seu próprio Estado, também com uma diferença expressiva: 44% a 25%. Lula vem sinalizando que estará fora da disputa 2014 e que sua participação será firme em defesa da reeleição de Dilma. Mas, a exemplo de Marina, seu nome nunca deixou de ser cogitado, principalmente na hipótese de o governo Dilma sofrer maiores desgastes. E sua força em Pernambuco continua alta que ele lidera, inclusive, a pesquisa espontânea – sem a apresentação de nomes –, com 22% das intenções de votos contra 14% de Dilma e 14% de Eduardo.

TUCANOS FRÁGEIS

A pesquisa IPMN/JC foi realizada entre os dias 21 e 22 deste mês, englobando 2.423 entrevistas em todas as regiões do Estado. Além das nuances apontadas para o provável embate entre socialistas e petistas – ex-aliados hoje rompidos –, os cenários do levantamento estimulado – com os nomes dos candidatos sendo apresentados aos entrevistados – apontam uma situação bastante desfavorável no Estado para o PSDB, principal partido da oposição nacional. Tanto o senador mineiro Aécio Neves como o ex-governador paulista José Serra – a cúpula do partido quer Aécio candidato, mas Serra não retira seu nome – aparecem com índices bem pequenos de intenção de voto em Pernambuco.

Quando colocado na disputa, Aécio obteve 2% das intenções de voto ou 3%, a depender do cenário. Já Serra, no único cenário em que foi colocado, ficou com 4%, no confronto com Eduardo e Dilma.
Confira a pesquisa completa:


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIA DO SERVIDOR - PREFEITURA DE ARARIPINA PRESTA HOMENAGEM AOS SERVIDORES PÚBLICOS

 
O Prefeito Alexandre Arraes (PSB) e a primeira Dama Roberta Arraes prestaram homenagem aos servidores municipais nesta manhã (28) no prédio da Prefeitura de Araripina e serviram um delicioso café em reconhecimento aos serviços prestados através da sua equipe.
“Neste dia precisamos reconhecer o trabalho de cada um dos nossos servidores especialmente aos que fazem do seu ofício o grande instrumento de transformação social, revelado no compromisso com a disciplina, a ética e principalmente com resultados que ajudam as pessoas a viverem melhor, notadamente em nosso município, obrigada a todos pela parceria”, destacou o prefeito Alexandre Arraes.
DA ASCOM/ PMA

BATE PAPO - SMARTPHONE NA MÃO E CONTA MAIS BARATA COM APLICATIVOS PARA CONVERSA E MENSAGENS

O número de usuários de smartphones no Brasil cresce a cada ano, e com isso o acesso à internet e a aplicativos que podem implicar custo menor das contas de telefone celular. Para driblar as altas tarifas da telefonia móvel no país, consideradas entre as mais caras do mundo, há uma dezena de aplicativos que fazem ligações, chamadas de vídeos ou troca mensagens de graça pelo smartphone. Aplicativos (apps) como o Viber, WhatsApp e o Mobile Voip permitem enviar chamadas de voz e pequenos textos usando a internet.

Enquanto um consumidor desembolsa R$ 3,50 para enviar 10 SMS pela telefonia convencional, enviar a mesma quantidade de mensagens de texto pelo WhatsApp custa menos de R$ 0,01, já que o custo de cada mensagem é de R$ 0,000012. Já para utilizar os apps que enviam mensagem de voz ou vídeo, o custo de dados por dia é R$ 0,50, totalizando R$ 15,50 por mês, para fazer chamadas ilimitadas, enquanto na telefonia convencional um pacote limitado a 300 minutos custa cerca de R$ 110 mensais. O especialista em tecnologia e diretor da empresa Ledcorp José Lúcio Balbi de Mello afirma que os aplicativos são uma grande saída para quem quer economizar na conta de telefone.

No segundo trimestre foram vendidos no Brasil 8,3 milhões de smartphones: houve aumento de 110% na venda desses equipamentos em relação ao mesmo período de 2012. Desse total, 90% dos equipamento comercializados rodam a plataforma Android, desenvolvida pelo Google. A publicitária Renata Britto foi uma das que aderiram ao smartphone e se rendeu aos diversos aplicativos para diminuir a conta de telefone. Ela conta que morou nos Estados Unidos durante seis anos, onde tinha todos os tipos de serviços ilimitados, inclusive ligações internacionais, por menos de US$ 35. Quando retornou para Belo Horizonte, Renata se assustou com os valores praticados pelas operadoras e optou por adquirir um plano apenas com pacote de dados ilimitados, custando R$ 70.

“Fiz todos os meus amigos e famíliares se rederem aos aplicativos. Tenho grupos no WhatsApp das melhores amigas, do trabalho e da família. Até a minha avó de 83 anos conversa comigo pelos aplicativos”, revela Renata. Além disso, ela usa aplicativos de voz e vídeo para fazer reuniões e manter contato com amigos do exterior. Segundo ela, se fosse para fazer tudo isso que faz pela telefonia convencional, gastaria em média R$ 500 no Brasil. “Se não tiver uma promoção muito boa, você paga um absurdo de conta fazendo ligações e mandando mensagens. Com esses aplicativos você paga uma conta só e tem acesso todos os dias. Se não tiver pacote de dados, você tem internet wi-fi em qualquer ponto da cidade”, afirma.

Balbi de Mello revela que se o usuário tiver acesso à rede wi-fi gratuita ele consegue reduzir os custos em até 100% sem sentir falta da telefonia convencional. “Se tem um ambiente com rede wireless, você consegue falar com todo mundo com qualidade superior à da telefonia móvel convencional por meio de aplicativos como Voxer, Skype, WeChat, entre outros”, comenta. Ainda de acordo com Balbi, a tendência para os próximos 10 a 15 anos é que a telefonia convencional desapareça e as operadoras trabalhem apenas com pacotes de dados. “Não vamos ter mais uma conta de telefone, vamos ter a fatura de dados.”

ADAPTAÇÃO NECESSÁRIA A frase “adapte-se ou morra” é usada por Balbi para falar sobre o futuro das operadoras de telefonia móvel. O serviços de valor agregado, como a venda de papel de parede e ringtones, que antes eram vendidos pelas operadoras, já sumiram do mercado. O próximo a desaparecer é o SMS e, em seguida, as chamadas de voz. “Ninguém compra mais esses produtos. São todos baixados pela internet por um computador ou pelo próprio celular”, explica. O sumiço do serviço convencional está diretamente ligado à estrutura de redes sem fio que algumas empresas já têm, mas resistem a oferecer um serviço de qualidade, com medo de perder os clientes para esses aplicativos.

A blogueira Deborah Zandonna revela que os aplicativos já fazem parte da sua rotina pessoal e de trabalho. Reuniões, conversas com fornecedores e clientes são todas feitas por meio do Skype, Viber, FaceTime, WhatsApp, entre outros. Recentemente, ela mudou de operadora e contratou um plano de dados ilimitado. “Tinha um plano que reduzia a velocidade da internet quando atingia o limite. Hoje, pago mais caro mas posso usar a internet o mês inteiro sem ter medo de ela ser reduzida ou de pagar a mais por isso”, revela.

As operadoras já sentem o impacto grande desses aplicativos no fluxo de caixa. E para tentar driblar a concorrência dos apps, elas têm trabalhado com pacotes de ligações e SMS ilimitados. No entanto, as promoções não têm feito a cabeça dos consumidores. “Quando tem o serviço ilimitado, é de péssima qualidade, a ligação cai a toda hora e às vezes a pessoa nem recebe a mensagem que a gente manda. Não compensa”, reflete Deborah Zandonna. Balbi de Mello confirma a teoria da blogueira e afirma que os aplicativos têm serviços muito mais em conta que os planos ilimitados das operadoras e com qualidade muito superior. “As operadoras estão resistentes, mas vai chegar a hora em que não terá mais jeito. Elas são grandes demais para perder essa cartada. A tendência é que elas também se rendam aos aplicativos e promovam o serviço de dados, com internet sem fio de qualidade”, acrescenta.

Tudo conectado

Viber – Permite fazer chamadas gratuitas para outros celulares ou computadores que tenham o programa instalado em qualquer lugar do mundo, além de enviar mensagens, fotos e vídeos. Todas as funcionalidades do app são livres de custos e não requerem qualquer compra adicional.

MobileVoip – Comprando créditos com cartão podem fazer chamadas nacionais e internacionais baratas.

Skype – Faz chamadas de vídeo ou voz via celular ou computador.

WeChat – Possibilita chamadas de vídeo e permite troca de mensagens.

Voxer Walkie-Talkie – Permite deixar mensagens curtas, como um walkie-talkie, para ouvir depois.

Google Hangouts – Serve para trocar mensagens instantâneas ou fazer viodeoconferências.

FaceTime – Apenas para iPhone, permite fazer chamadas de vídeos gratuitas.

WhatsApp – É para troca de mensagens gratuitas. Incorpora mensagens de voz.

MessageMe – Troca mensagens, fotos e vídeos com os contatos da agenda telefônica.

FacebookMessenger – É do Facebook e permite falar com os contatos da rede social.

Do Diário de Pernambuco

ENEM 2013 - PROFESSORES DIZEM QUE PROVA FOI MAIS DIFÍCIL

Passada a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, professores das disciplinas cobradas consideraram que o Enem ficou mais “conteudista” em 2013, deixando um pouco de lado seu perfil mais interpretativo e contextualizado. Veja as avaliações:

História

Para o coordenador do curso QG do Enem e professor de História, Márcio Branco, a disciplina neste ano veio com um nível de dificuldade maior do que nos últimos anos por cobrar temas específicos da historiografia como os reinados de D. Pedro I e D. Pedro II. Branco ressaltou ainda que a prova seguiu a tendência geral de dar maior destaque à historiografia negra e suas heranças no Brasil. No Enem 2013, 25% das questões eram relacionadas a essa temática.

Química

A mesma percepção teve o professor de Química do QG do Enem, Marco Santos. Segundo ele, a prova aumentou o grau de dificuldade ao incluir questões específicas como a medição do pH da água durante o processo de desinfecção. A pergunta do Nanokid, que tanto surpreendeu os candidatos, foi considerada fácil.

Física

Já em Física, as fórmulas foram as grandes protagonistas da prova, segundo o professor Fábio Oliveira, do curso Pensi. Para ele, o Enem exigiu dos alunos que eles soubessem um pouco mais de fórmulas decoradas, em detrimento da tendência de anos anteriores, que era a compreensão de fenômenos e teorias. Fábio dá como exemplo a questão de magnetismo, que exigia do candidato um conhecimento prévio de uma fórmula que nunca tinha caído nos vestibulares: “F=BIL”.

Biologia

De acordo com o professor de Biologia do Curso Pensi, Rafael Cafezeiro, a prova manteve o mesmo nível de dificuldade do ano passado, equilibrando-se entre questões interpretativas e conteudistas. No entanto, ele chama atenção para a presença de tópicos que antes só apareciam nas antigas provas específicas de vestibulares como o da UFRJ e UFF: fisiologia e citologia. Já em relação à questão da circulação sanguínea, que chegou a cair de modo semelhante no vestibular da Fuvest de 2007, Rafael considera que não houve cópias por parte da banca do Enem. Segundo ele, experimentos famosos como este são comuns de serem cobrados em diversos processos seletivos.

Geografia

De acordo com o professor Cláudio Falcão, que dá aulas no Colégio e Curso pH, a prova deste ano teve uma característica conteudista mais acentuada, deixando em segundo plano questões de natureza mais interpretativa e de solução de problemas. Para ele, o Enem resgatou temas tradicionais da geografia como urbanização, questão ambiental e crescimento populacional, mas não deixou de discutir temas relacionados a cidadania, como os direitos dos homossexuais e da mulher, além da reforma agrária.

Matemática

Na opinião de Matheus Secco, professor de Matemática do Curso Pensi, o Enem 2013 foi mais difícil do que o do ano passado por conta da maior profundidade em conteúdos, principalmente em duas questões de Geometria. No entanto, segundo Secco, a banca manteve a preocupação de contextualizar as questões.

Português

Na avaliação do professor de português do Pensi, Bruno Varizo, as questões de Português estavam bem elaboradas, porém mais conteudistas do que nos anos anteriores. Segundo ele, foram cobradas questões gramaticais mais diretas, como elipse de sujeito, que exigiam mais conhecimento e concentração dos candidatos. Outra surpresa foi o não aparecimento de vanguardas na prova. Por outro lado, o exame não deixou de lado o aspecto visual, com charges e propagandas que misturavam diferentes linguagens.

Do Diário de Pernambuco

ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM PROCURADO EM TODO ESTADO DO CEARÁ POR LATROCÍNIO


Policiais civis componentes da Equipe Malhas da Lei da 24ª DESEC de Araripina, através de um mandado de prisão tiraram de circulação o indivíduo Evandro Nunes do Nascimento, idade não informada. Segundo a polícia o mesmo é acusado de latrocínio, roubo seguido de morte, contra um turista estrangeiro na cidade de Fortaleza-CE, usava documento falso no momento que recebeu voz de prisão e é considerado um bandido de alta periculosidade. Ele foi conduzido até a delegacia de plantão em Ouricuri e depois recambiado para a cadeia pública de Araripina, onde está à disposição da justiça do Ceará.

EMPRESA - ATACADISTA VITÓRIA INAUGURA FILIAL EM ARARIPINA E RECEBE A VISITA DO PREFEITO ALEXANDRE ARRAES

 
A cidade de Araripina volta a se consolidar como um polo de desenvolvimento regional. Em menos de um ano de gestão o prefeito Alexandre Arraes está imprimindo a marca da transparência, legalidade e progresso nas ações administrativas, isto tem refletido em uma ótima confiança no segmento empresarial.
Com este cenário de boas perspectivas em alta novas empresas estão se instalando na cidade visionando o bom momento econômico, financeiro e administrativo que Araripina vive sob a liderança de Alexandre Arraes. 
Na manhã de sábado, (26/10) mais uma grande empresa abriu as portas para a população. O prefeito Alexandre Arraes foi convidado a conhecer a filial do Atacadista de Alimentos Vitória. A empresa do ramo atacadista de alimentos vai gerar emprego e renda para trabalhadores de Araripina e será mais uma opção de compra para as donas de casa e empresários.
Alexandre Arraes conheceu o depósito e também a área de atendimento ao público e comemorou a chegada de mais uma empresa para Araripina. “Sabemos que o comerciante só traz sua empresa para cidades com progresso e desenvolvimento econômico. Araripina vive este momento de credibilidade empresarial e isto nos deixa feliz porque vai gerar mais emprego e renda em nosso município. Em nome de todos os araripinenses desejo boas vindas para os amigos do Vitória e esperamos que permaneçam muito tempo conosco”, afirmou.

Da ASCOM/ PMA

Fotos - Fabiano Alencar

DEFESA - DILMA DIZ QUE LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA É "PASSAPORTE PARA O FUTURO"

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (28) que o leilão da exploração do pré-sal no Campo de Libra, na Bacia de Santos, é um "verdadeiro passaporte para o futuro", na medida em que trará ao país mais investimentos, tecnologia, emprego e renda. Ao participar do programa semanal Café com a Presidenta, ela lembrou que o governo vai exigir que praticamente 60% dos equipamentos e serviços usados na produção sejam fabricados em território nacional.

O leilão de Libra, na semana passada, foi o primeiro feito sob o regime de partilha. Um consórcio formado por cinco empresas, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, as chinesas CNPC e CNOOC e a Petrobras, venceu a disputa. Na ocasião, Dilma fez um pronunciamento na rede nacional de rádio e TV e declarou que há “equilíbrio justo” entre os interesses do Estado e das empresas que vão explorar e produzir o petróleo.

No programa desta segunda-feira, a presidente enfatizou que, pelo modelo de partilha, o Brasil fica com 85% do petróleo retirado do fundo do mar e pode transformar essa riqueza em educação, saúde, desenvolvimento e criação de empregos. Segundo a presidente Dilma, o leilão do Campo de Libra vai render R$ 1 trilhão para o governo federal, os estados e os municípios nos próximos 35 anos, além de fortalecer a indústria naval brasileira.

"Libra é a prova de que é perfeitamente possível preservar o interesse do povo brasileiro e atrair o interesse das empresas privadas", disse. Dilma também explicou que o modelo de partilha é adotado quando há petróleo de boa qualidade no campo e já se sabe a localização. Quando há dúvida em relação a esse aspecto, localização do combustível fóssil, o modelo adotado, segundo ela, é outro: o de concessão.

"Como o risco de não encontrar petróleo é alto (quando não se sabe a localização), as empresas petroleiras que o assumem, pagam royalties e participações especiais para o governo federal, os estados e para as prefeituras, e ficam com o petróleo. É justo, pois a taxa de sucesso é de apenas 20%, no melhor dos casos. No pré-sal é diferente. É por isso que nós chamamos de regime de partilha, porque dividimos o petróleo”, explicou.

A presidente acrescentou que no próximo mês as empresas vencedoras do leilão vão pagar, ao assinar o contrato com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), R$ 15 bilhões ao governo federal. A expectativa é que a produção no Campo de Libra comece em cinco anos.

Da Agência Brasil

PESQUISA IPMN/JC - ARMANDO LIDERA SUCESSÃO E BEZERRA COELHO MAIS FORTE NO PSB

A um ano das eleições 2014, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) – único nome já definido para a disputa estadual - lidera a corrida para a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco, de acordo com a primeira pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal LeiaJá, sobre a disputa. Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o levantamento englobou 2.423 entrevistas a eleitores de todo o Estado, nos últimos dias 21 e 22, e traz outras importantes sinalizações do cenário pré-eleitoral:

LEIA TAMBÉM

1- O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho é, hoje, a opção mais forte do PSB para a disputa (principalmente no Sertão e Região do São Francisco, sua maior base eluitoral);

2- O tucano Daniel Coelho mostra-se com potencial significativo no Recife e Grande Recife (importante recall de sua performance nas eleições municipais de 2012), o mesmo acontecendo com o ex-prefeito João Paulo, nome cogitado pelo PT após o racha do partido com o PSB de Eduardo;

3- É muito alto, hoje, o percentual de eleitores indefinidos ou dispostos a votar em branco ou nulo (chegando perto de 60% em todos os cenários apresentados); 

4- Há muito desconhecimento sobre nomes cogitados para a eleição, principalmente em relação aos socialistas – o secretário Tadeu Alencar (Casa Civil), o vice-governador João Lyra Neto e até o próprio ministro Bezerra Coelho;

5- A sucessão em Pernambuco pode tornar-se uma disputa Eduardo x Lula, tal o peso sinalizado pelos eleitores para uma possível influência dos dois maiores líderes do PSB e PT na hora de escolher o voto.

Na pesquisa estimulada, com os nomes de pré-candidatos apresentados ao eleitor, o IPMN apresentou quatro cenários. Participando de todos, já que é o único postulante até agora definido, o senador Armando Monteiro Neto largou na frente em todos. No primeiro, tendo apenas Bezerra Coelho como adversário, ele obteve 26% das intenções de voto contra 12% do socialista, enquanto 42% sinalizaram o voto em branco ou nulo e 20% não souberam ou não quiseram responder. Por região, Armando derrotou Bezerra no Recife, Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, perdendo apenas na Região do São Francisco.

No cenário 2, entrando também João Paulo na disputa, Armando ficou com 23% das intenções de voto, João Paulo com 14% e Bezerra com 11%, enquanto 31% optaram pelo voto em branco ou nulo e 21% não souberam ou não quiseram responder. Na divisão por região, Armando perdeu para João Paulo apenas no Recife e para Bezerra no Sertão e no São Francisco, ganhando para os dois no restante.

No cenário 3, Armando obteve 26% contra 11% do tucano Daniel Coelho e 4% de João Lyra Neto, apresentado como a opção do PSB. Já no quarto e último cenário apresentado, o senador do PTB lidera com 28% contra 11% de Daniel Coelho e 1% de Tadeu Alencar, agora colocado como o nome do PSB. Nos dois, Armando ficou abaixo de Daniel apenas no Recife.

Veja a pesquisa completa:

Do JC Online

SAÚDE - NOVOS MÉDICOS ESTRANGEIROS CHEGAM AO RECIFE

Os médicos estrangeiros que irão atuar em Pernambuco na segunta etapa do programa Mais Médicos, do governo federal, começaram a chegar no final de semana ao Recife. Nesse domingo (27), 70 desembarcaram na Base Aérea. Outros seis chegaram no sábado (26) e mais 75 devem desembarcar nesta segunda-feira (28). 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no REcife para recepcionar os profissionais, mas o encontro não foi possível por causa de um atraso no voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O ministro chegou às 11h mas o avião com os médicos só pousou por volta das 16h. 

Padilha garantiu que até março de 2014, o governo Federal pretende contratar 13 mil médicos estrangeiros para atuar em municípios de todo o País. 

O grupo que chega ao Recife começa a trabalhar no dia 4 de novembro, em 56 municípios pernambucanos. Esta semana, eles conhecerão a rede de saúde do Estado e os principais hospitais. Nas últimas três semanas, os profissionais participaram de treinamento na Universidade Federal de Vitória, no Espírito Santo.

A cubana Marilin Aires Rojas, 42 anos e 18 de experiência em clínica médica e atenção à saúde da mulher, declarou estar muito contente com a mudança para o Brasil. “Ouvi o chamado da presidente (Dilma Roussef) e decidi vir para ajudar a população”, disse, adiantando que deve se instalar em Caruaru, no Agreste.

Do JC Online

AABB - PREFEITO ALEXANDRE ARRAES PARTICIPA DA ABERTURA DO VIII FESTIVAL DA FAMÍLIA


O prefeito Alexandre Arraes foi prestigiar a abertura do VIII Festival da Família na noite de sexta-feira, (25) na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB em Araripina. O evento é promovido pela Pastoral da Família e contou com o apoio da Prefeitura de Araripina.
Na noite inaugural o prefeito Alexandre Arraes acompanhado da primeira dama Roberta Arraes visitou as barracas de alimentação e também conversou com os participantes do Festival em um clima de muita alegria e harmonia. A abertura musical ficou por conta do Poeta Cantador, Flávio Leandro.
O pároco de Araripina, Padre Domingos Malan agradeceu a presença do prefeito Alexandre Arraes e de todo o apoio dispensado pela Prefeitura de Araripina para a realização da oitava edição do Festival da Família.
De acordo com o prefeito Alexandre Arraes a causa social do Festival deve ser abraçada por todos os Araripinenses, pois todo o lucro será destinado à construção do centro de recuperação de dependentes químicos da cidade. “Convidamos a todos para virem até o Festival. Além de boa música e alimentação, aqui encontramos amigos e amigas que estão trabalhando em prol de uma causa de grande relevância para a nossa sociedade”, destacou.
O VIII Festival da Família foi até o dia 27 de Outubro (domingo) e a entrada custou apenas R$ 4,00 para adultos e R$ 2.00 para crianças.
Da 
ASCOM/ PMA
Fotos - Fabiano Alencar