ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 31 de maio de 2013

CONFIRMADO - DIRETORIA DO ARARIPINA FUTEBOL CLUBE ANUNCIA NOVO TREINADOR

Depois da confirmação da não vinda de Givanildo Sales para comandar o Araripina Futebol Clube, a diretoria não perdeu tempo e anunciou na desta desta quinta-feira, 30/05, a contratação do novo técnico para comandar o bode na Serie A2 do Campeonato Pernambucano que começa no dia 04 de Agosto.

Ramiro Souza é o nome do novo treinador que atualmente estava no CSP da Paraíba onde foi o 4º colocado com o CSP no Campeonato Paraibano de 2013 da 1ª divisão. No currículo Ramiro Souza já foi campeão com o CSP da 1ª divisão do Paraibano e conquistou outros títulos como Campeão da copa Paraíba em 2008 com Auto Esporte e com o próprio CSP em 2009, foi vice-campeão da seria A1 do Paraibano com o CSP em 2010.

Segundo o presidente Valmy Bezerra, o treinador chega a Araripina neste domingo (02/05) e a previsão da diretoria é que o elenco começa a trabalhar no dia 30 de Junho.
Informações como essas você ouve de segunda à sexta no Bate Bola da 90,3 às 13:30 na Arari FM.

Com informações da Rádio Show Esportivo

A LUTA NÃO PODE PARAR - CHAPA 01 VENCE ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS RADIALISTAS DE PERNAMBUCO

A Chapa 1, da atual direção do Sindicato dos Radialistas venceu a eleição da entidade com 77,53% de aprovação da categoria. A apuração terminou na madrugada dessa quinta-feira, dia 30.

O número de associados aptos a votar era de 418. Os votos foram coletados em 13 urnas, sendo 10 itinerantes e 3 fixas. Ao final, foram contabilizadas 92 abstenções, 02 votos em branco e 08 nulos. Os votos válidos totalizaram 316, sendo 245 para a Chapa 1 e 71 para a Chapa 2.

O presidente reeleito do sindicato, Inaldo Salustiano, ao final dos trabalhos agradeceu a participação maciça dos associados e o apoio recebido durante a campanha. 
"Primeiramente quero agradecer a participação de todos os companheiros e companheiras que foram às urnas e de modo democrático nos reconduziram à presidência do Sindicato, agradecer o empenho de toda a diretoria e dos expresidentes e ex-diretores do Sindicato dos Radialistas, também, agradecer o apoio da direção da FITERT, em nome seu Presidente Zé Antonio e todos os sindicatos que estiveram presentes, contribuindo efetivamente para a vitória dos trabalhadores nesse pleito eleitoral".

CONHEÇA A DIRETORIA ELEITA PARA O TRIÊNIO 2013/2016

Diretoria Executiva

Inaldo Salustiano da Silva (Presidente)
Ailton Reinaldo de Lira
Aldinea Maria dos Santos
Alexandre Seabra da Silva
Edmilson José dos Santos
Erizon Silva de Oliveira
Fernando Monteiro Sobral
Gibson Gomes da Silva
Jefson Luiz O. Fitipaldi Gomes
Josane Galindo Torres
José Alberto Passos da Silva
José Antônio Rodrigues Neto
José Jaques Silveira
Orlando Francisco dos Santos
Delegados à Federação
Gilberto Nunes de Souza
Izac Barbosa da Silva
Leonardo Cisneiros Niceas de A. Filho
Ronaldo Martins da Silva

Conselho Fiscal

Cícero do Nascimento
Eliel Mendes de Almeida
Luiz Carlos Monteiro Pereira
Reginaldo José de Lima Filho
Sergio Teixeira Rabelo
Tereza Cristina Costa
 
Com informações do Portal Darcio Rabelo

INVESTIMENTO - CORPO DE BOMBEIROS DE PERNAMBUCO RECEBE NOVAS VIATURAS E EQUIPAMENTOS

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMP) recebeu na manhã desta quinta-feira (30) uma nova leva de viaturas. Os 31 equipamentos, entre veículos de Auto Resgate (AR) e Auto Bomba Tanque (ABT) foram entregues em cerimônia pelo governador Eduardo Campos, no heliponto do Centro de Convenções, sede provisória do Governo do Estado.

O investimento de R$ 8 milhões para adquirir os novos equipamentos provém de recursos oriundos do pagamento da Taxa de Prevenção e Combate a Incêndio. "É mais segurança para a população. São instrumentos de resgate importante para as vítimas de acidente, mal súbito, e combate a incêndios. Uma parte desse novo equipamente vai ficar na Região Metropolitana do Recife, e outra parte vai para o interior", disse o governador.

Das 31 viaturas, 20 são de AR, utilizadas nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar, e 11 de ABT, empregadas na prevenção e combate a incêndios. As cidades de Petrolina, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns e Vitória de Santo Antão, situadas no Sertão, Agreste e Zona da Mata, receberão um veículo cada de resgate e um Auto Bomba Tanque.

Na Região Metropolitana do recife (RMR), são 15 ambulâncias e seus ABTs.Além das viaturas,foram entregues 30 Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR): um conjunto de equipamentos como máscara e cilindro de ar comprimido que possibilita a entrada do bombeiro em ambientes confinados ou tomados pela fumaça tóxica de um incêndio.

Do NE10

PERNAMBUCO - TREMOR DE TERRA ASSUSTA MORADORES DO AGRESTE

Um tremor de terra deixou em pânico moradores de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, por volta das 20h30 desta quinta-feira (30). Informações preliminares constavam que os efeitos do fenômeno haviam sido sentidos, também, nos municípios de São Bento do Una e Caruaru, entretanto, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) afirmou que o abalo sísmico atingiu somente Belo Jardim. Não há registros de vítimas ou danos materiais.

Uma análise do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), responsável por monitorar abalos sísmicos em toda região Nordeste, diz que o tremor teve magnitude preliminar estimada em 2.5 graus. O epicentro e outros detalhes serão divulgados na manhã desta sexta (31), após uma avaliação mais profunda dos técnicos.

No último dia 18 de abril, um tremor de magnitude estimada em 2.5 graus foi registrado no limite dos municípios de Belo Jardim e Tacaimbó. Os abalos sísmicos em Belo Jardim estão associados à reativação do Lineamento Pernambuco, que é uma falha geológica existente na região.

Do NE10

REVISÃO - FACEBOOK ACABA COM ANONIMATO DE PÁGINAS MISÓGINAS APÓS COMENTÁRIOS DE ESTUPRO

Em uma revisão de sua política de conteúdo “de ódio e ofensivo”, o site de relacionamentos Facebook anunciou esta quarta-feira o fim do anonimato nas páginas que publicam comentários misóginos ou piadas machistas, depois de reclamações dos usuários. “Assuma seu machismo, ponha seu nome”, disse a chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, durante uma conferência do site AllThingsD, na Califórnia. Sandberg destacou que “o Facebook permite ter páginas anônimas, o que é muito importante, as pessoas começam assim as revoluções”, mas acrescentou que “no que diz respeito a este tipo de humor cru contra as mulheres ou qualquer outro grupo, não vamos permitir que estas páginas continuem sendo anônimas”. As informações são da AFP.

LEIA MAIS

Na terça-feira, o Facebook tinha anunciado a atualização de suas políticas e diretrizes no relacionado com conteúdo “nocivo e de incitação ao ódio”, após receber queixas durante uma campanha que assegura que a rede social permite brincadeiras e comentários abusivos sobre estupros e abusos contra mulheres.

A vice-presidente de política pública do Facebook, Marne Levine, afirmou na ocasião que a rede social “completaria (sua) revisão e atualizaria suas diretrizes” em relação aos chamados discursos de incitação ao ódio e anunciou que consultaria especialistas legais, grupos de mulheres e outras entidades “que enfrentaram historicamente a discriminação”.

“Nos últimos dias ficou claro que nosso sistema falhou em detectar e eliminar o discurso de incitação ao ódio e que não funcionou de forma tão efetiva quanto gostaríamos, particularmente em relação ao ódio baseado no gênero”, afirmou o comunicado publicado por Levine na terça-feira. O Facebook anunciou as mudanças uma semana após o início de uma campanha organizada pela ONG Women, Action and The Media, que acusa a rede social de “ter permitido durante muito tempo conteúdos que apoiam a violência contra as mulheres”.

“Afirmam que estas páginas entram na categoria ‘humorística’ de suas políticas ou diretrizes ou que são mostras de ‘liberdade de expressão’”, afirmou o grupo em sua campanha.Depois do anúncio do Facebook na terça-feira, a organização interrompeu sua campanha.

“Estamos alcançando um ponto de inflexão internacional em atitudes de estupro e violência contra as mulheres”, afirmou Jaclyn Friedman, diretora-executiva do grupo. “Esperamos que este esforço seja considerado um testemunho do poder das ações coletivas”, completou. A maioria dos comentários, senão todos, que suscitaram o protesto dos grupos de mulheres foram eliminados, afirmou Sandberg.

“Tem um montão de coisas que ainda estão (lá) porque não são de ódio e não incitam a violência, são apenas de mau gosto e inapropriadas, coisas horríveis que não apoiamos”, disse Sandberg. “Estamos revisando tudo e dizendo, ‘se você quer deixar isto publicado, ponha seu nome abaixo’”, continuou.

Sandberg afirmou que, seguindo este procedimento, um “percentual enorme” daqueles que escreveram os comentários decidiram retirá-los ao invés de se identificar ou atribuí-los a si próprios. “Este é um passo muito importante”, disse Sandberg, autora de um livro publicado recentemente, “Lean In”, sobre as dificuldades das mulheres para avançar na carreira.

Do Mundobit

ARARIPINA – ALTO DA BOA VISTA – GATI PRENDE LADRÃO DE CELULARES, RECEPTADOR E APREENDE 21 APARELHOS




Policiais do GATI da 2ª CIA, através de informação da equipe Malhas da Lei da 24ª DESEC, prenderam por volta das 12:00 de segunda-feira, 27/05/13, na Vila Serranea, zona rural do município, o indivíduo de idade ignorada. Segundo a polícia o mesmo é acusado de roubar celulares e durante depoimento confessou que havia repassado alguns celulares para a pessoa de 68 anos, residente na Rua São Geraldo no Alto da Boa Vista. Na casa dele os policiais apreenderam 21 aparelhos celulares, 03 relógios, 01 par de sapatos, 01 pulseira, 19 baterias de celulares e 03 munições calibre 380. Os acusados e todo o material foram entregues na DPC local.


IPUBÍ – CENTRO – LOJA DE CELULARES É ASSALTADA POR DUPLA ARMADA

A loja de celulares WB Cel, localizada na Rua do Mercado no centro, foi assaltada por volta das 09:30 da manhã de segunda-feira, 27/05/13, por dois elementos armados de revólver. Segundo a polícia os indivíduos que não foram identificados chegaram se passando por clientes e um deles sacou da arma e anunciou o assalto, levando 12 aparelhos celulares, em seguida fugiram tomando destino ignorado. A polícia militar foi acionada, realizou várias diligências, mas a dupla não foi localizada. O caso foi registrado na DPC local.

EXU
 – SERRA DE JOSÉ GOMES – HOMEM ESFAQUEIA OUTRO APÓS BEBEDEIRA EM BAR

Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 15:00 de segunda-feira, 27/05/13, na Serra do José Gomes, zona rural do município. Conforme a polícia o acusado de 56 anos, viúvo, residente no local da ocorrência, bebia em um bar com a vítima de 34 anos, e ao retornarem para suas casas, se desentenderam, tendo o acusado desferido vários golpes de faca contra a vítima que foi socorrida ao hospital local ficando em observação médica, enquanto o agressor fugiu tomando destino ignorado. O caso será investigado pela DPC local.


SANTA CRUZ DA VENERADA – CENTRO – EXPRESSO BANCÁRIO BRADESCO É ASSALTADO POR MOTOQUEIRO ARMADO
O Expresso Bancário Bradesco localizado na Rua Meralina Soares no centro, foi assaltado por um indivíduo armado por volta das 09:00 da manhã de terça-feira, 27/05/13. Segundo a polícia, funcionários trabalhavam quando foram surpreendidos por um elemento não identificado e encapuzado que chegou ao local em uma moto YBR de cor preta e anunciou o assalto, levando R$ 12.000,00 em espécie, fugindo tomando destino ignorado. A polícia militar realizou diligências no intuito de localizar e prender o bandido, mas não obteve êxito. O caso será investigado pela DPC local.

SANTA CRUZ DA VENERADA – II - SÍTIO ENCANTO – CADÁVER DE HOMEM É ENCONTRADO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO

O cadáver do agricultor Euclides Gomes de Souza de 55 anos, solteiro, o qual residia no Sítio Encanto, zona rural do município, foi encontrado em estado de decomposição por volta das 17:00 de sexta-feira, 24/05/13, dentro da própria casa ode morava. Segundo a polícia a vítima estava desaparecida há três dias e foi encontrada por um sobrinho que arrombou a porta e encontrou o tio morto. Familiares informaram que a vítima fazia uso abusivo de bebida alcoólica e a policia acredita que por não haver no local nenhum sinal de violência, pode ter sido morte natural. O corpo foi encaminhado para o IML de Petrolina para que fosse determinada a causa da morte.

Fonte - DINTER-II/Petrolina/24ªDESEC e 2ªCIA/Araripina

DNOCS - INTEGRAÇÃO NACIONAL VAI REVITALIZAR 21 AÇUDES DO NORDESTE

O Ministério da Integração Nacional, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), vai revitalizar 21 açudes que receberão as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O aviso do edital de licitação para viabilizar os estudos e projetos executivos foi publicado, na terça-feira (28/5), no Diário Oficial da União.

Serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte do Projeto São Francisco. Sete reservatórios estão localizados na Paraíba (Acauã, Boqueirão, Curemas, Lagoa do Arroz, Mãe d´água, Poções e São Gonçalo); quatro no Rio Grande do Norte (Açú, Arapuá, Pau dos Ferros e Santa Cruz); seis no Ceará (Banabuiú, Castanhão, Lima Campos, Orós, Prazeres e Quixabinha); e quatro em Pernambuco (Barra do Juá, Chapéu, Poço da Cruz e Entremontes).

Projeto São Francisco – Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As obras do empreendimento estão em andamento e empregam, atualmente, mais de 5 mil trabalhadores. O empreendimento vai propiciar a oferta d’água e a garantia hídrica para mais de 12 milhões de pessoas nos estados do Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Além do Projeto São Francisco, o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, financia outras centenas de empreendimentos que estão gerando soluções definitivas para a falta d'água na região do semiárido. A cada R$ 1 investido na integração do rio São Francisco, outros R$ 2 são aplicados em obras estruturantes para garantir a segurança hídrica no Nordeste.

Pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os investimentos em infraestrutura hídrica mais que triplicaram, passando de R$ 7,2 bilhões no PAC 1 para R$ 26 bilhões no PAC 2, nos eixos Oferta de Água, Seca, Irrigação, Drenagem e Revitalização. São obras como barragens, adutoras e canais, que já estão transformando o semiárido brasileiro.

Da ASCOM do Ministério da Integração Nacional

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PROJETO - TRINDADE SEDIOU O 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

 
Trindade sediou na terça-feira, 28/05, o 1º Seminário Educação do Campo que aconteceu no Cine Teatro Laudemiro Lucindo Delmondes, e contou com a presença do Prefeito Dr. Everton Costa, da coordenadora da Educação do Campo Teresineide Varjão, secretário de Educação Juka Sá, Diretora de Cultura Luciana Magalhães, vereadores e profissionais da educação da zona rural.

O momento inicial trouxe a peça teatral Arte Livre para uma apresentação e logo após o prefeito Dr. Everton Costa fez a abertura do seminário, falando da importância e da valorização do grande enfrentamento que se dever ter com o trabalho de políticas públicas para a zona rural e município. “Precisamos levar a educação para todos os cantos de Trindade, tanto urbana quanto rural e este enfrentamento através deste seminário é a garantia que iremos ver tempos melhores para o conhecimento e o aperfeiçoamento educacional dos trindadenses”, destacou o executivo.
A coordenadora da Educação do Campo Teresineide Varjão focou os direitos humanos com o projeto. “Estamos focando a questão dos direitos humanos e trabalhando o marco histórico, sobretudo os marcos regulatórios para a educação do campo no município de Trindade, pois o nosso principal objetivo deste programa é garantir que a educação chegue de forma qualificada e dinâmica a cada um que deseje se enquadrar ao programa”, disse. O primeiro Seminário Municipal de Educação do Campo traz a ideia de construir uma política pública de Educação com direitos humanos e desenvolvimento sustentável. 

A apresentação da peça Arte Livre mostrou fases importantes da biografia do país como a história do Brasil, do índio, negro, branco e fomentou a questão da água e da terra que são exatamente símbolos e elementos que encontrados no campo. Foram apresentados também vários objetos construídos ao longo dos anos com o homem do campo, exemplo da cabaça, arco e flecha, bandeiras, livros, sementes, entre outros.
O Projeto Educação do Campo é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Trindade.

Da ASCOM/PMT

AVALIAÇÃO - MAIS DE 65% DOS CANDIDATOS NO ENEM ESTÃO ISENTOS DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Mais de 65% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão isentos da taxa de inscrição. De acordo cálculos feitos pela Agência Brasil, com base nos números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mais de 5,2 milhões de candidatos não terão de pagar a taxa.

LEIA TAMBÉM

A isenção vale para estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas ou que têm renda mensal per capita inferior a um salário mínimo e meio. Das 7,8 milhões de inscrições, 395 mil foram pagas e pouco mais de 2 milhões ainda aguardam pagamento. Os candidatos devem pagar a taxa de R$ 35 até esta quarta-feira (29) em uma agência do Banco do Brasil. A inscrição só é confirmada após o pagamento.

No ano passado, o exame custou R$ 46 por pessoa. Se todas as 7.834.024 milhões de inscrições forem confirmadas – ou seja, taxas pagas e isenções confirmadas – multiplicadas pelo valor por aluno de 2012, o custo aproximado com o exame será R$ 360,3 milhões.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Enem custa três vezes menos do que os vestibulares regulares. Atualmente, 119 instituições públicas de ensino superior aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que possibilita o ingresso de estudantes nas universidades com a nota do Enem e permite também economia com os sistemas de seleção.

"É uma economia de recurso que a gente pode investir mais em educação pública. Além disso, o Enem significa principalmente mais oportunidade para o jovem. Ele faz o Enem e com a nota que tem pode escolher qualquer curso no Brasil, são 4 mil cursos".

Mercadante disse que o Enem gera uma economia de cerca de R$ 5 milhões por instituição, o que totaliza R$ 595 milhões poupados - valor que cobriria o gasto aproximado com o exame deste ano.

Mesmo assim, quando anunciou as regras do Enem 2013, Mercadante fez um pedido: "Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante". No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova.

O Enem será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do exame pode ser usada para classificação no Sisu e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

Do JC OnLine

POLÊMICA - VEREADOR LÍDER DA SITUAÇÃO QUER MUDAR A COR DA BANDEIRA DE ARARIPINA

O vereador Edivaldo Soldado, líder do governo na atual administração Alexandre Arraes, quer inserir a cor laranja na bandeira de Araripina e no seu projeto diz o seguinte: Esse projeto visa atribuir cor a engrenagem que aparece como primeira figura constante no brasão/Escudo do Município de Araripina.

Necessária a atribuição da cor da engrenagem, pois todos os outros elementos integrantes do Brasão recebem identificação de cor apenas a engrenagem com três rodas não recebe.

Na mudança o vereador sugere que a engrenagem mude da cor branca para a cor laranja, da atual administração, num ato claro de política.

Conforme história da cidade, a engrenagem branca é uma homenagem de acordo com a lei nº 1647 de 26 de julho de 1985, às indústria de gesso e farinha de Araripina. A mudança para a cor laranja seria uma forma de deixar a marca da atual administração.

De acordo com o projeto nº 1647 de 26 de julho de 1985, o azul representa nosso céu imenso, o amarelo o sol predominante na maior parte do ano e os dois ramos as plantações de milho e a mandioca. 
A lei entrou em vigor em 11 de setembro de 1985.

Na minha opinião e de muitos cidadãos, acho que existem coisas mais prioritárias no momento para serem resolvidas no município do que mudar a cor da tradicional bandeira, como por exemplo tapar os buracos existentes em todas as ruas da cidade, consertar os canos estourados de água e esgoto, cobrar da Compesa mais abastecimento do líquido precioso para a maioria dos moradores, organizar o caótico trânsito, melhorar a saúde no município, pagar os fornecedores e prestadores de serviço, etc.

HMSM ARARIPINA - 22 ACIDENTES DE TRÂNSITO NO FIM DE SEMANA



O plantão médico hospitalar da emergência do Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina registrou 25 ocorrências no fim de semana com 22 acidentes de trânsito divididos em 20 acidentes motociclísticos e 02 automobilísticos. Duas pessoas foram transferidas para o Hospital Regional de Ouricuri devido a lesões provocadas por colisões entre motos.
 
Os números são das 12:45 de sexta-feira, 24/05/13 às 13:00 de segunda-feira, 26/05/13. Também no período foi registrada 01 agressão física por arma branca, faca peixeira, com a vítima transferida para Ouricuri, 01 caso de morte a esclarecer, tendo como vítima uma criança de 05 meses, sendo o corpo transferido para o IML de Petrolina, e 01 caso de descarga elétrica.
 
Os casos do fim de semana aconteceram na Avenida Perimetral, BR-316 (03), Sítio Cipó, Centro (03), Sítio Lagoa de Dentro, Cavalete-I (02), Sítio Jatobá, Distrito do Moraes (03), Marcolândia-PI, PE 615 (02), Sítio Lagoinha, Serra dos Simões, Vila Santa Maria, Serra da Torre, Avenida Florentino Alves Batista, Vila Bringel e Sítio Saúna.
 
Na semana passada das 16:50 de quarta-feira, 22/05/13 às 08:00 da manhã de sexta-feira, 23/05/13, outras 11 ocorrências foram registradas naquela unidade hospitalar com 07 acidentes de trânsito divididos em 06 motociclísticos e 01 atropelamento.
 
Não houve vítima fatal e nem transferências para outras unidades hospitalares, mas no mesmo período também foram registrados 02 acidentes de trabalho, 01 caso de morte natural e 01 agressão física por arma branca.
 

Os casos da semana passada aconteceram na Serra dos Simões, Centro, Avenida Perimetral, Distrito de Gergelim, Marcolândia-PI, Sítio Campo Formoso e Serra do Moraes (03).           
Fonte - HMSM/Araripina/Blog do Fredson

Reportagem/ Fotos - Fredson Paiva

COMUNICAÇÃO - REDE SOCIAL MOBLI CHEGA AO BRASIL COM APELO VISUAL E AJUDA DE CELEBRIDADES


Tido como uma das principais ameaças ao Facebook e uma das redes sociais mais promissoras, o Mobli lança o aplicativo em português, para iOS e Android. Segundo a empresa, o site já tem 800 mil usuários no Brasil.

Desde que foi lançado em 2011, o Mobli vem crescendo com velocidade acima da média dos concorrentes. Seu grande diferencial é dar destaque às postagens de fotos e vídeos, mas facilitando a edição direto no celular. Celebridades como Serena Williams e Leonardo DiCaprio são entusiastas do app e ajudaram a popularizá-lo.

“O Brasil oferece uma grande oportunidade de expandirmos nossos serviços a milhões de usuários, devido à sociabilidade do povo brasileiro, que busca formas práticas para compartilhar suas experiências, e à grande extensão territorial do país, com suas belas paisagens e eventos magníficos”, disse por email Mike Mosberg, Presidente do Mobli.


Idealizado por Moshe Hogeg, o Mobli quer ser um competidor de peso no compartilhamento de fotos e vídeos. Além disso, o app tem um sistema inovador de hashtags, com busca e sugestão por geolocalização, que permite o usuário seguir e se comunicar facilmente com outras pessoas e comunidades em todo o mundo.

Com escritórios em Nova York e Israel, o Mobli está disponível em 192 países e já recebeu, em duas rodadas de investimento, US$ 28 milhões. A estratégia aqui no Brasil também passa por envolver celebridades locais como Sabrina Sato, Luan Santana, Michel Teló e Rafinha Bastos.


Do NE10

ARARIPINA - MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA PRORROGAÇÃO DO MANDATO DO ATUAL CONSELHO TUTELAR


De acordo com o teor da Resolução nº43/2012 emitida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, as primeiras escolhas gerais para conselheiros tutelares com mandato de quatro anos deverá acontecer em 4 de outubro de 2015 e a posse em 10 janeiro de 2016. 

Diante da situação, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomenda ao prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, que encaminhe projeto de lei, em regime de urgência, à Câmara de Vereadores requerendo a prorrogação do mandato da atual composição do Conselho Tutelar municipal até a posse dos escolhidos no primeiro processo unificado.

A recomendação também foi emitida para a Câmara de Vereadores para que aprecie, em regime de urgência, o referido projeto de lei, a fim de assegurar a manutenção ininterrupta das atividades desenvolvidas pelo Conselho até a próxima eleição.

O documento reforça que a função dos conselheiros tutelares tem como escopo a defesa dos direitos civis, humanos e sociais, como direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, das crianças e adolescentes (Art. 15 da Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente), razão porque não se deve colocar nenhum obstáculo para o desenvolvimento das suas atividades.

Do MPPE/Blog do Fredson/Portal Araripina

terça-feira, 28 de maio de 2013

TABAGISMO - RESTRIÇÃO À PUBLICIDADE FAZ 1/3 DEIXAR DE FUMAR

Um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010, por medidas restritivas de propaganda no País - incluindo a adoção de avisos sobre os riscos de fumar nas embalagens. E a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas.

É o que revela uma pesquisa inédita feita com 1.800 entrevistados. O trabalho, conduzido em Porto Alegre, Rio e São Paulo, mostra que 92,% dos não fumantes e 89,1% dos fumantes concordam que o governo deveria fazer mais para combater o vício. Quando indagados se produtos do tabaco deveriam ter controle maior, 83,1% dos fumantes afirmam que sim. “Os números deixam claro que a população é muito receptiva”, afirmou a coordenadora do estudo, Mary MacNally. 

Batizado de relatório da Política Internacional do Controle do Tabaco (ITC), o trabalho avaliou a opinião de 1.830 entrevistados. A pesquisa, feita no ano passado e neste ano, é fruto de uma parceria entre Universidade de Waterloo, Canadá, Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Fundação do Câncer, Aliança de Controle do Tabagismo (ACTbr) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab).

O primeiro momento analisado foi em 2009. Em um segundo momento, foram analisadas respostas no fim de 2012 e neste ano. A pesquisa identificou também queda na percepção de propaganda de cigarro. Em 2009, 42,8% dos fumantes relatavam que o marketing do cigarro era frequente ou muito frequente. Na entrevista mais recente, esse número caiu para 22,6%. O mesmo fenômeno foi notado no grupo de não fumantes. 

Sem logo

Quase metade dos entrevistados afirmou ser favorável à adoção de uma embalagem “genérica” do cigarro: todos com a mesma cor, sem desenhos, logotipos. A secretária executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, Tânia Cavalcante, comemora os dados, mas afirma que há muito a ser feito. “Ainda persiste a estratégia da promoção do produto em festa, com cartazes e luminosos. Festa não é local de venda”, afirma.

Ela observa ainda que no Brasil a exibição de pacotes de tabaco nos estabelecimentos comerciais continua a ser forte estratégia de marketing particularmente para jovens. Para reduzir a atratividade dos maços dos produtos de tabaco, o ideal seriam as embalagens genéricas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado

PAC EQUIPAMENTOS - FERNANDO BEZERRA COELHO ENTREGA MÁQUINAS A MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO, ARARIPINA FOI BENEFICIADA

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participou de evento nesta segunda-feira (27/05), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Recife, onde foram entregues 40 retroescavadeiras e 40 motoniveladoras, beneficiando 49 municípios. 

Além dessas máquinas, os municípios beneficiados vão receber carros-pipa, caminhões caçamba e pás-carregadeiras. Os investimentos do Governo Federal, que somam R$ 22 milhões, integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC- Equipamentos) e visam a recuperação de estradas vicinais e a possibilidade de se fazer pequenas obras para armazenamento de água.

Os investimentos no estado de Pernambuco totalizam R$ 214 milhões. Estes serão executados até o final deste ano com a entrega de 623 equipamentos, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Na solenidade, o ministro Fernando Bezerra Coelho, que representou o Governo Federal, explicou que as ações para a melhor convivência com a seca e a redução dos efeitos da estiagem são comuns em diferentes ministérios e visam dotar os estados e os municípios com obras estruturantes, além dos investimentos emergenciais. 

“A inclusão de mais três máquinas no pacote do PAC Equipamentos – carro-pipa, pá escavadeira e caminhão caçamba – reforçam a iniciativa do Governo de preparar o semiárido para as próximas secas”, afirmou.

A entrega dos equipamento foi feita, de forma simbólica, ao presidente da Associação Municipalista de pernambuco (Amupe), José Patriota, também prefeito de Afogados da Ingazeira.

Saiba mais sobre outras ações do Ministério da Integração Nacional para reduzir os efeitos da estiagem no semiárido: 

Operação Carro-pipa: No dia 2 de maio, o governo autorizou um incremento de R$ 202,5 milhões para contratar 30% a mais de carros-pipa, totalizando 6.170 veículos no Brasil. O recurso já está à disposição dos municípios. 

Água para Todos: A ampliação do número de cisternas já está em vigor. De 2011 até hoje, foram entregues 295.901 cisternas no Nordeste pelo Programa Água para Todos. A meta é construir 750 mil até 2014.O investimento total nas ações do programa já soma de R$ 1,4 bilhão. 

Oferta de Milho: Para amenizar os efeitos da seca sobre a produção do Nordeste, em maio de 2012 o governo deu início à chamada Operação Especial do programa Venda em Balcão, com oferta de milho a preços subsidiados para pequenos e médios agricultores do Nordeste. O preço do disparou por conta da quebra de safra nos Estados Unidos, passando de R$ 50 a saca de 60Kg . A Conab passou a vender direto para o produtor com preços entre R$ 18 e R$ 24. 

Bolsa Estiagem: Mais de 880 mil pessoas já receberam o auxílio, em 1.316 municípios, com a transferência de R$ 595 milhões. 

Seguro Garantia-Safra: Nos anos agrícolas de 2011/2012/2013, o Programa Garantia- Safra pagou R$ 953,5 milhões a 769 mil agricultores de 1.015 municípios. O benefício é destinado a agricultores que fizeram seguro ao contrair empréstimo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tiveram prejuízo com a estiagem. 

Socorro e Assistência: O Ministério da Integração Nacional transferiu aos estados (empenhados e pagos) R$ 180,5 milhões para ações de socorro/assistência às vítimas da estiagem e reestabelecimento de serviços essenciais. 

Perfuração e recuperação de poços: O governo está investindo R$ 13.42 milhões, dos quais R$ 3.35 já foram repassados para a recuperação de 346 poços que atendem 26.842 famílias. 

Linha Emergencial de Crédito: Por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o governo fez um aporte adicional de R$ 350 milhões de recursos para as linhas de crédito emergenciais. Com isso, o total de recursos chega a R$ 2,75 bilhões. 

Força Nacional: A Força Nacional de Emergência contra a Seca já está trabalhando nos estados afetados pela estiagem há mais de 10 meses.

Observatório: O governo federal criou o Observatório da Seca - http://www.brasil.gov.br/observatoriodaseca/index.html. 

PAC Prevenção: Lançado pelo governo Federal em agosto de 2012, o PAC Prevenção soma recursos de R$ 3 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão para seca e R$ 1,2 bilhão para prevenção de enchentes. Estão previstas mais de 130 obras em nove estados. 

Relação dos municípios beneficiados com equipamentos: 

Retroescavadeira: 

Agrestina
Altinho
Angelim
Alagoinha
Araripina
Arcoverde
Belo jardim
Betânia
Bezerros
Bom Jardim
Brejão
Brejo da Madre de Deus
Buíque
Cachoeirinha
Caetés
Calçado
Camocim de São Félix
Canhotinho
Carnaubeira da Penha
Carpina
Caruaru
Casinhas
Cedro
Chã Grande
Correntes
Cupira
Frei Miguelinho
Garanhuns
Itacuruba
Ibirajuba
Jataúba
João Alfredo
Jucati
Jurema
Lagoa do Ouro
Lajedo
Limoeiro
Orobó
Palmeirina
Panelas 

Motoniveladora 

Agrestina
Altinho
Angelim
Alagoinha
Araripina
Arcoverde
Afogados da Ingazeira
Belém do São Francisco
Betânia
Bezerros
Bom Jardim
Brejão
Brejo da Madre de Deus
Buíque
Cachoeirinha
Caetés
Calçado
Camocim de São Félix
Canhotinho
Carnaubeira da Penha
Carpina
Caruaru
Ibirajuba
Jataúba
João Alfredo
Jucati
Jurema
Lagoa do Carro
Lajedo
Limoeiro
Orobó
Ouricuri
Palmeirina
Panelas
Passira
Paudalho
Pesqueira
Petrolina
Poção
Pombos

Fonte - 
Ministério da Integração Nacional/
Assessoria de Comunicação Social

INTERNET - ESTÁ NO AR A PRIMEIRA TV PARA SURDOS

Sabe aquela tela minimizada que, ao canto inferior direito da TV, reproduz em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), especialmente às pessoas com deficiência auditiva, o conteúdo do áudio do programa? Pois é, na TV INES, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, a ordem é inverter a proporção dessas telas e ampliar a imagem de quem fala na linguagem de sinais. Está no ar a primeira TV para surdos do País.

Segundo estimativas informadas à reportagem pela diretora do INES, Solange Rocha, o Brasil conta com uma plateia em torno de 5 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Veiculada apenas via internet, pelo endereçowww.Tvines.Com.Br, a TV INES não dispensa o sonho de chegar a um canal com sinal convencional de TV, de preferência no segmento aberto.

Para tanto, vai experimentando um conteúdo a seu modo, com tudo a que uma emissora de TV tem direito. Alguns programas já são especialmente produzidos para o canal, como o humorístico Piadas, o Aulas de Libras e o Tecnologia, sobre novidades e avanços tecnológicos que podem facilitar a vida das pessoas com deficiência auditiva. 

Outros são adaptados para a TV INES, que reedita as imagens inserindo um quadro com linguagem de Libras e legendas na tela. São os casos do Salto para o Futuro, Via Legal, Brasil Eleitor, filmes e desenhos animados. Há ainda o Jornal Visual em três edições diárias, único telejornal dedicado aos surdos no Brasil. 

"É uma TV para e sobre surdos", define Solange. "Nossa ideia é criar um entorno positivo a esse universo, para que eles possam ter esse conforto, e que o mundo também entre no universo deles: é um espaço de entrada e de saída." A ideia nasceu há cerca de dois anos, quando a TV Brasil, em busca de uma assessoria com tradutores intérpretes para surdos, procurou o INES. 

"Nessa altura, eu estava desenvolvendo um projeto de cultura, em que os professores ficavam em tela cheia, invertendo a lógica daquele quadradinho mínimo da linguagem de Libras." Na época, o instituto (ligado ao Ministério da Educação, com sede no Rio de Janeiro) havia comprado vários televisores para criar uma comunicação interna entre os alunos. "Resolvemos fazer uma televisãozinha interna", lembra.

A meta agora é produzir mais, ampliando o menu de títulos feitos pelo canal e reduzindo assim a parcela de programas adaptados. "Montar uma grade é muito complexo", admite Solange, que chegou ao instituto há 30 anos, como professora de história.

O canal conta hoje com programação diária de oito horas e sua operação ainda é tratada como experimental. Mas é o suficiente para incentivar a comunidade surda a investir em seus talentos criativos. "Temos um grupo bastante criativo de artistas surdos que estão trabalhando nessa televisão, escrevendo, atuando, apresentando", vibra a diretora.

Do NE10

ARARIPINA – VILA JUREMA – OUTRA MOTO É TOMADA DE ASSALTO POR BANDIDOS ARMADOS




Mais uma moto foi tomada de assalto em Araripina, desta vez na Vila Jurema, imediações do Alto da Boa Vista. Conforme a polícia por volta das 11:30 da manhã de domingo, 26/05/13, a vítima de 39 anos, solteira, residente no Bairro José Martins, conduzia sua moto CG Fan 125, cor preta, placa KLU-2550, quando foi surpreendida por 02 indivíduos de capacete em outra moto de cor, marca e placa não identificados e armados com um revólver, interditaram a via e roubaram a moto da vítima, em seguida fugiram tomando destino ignorado. Durante a operação Duas Rodas, policiais militares conseguiram localizar a moto no Sítio Canastra, próximo ao aeroporto, onde a mesma estava lá abandonada e foi encaminhada para a DPC local. 



ARARIPINA - II - FEIRA DO ROLO – PM APREENDE OBJETOS FURTADOS E PRENDE LADRÕES
Policiais militares da 2ª CIA de Araripina prenderam por volta das 09:00 da manhã de sábado, 25/05/13, na Feira do Rolo no estacionamento do Banco do Brasil, 03 indivíduos acusados de arrombamento e furto de uma residência na Rua Luz Florentino de Araújo. Conforme a vítima de 49 anos, casado, agente administrativo, o arrombamento aconteceu no dia anterior quando o mesmo chegou à sua residência e viu a porta arrombada e as telhas da casa afastadas, sentindo de imediato a falta de alguns objetos. 

Na manhã de sábado a PM com ajuda da vítima localizou na feira do rolo uma parte dos objetos que estavam em poder do agricultor de 30 anos, solteiro, residente no Sítio Lagoinha. Este informou que a outra parte dos objetos estavam com outros dois indivíduos. Todos os evolvidos e os materiais recuperados foram encaminhados para a DPC local. A prisão dos ladrões foi realizada pelos policiais Maxnandro Sá e Pedro Soares. O caso foi registrado na delegacia.

ARARIPINA – III - SÍTIO CARUÁ – LADRÕES FURTAM TRATOR DE DENTRO DE PROPRIEDADE


Um trator foi furtado de dentro de uma propriedade no Sítio Caruá, zona rural do município, na madrugada de domingo, 26/05/13. A polícia foi acionada por volta das 09:30 da manhã pela vítima Noé de Barros de 58 anos, casado, agricultor, residente no Alto da Boa Vista. Ele relatou que o trator Valtra/Valmet de cor amarela, ano 2010, Mod. 4RA750 4X4, foi furtado do interior de sua propriedade por elementos ainda não identificados. Viaturas realizaram várias diligências no intuito de localizar algum suspeito, mas não obtiveram êxito. A vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia.

ARARIPINA-PE/PICOS-PI – EQUIPE MALHAS DA LEI CUMPRE TRÊS MANDADOS DE PRISÃO


A equipe especializada em cumprimento de mandados de prisão, equipe Malhas da Lei da 24ª Delegacia Seccional de Araripina, cumpriu 03 mandados de prisão na quarta-feira, 23/05/13, no estado do Piauí, sendo dois deles na cidade de Picos e um na cidade de Inhuma. Foi capturados o vulgo Chagas do crediário de 30 anos, natural de Petrolândia-PE, foi preso em virtude de um mandado de prisão preventiva pela prática do crime de roubo, cometido na cidade de Ouricuri. De acordo com os policiais, ele é um individuo muito perigoso, sendo ele oriundo de uma família de homicidas, onde o próprio acusado já foi preso duas outras vezes pela mesma equipe em cumprimento a mandados de prisão de homicídio. Também em Picos a mesma equipe conseguiu capturar o vulgo Rangel de 24 anos.

Ele foi preso no momento em que chegava em sua residência por conta de um mandado de prisão preventiva decretada pela juíza Anna Paula Borges Coutinho da comarca de Petrolina, onde ele figura como autor de um homicídio qualificado. Já em Inhuma, os policiais conseguiram prender Jose de Lima de 42 anos, mais conhecido por Val. 


Ele estava foragido da justiça pernambucana há 19 anos e é acusado de homicídio qualificado na cidade de Moreilândia-PE. Os acusados após serem apresentados na Delegacia de polícia do estado do Piauí, foram recambiados ao Estado de Pernambuco onde foram recolhidos a cadeia pública de Ouricuri.

TRINDADE – BR-316 – MOTOCICLISTA MORRE APÓS COLISÃO DE MOTO COM CARRO 

Um motociclista de 38 anos morreu após uma colisão no quilômetro 52 da rodovia BR-316, em Trindade. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu na noite de sábado, 25/05/12 e de acordo com a PRF, a vítima Adailton Adonias João de Souza seguia pela rodovia no sentido Araripina-Trindade, quando perdeu o controle da motocicleta, cor preta e placa KKE-7937 e bateu em um veículo não identificado. O motorista do automóvel fugiu sem prestar socorro à vítima. O piloto da moto morreu no local. Após a perícia do local, o corpo de Adailton foi removido ao necrotério do Hospital Municipal de Trindade. A polícia civil do município vai investigar as causas do acidente.


Fonte - DINTER-II/Petrolina/24ª DESEC e 2ªCIA/Araripina

PERNAMBUCO - SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS RECEBEM A PARTIR DESTA TERÇA

Os salários dos servidores públicos do Estado de Pernambuco, referente ao mês de maio, serão disponibilizados nesta semana, entre terça (28) e sexta-feira (31). Conforme calendário divulgado pela Secretaria de Administração de Pernambuco, aposentados e pensionistas recebem no primeiro dia. 

Na quarta, o pagamento é efetuado para os servidores ativos da Secretaria de Educação, e na sexta, para demais servidores públicos da administração direta e indireta. A folha de pagamento de maio está orçada em R$ 647.460.202,74  milhões e engloba 219.161 mil contracheques.  

É importante ressaltar que na quinta-feira (30) não haverá pagamento porque a data corresponde ao feriado nacional de Corpus Christi e as agências bancárias não funcionam.

TABELA DE PAGAMENTO – MAIO/2013
SITUAÇÃO
ÓRGÃOS/SECRETARIAS
MAIO
INATIVO
Governadoria do Estado, Secretaria  da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos,  Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação/CPM, Secretaria de Transportes, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, EX-CONDEPE, EX-CPM, EX-DETELPE, EX-FIDEM, EX-FIAM, EX-ITEP,  DER, DETRAN, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IPEM, IRH,  JUCEPE e  UPE; Além dos Pensionistas do FEPPA, Pensões Especiais, Pensionistas do Estado e de Prefeituras.
28/05
ATIVO
Secretaria de Educação- Conservatório Pernambucano de Música
29/05
ATIVO
DIRETA
Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria  da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assessoria do Governador, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Imprensa, Secretaria de Cultura, Secretaria da Mulher, Secretaria dos Esportes, Secretaria de Articulação Social e Regional, Secretaria da Criança e da Juventude, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos,  Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Secretaria de Turismo, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Secretaria  de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Extraordinária da Copa 2014.
31/05
ATIVO INDIRETA
AD/DIPER, APAC, ARPE, ATI, CEHAB, AGPLPS, CPRH, DER, EPTI, EMPETUR, FACEPE, FUNAPE, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IRH (Inclusive EX- DETELPE, EX-CONDEPE, EX-FIDEM, EX-FIAM e EX-ITEP) IPA, PERPART, UPE, Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
31/05

Da Gerência de Apoio à Comunicação

Secretaria de Administração de Pernambuco