ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 23 de março de 2011

TUSUNAMI EM SERROLÂNDIA - MAIS UMA ENCHENTE NUM LUGAR QUE FICA A QUASE 700 METROS DE ALTITUDE NA CHAPADA DO ARARIPE



As imagens são de uma inundação recente, ocorrida no final de semana, na Vila Serrolândia, em Ipubi (PE). O povoado fica localizado na Chapada do Araripe, entre Araripina (PE) e Crato (CE), cortada pela PE 585. Prova de que, mesmo tendo todas as alternativas para construir sem colocar a própria vida em risco, o ser humano prefere encontrar, em meio a uma vastidão de lugares próprios para habitar de uma chapara, aquele mais impróprio. Mesmo nos altiplanos existem as depressões.

A vila de Serrolândia é uma dessas depressões por onde correm as águas de uma imensa faixa de terras da Chapada do Araripe devastada para o plantio de mandioca. Este lugar já foi quase destruído uma vez. A nova vila, construída em lugar alto, por Jarbas Vasconcelos, poderia ter servido de alerta para os que resolveram manter seus pertences em lugar de risco.

Quem passa pelo lugar em dias de sol jamais leva em consideração que um 'tsunami' poderá assustar os moradores de lugar tão pacato. Mas os moradores antigos e os técinos da prefeitura sabem perfeitamente que o lugar é impróprio para morar, bastando se afastar 100 metros da parte baixa para habitar em segurança. Toda teimosia tem seu custo. Afrontar a natureza não poderia fugir à regra.

Fonte - Blog Meu Araripe

3 comentários:

Nájila disse...

O caos está se agravando a cada chuva, porém o local onde ocorreu a filmagem é uma das ruas principais a que dá acesso à Escola Pedro Vicente de Souza onde se concentra um grande número de alunos, no entanto fica difícil desabitar esse trecho, o que deveriam fazer eram os governantes tomarem providências quanto ao trajeto da água que desce pelas estradas e serras ao redor de Serrolândia.

Samuel Santos, 30 anos, Locutor, Blogueiro e Estudante de Licenciatura Plena em geografia  - UNEB - Campus IV - Jacobina - BA. disse...

Olá... Nossa, estou impressionado com esse video. Eu sou de serrolãndia. Gostaria que vcs mim confirmasse se essa cidade é Serrolãndia bahia. piis... não estou acreditando.

www.samuelsantosok.blogspot.com

Anônimo disse...

O mais impressionante, além da enchente, é vermos as pessoas atravessando essa ¨tsunami¨, inclusive eu atravessei, pois estávamos ilhados, do outro lado da rua que dá acesso a escola Pedro Vicente de Souza. Sou professora da referida escola e precisava vir para Araripina, onde moro. De fato, o trecho é o destino das aguas das encostas, Precisa-se de providencias urgentes antes que aconteça uma tragédia, pois presenciamos nossos alunos tentando atravessar, num lugar onde nem mesmo os carros conseguiam.....