ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 10 de junho de 2013

SÃO JOÃO - ESPECIALISTA ALERTA PARA RISCO DE QUEIMADURAS NO MANUSEIO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Eles podem ser um grande atrativo para os olhos, mas representam um perigo maior do que qualquer visão bonita para as mãos e outras partes do corpo. Neste São João, atenção redobrada com os famosos fogos de artifício. Uma simples distração na hora de ler as recomendações ou a pressa para começar a brincadeira podem deixar marcas irreversíveis na vida dos acidentados.

Segundo o cirurgião plástico Marcos Barreto, chefe da unidade de tratamento de queimaduras do Hospital da Restauração (HR), localizado na área central do Recife, a primeira medida de segurança é evitar que os fogos de artifício sejam usados por crianças. "O risco de destruição é muito grande, já que é considerado um explosivo", alerta. Outra grande recomendação é a leitura correta e atenta do manual de instruções. Nada de confiar apenas na intuição para dar início ao festival de brincadeiras juninas.

O tratamento é o mesmo para crianças e adultos. O que muda é a suportabilidade da dor. Na criança, é menor

Outro grande vilão na época junina - e em todas as comemorações - é a bebida alcoólica. A mistura de álcool e fogos na maioria das vezes causa destruição. "O lapso entre acendimento e explosão aumenta; se você bebe, terá um retardo nos reflexos", alerta Marcos Barreto.

Em caso de queimaduras, a primeira coisa a fazer é colocar a área afetada em contato com água corrente por 15 a 20 minutos. Em seguida, envolver a região com um pano úmido e limpo e seguir para o hospital. Nunca recorra aos mitos urbanos para tentar amenizar a dor. Passar pomada caseira, pasta de dente, clara de ovo, margarina, pó de café ou outro tipo de substância com nenhuma veracidade de tratamento comprovada está fora de cogitação. "Ao colocar esses produtos na área, eles vão aderir à lesão; quando chegar no hospital, não vamos conseguir removê-los", destaca o especialista. Quando a assepsia é comprometida, o paciente pode sofrer com infecções e outras graves consequências.

MEMORIZE AS RECOMENDAÇÕES:

Crianças devem ficar longe dos fogos de artifício

Não misture bebida alcoólica com manuseio de explosivos

Leia sempre as instruções antes de começar as brincadeiras

Em caso de queimaduras, coloque a área lesionada em contato com água corrente

Envolva a queimadura com pano úmido e limpo e siga para o hospital

Nunca passe substâncias caseiras ou de eficiência não comprovada na área lesionada

O tratamento da queimadura deve ser levado a sério. Quanto maior a extensão e a profundidade do ferimento, maior o tempo de recuperação. Se o paciente não persistir, pode haver até mesmo risco de morte, independente da lesão. "Quando a pele é lesionada, as bactérias presentes na região podem invadir a área e iniciar uma infecção; muitas vezes entram na corrente circulatória e causam falência múltipla dos órgãos", finaliza o cirurgião.

Malu SilveiraDo NE10

Nenhum comentário: