ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COMPESA - POPULAÇÃO DE ARARIPINA RECLAMA DA QUALIDADE DA ÁGUA


Nos últimos dias a população de Araripina voltou a reclamar dos serviços prestados pela Compesa no município. Novamente o nome da empresa voltou a ocupar os principais programas jornalísticos das emissoras de rádio da cidade. Dessa vez, a população não reclamou da falta de água nas torneiras e sim da sua qualidade. A água que está chegando às torneiras da população não é de boa qualidade, haja vista que a Compesa está misturando a água da adutora do oeste (Rio São Francisco) com alguns mananciais existentes na região, a exemplo dos açudes de Lagoa do Barro, Entre Montes e Barriguda. Por conta disso, a água está com um gosto ruim, nem chegando perto de ser potável.

A população vem reclamando constantemente e informações dão conta de que em virtude do colapso que vive hoje a adutora do oeste, que não mais comporta abastecer os municípios do Araripe, a Compesa estaria utilizando como recursos alguns mananciais de água existentes na região. Porém, essa “mistura”, tem sido motivo de reclamações da população, pois a água que chega às torneiras não deve estar passando pelo tratamento adequado, uma vez que o seu gosto não agrada ao paladar de quem consome. O blog tentou contato com a gerência regional da Compesa em Ouricuri mais não obtivemos sucesso. Ligamos para os dois telefones – fixo e celular- fornecidos pelo gerente Ranulfo Siqueira, mas os mesmos chamam e a ligação não é atendida.

Outro fator que tem chamado a atenção em Araripina e causa preocupação é que muitas pessoas afirmam estarem com problemas de saúde em virtude de terem ingerido a água da torneira. Alguns afirmam que sentem problemas de diarréia e coceira no corpo. Virou uma questão de saúde publica e de alerta para as autoridades do município.

COMPESA ENVIA RESPOSTA A RESPEITO DO ABASTECIMENTO EM ARARIPINA

O blog recebeu em 29/09/11, e-mail da Assessoria de Imprensa da Compesa em resposta sobre o abastecimento d’água realizado a partir do manacial de Lagoa do Barro. A nota tem o seguinte teor:

“Em resposta aos moradores de Araripina, com relação à utilização da água da Lagoa do Barro no abastecimento da cidade, a Compesa esclarece que a água distribuída pela Companhia, acompanhada através de análises periódicas nos mananciais e em residências, está totalmente dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo decreto 518/2004. A utilização da água do manancial se dá por conta da quantidade de água, oriunda do Rio São Francisco, que é insuficiente para atender a demanda de toda região. Sendo assim, os mananciais, presentes também em municípios como Moreilândia, Bodocó e Exu, se apresentam como um reforço. A Compesa reafirma seu compromisso de oferecer uma água de boa qualidade, levando sempre em consideração a saúde da população”.

Luciana Passos

Assessoria de Imprensa da Compesa

Informações - Blog do Martinho Filho

Um comentário:

mestro disse...

A primeira vez que tomei um copo dessa nova água, em menos de um minuto corri para o banheiro... já sabem o que deu.