ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

RELÓGIOS ADIANTADOS - HORÁRIO DE VERÃO COMEÇOU


Neste ano o horário de verão começou neste domingo, 16/10. Para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, que voltará a ter a mudança após oito anos e será o único Estado do Nordeste incluído. Nestes locais, os relógios foram adiantados em uma hora. O objetivo da medida é economizar energia. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Na Bahia, a medida foi recebida com protestos de trabalhadores. Para eles, ao aderir ao horário de verão, o governo estadual cedeu à pressão dos empresários. No entendimento da classe, a mudança prejudica os funcionários. O argumento é que, com o horário de verão, o trabalhador precisa acordar uma hora mais cedo e enfrentar problemas de transporte e segurança.

Em 2010, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado. O horário de verão é adotado sempre nessa época do ano devido ao aumento da demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando o relógio em uma hora. (Com informações do R7 e Blog do Martinho Filho).

Nenhum comentário: