ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 4 de junho de 2013

ELEIÇÕES NA AEDA - MAIS UMA VEZ O MINISTÉRIO PÚBLICO E DESRESPEITADO


O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), novamente desobedece recomendação do Ministério Público de Pernambuco. No dia 22 de maio, o promotor de Justiça Adriano Camargo Vieira emitiu recomendação para solicitar ao gestor que determine a realização da eleição para cargos de direção da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA). Conforme o documento, o prazo para que a votação seja promovida é de dez dias. A recomendação foi publicada no Diário Oficial.

A eleição solicitada pelo MPPE teria que seguir a legislação municipal e os regimentos das instituições de ensino, as quais determinam que a escolha para a composição da direção da autarquia – composta por presidente, vice-presidente, diretores e vice-diretores da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FACISA), Faculdade de Ciências Agrárias (FACIAGRA) e Faculdade de Formação de Professores (FAFOPA) da cidade – deve ser, em parte, eletiva.

De acordo com o promotor de Justiça, apesar de existir a determinação para que o processo eleitoral seja feito, “foi perpetuada uma cultura local de não serem realizadas essas eleições. A nomeação é feita unicamente pelos gestores públicos.” Para Vieira, “a autarquia tem que ter uma certa autonomia do poder executivo”.

Para que a situação seja regularizada, a eleição deverá ser realizada em duas etapas. Na primeira, a votação é feita por professores, alunos e funcionários, os quais devem participar efetivamente para que listas tríplices sejam formadas. Na segunda, estas listas serão apresentadas ao prefeito para que o gestor escolha os ocupantes dos cargos para mandatos de dois anos – esta seleção não pode recair em professores de chapas diferentes.

Caso a recomendação não seja cumprida, o promotor de Justiça poderá ingressar com uma Ação Civil Pública.

Com informações do Portal Araripe

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é mais uma vez quem paga a conta somos nós araripinenses. Mas tudo isso só acontece porque o povo é burro, já ouviu a frase - "unidos venceremos" ? pois é, vamos lá pessoal, vamos juntar uma militância de mais de 5 mil pessoas, número esse muito inferior ao de pessoas que não gostam de Alexandre, vamos para frente da prefeitura pedir ordenar que esse homem deixe a gestão de Araraipina, vamos exigir isso, nós podemos fazer isso, sofremos porque queremos mas até quando vai durar isso???? até quando?? até quando ainda restar dinheiro nos cofres da cidade?? vamos deixar esse Arraes fazerem e acontecem aqui dentro ????
vamos lá pessoal...