ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

LEGIÃO DA BOA VONTADE - PAIVA NETTO CELEBRA 22 ANOS DO TBV COM ORAÇÃO ESPECIAL PELAS FAMÍLIAS


No dia 22 de outubro, o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, comandou a sessão solene em comemoração dos22 anos do Templo da Boa Vontade (TBV). Ele transmitiu, via satélite, para o Brasil e o mundo uma mensagem especial pelo aniversário do monumento, localizado em Brasília/DF (Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 915, Lotes 75 e 76), e fez uma oração ecumênica pelo fortalecimento moral e espiritual das famílias.

A sessão solene foi o ápiceda festividade “Outubro no TBV”, que teve início em 30 de setembro e cuja programação abrangeuma série de eventospara celebrar o aniversário do Templo da Boa Vontade, inaugurado em 21 de outubro de 1989, por Paiva Netto.Com ambiência plena de espiritualidade, o local inspira a harmonia naqueles que o adentram. Não à toa,é conhecido como o Templo da Paz, tornando-se, ao longo desses 22 anos de existência, parada obrigatória para quem deseja manifestar a fé de maneira livre e/ouencontrar tranquilidade e paz interior.

Também constituireferênciade peregrinação ecumênica e ponto de encontro da cultura, da educação, da arte e da religiosidade porpropiciar a seus visitantes e frequentadores momentos de elevaçãodo saber e do Espírito, além da vivência de nobres sentimentos.Aclamado pelo povo como uma das Sete Maravilhas de Brasília, é o monumento mais visitado da capital brasileira, recebendo anualmente mais de um milhão de peregrinos do país e do exterior, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur).

Construído na forma de pirâmide heptagonal, o TBV tem arquitetura moderna.Em seu topo há aquela que é considerada a maior pedra de cristal puro do mundo, com aproximadamente 21 quilos. O piso da nave, em mármore,contém o desenhode uma espiral com dois caminhos, que são percorridosem oração pelos visitantes e peregrinos.

O caminho de cor escura, no sentido anti-horário, representa a difícil jornada do homem na busca de um ponto de equilíbrio,terminando no centro da pirâmide, exatamente sob o cristal, ondeuma placa redonda de bronze simboliza a descoberta da luz e o início de uma nova jornada. Por sua vez,o caminho de cor clara, no sentido horário, representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais conquistados mediante o esforço individual.O percurso é concluído em frenteaoTrono e Altar de Deus, representação artística ecumênica criadapeloescultor italiano Roberto Moriconi.

Outros espaços do Templo da Boa Vontade atraem atenções de pessoasdo mundo todo,dentre os quais se destacam a Mandala, o Memorial Alziro Zarur, a Sala Egípcia — ambiente de recolhimento e meditação —, a Galeria de Arte e a Fonte Sagrada. Visitar o monumentoestá se tornando, cada vez mais,um compromisso inadiável para quem passa por Brasília.

“Outubro no TBV”

Cerimônias ecumênicas e apresentações musicais, culturais e artísticassão algunsdos eventoscomemorativos do 22º aniversáriodo TBV.No dia 8, foi inaugurada, na Galeria de Arte, a mostra cultural e artística “Juventude: 50 anos de Boa Vontade”, que permanecerá aberta para visitação até 30 de outubro.O público poderáconhecer na exposiçãoa história, a luta e as realizações de um dos mais tradicionais movimentos de protagonismo juvenil: a Juventude Ecumênica Militante da Boa Vontade de Deus.

No dia 21, o Plenário José de Paiva Netto, no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica(ParlaMundi), da LBV, foi palcodas duas sessões do “Espetáculo Música Legionária — Ideal e Militância”. O show, que contou com vários recursos e técnicas eincluiu ritmos como pop, rock, hip hop, tango e sertanejo, teve a participação de solistas e coros de diversas regiões do Brasil,os quais expressaram, por meio da arte, o espírito solidário que identifica o trabalho da militância no bem.

As apresentações musicais encontraram-secom outras linguagens da arte — dança, teatro e peças em multimídia —, retratando situações vividas por Jesus e Seu impacto renovador sobre aqueles que receberam Sua mensagem.Nesse dia, também ocorreu, na Nave do TBV, um ato ecumênico, com a presença de autoridades, lideranças religiosase representantes de diferentesáreas do conhecimento humano e de organizações da sociedade civil.

OPlenário José de Paiva Netto ainda foi o lugar em que se realizou, no dia 22, oshow “Juventude: 50 anos de Boa Vontade”. Na ocasião, bandas, duplase intérpretes individuais apresentaram as canções vencedoras da edição 2011do Festival Internacional de Música da LBV.

A festividade “Outubro no TBV” prosseguirá até o fim do mês. Mais informaçõesacerca do Templo da Boa Vontade e/ou sobre a programação dos eventos podem ser obtidasdiretamente no monumento, pelo tel. (61) 3114-1070 ou no site www.tbv.com.br.

Nenhum comentário: