ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 19 de março de 2011

SEMINÁRIO EM ARARIPINA - TODOS POR PERNAMBUCO É ABERTO POR VICE-GOVERNADOR


O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto abriu, ontem, sexta-feira, 18/03/11, o seminário do Todos por Pernambuco em Araripina, sertão do Araripe. Enquanto Eduardo entregava uma Escola de Referência em Dormentes, além da inauguração da estrada que liga os municípios de Santa Cruz à Santa Filomena, o vice-governador comandou o seminário no período da manhã.


O auditório do Centro Tecnológico do Araripe ficou lotado. O credenciamento dos participantes, que seria feito até às 8h30, foi estendido até depois das 10h. Com isso, as seis salas temáticas só foram abertas às 11h. Uma sétima sala, de tema livre, também foi aberta, devido à procura dos participantes.


Enquanto vários secretários trabalham na sala extra, Danilo Cabral (Cidades) falando sobre infraestrutura; Cristina Buarque (Mulher) para discutir desenvolvimento social; secretário de Defesa Social, Wilson Damázio comandou as discussões sobre segurança; Fernando Duarte (Cultura) presidiu a sala temática sobre educação e cultura, Antônio Figueira (Saúde) comandou os debates relativos à sua pasta e Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico), tratou do tema e da sustentabilidade. Além do prefeito de Araripina, Lula Sampaio, outros gestores municipais e vários deputados estaduais também participam da reunião.


Os prefeitos que integram o Consórcio do Araripe - 13 ao todo - se reuniram na Prefeitura de Araripina, para definir uma estratégia em relação aos pontos tratados no seminário Todos por Pernambuco, na segunda etapa com a presença do governador Eduardo Campos.


Eles estão preocupados com os boatos de que o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, estaria querendo mudar o sistema do consórcio na administração do hospital regional de Ouricuri.


O hospital foi regionalizado em março de 2010, em processo iniciado pelo então secretário João Lyra Neto. A unidade de saúde foi entregue a Organização Social Santa Casa. Sua manutenção custa R$ 800 mil por mês. Atende uma população em torno de 300 mil pessoas, que moram nos 10 municípios do Araripe.


O governo entregou 15 ambulâncias aos municípios da região, um para cada muncípio e três para o Hospital Regional, pleito dos prefeitos. Há uma deficiência de médicos na região. Hoje, só existem 42 médicos atuando na região pelo SUS, quando seriam necessários pelo menos 100.


O seminário foi dividido em dois momentos, sendo pela manhã as discussões nas salas temáticas e no período da tarde apresentação em plenária dos resultados das discussões. A sala de educação e cultura abrangeu todas as ações relativas às áreas de ensino fundamental e médio, educação profissionalizante, ações de fomento à cultura e outros assuntos relativos a essas áreas. Na saúde as ações se referiram à qualidade do serviço de saúde pública na região. Na segurança foram discutidas as ações e idéias para a segurança pública.


Na sala de desenvolvimento social foi destaque o esporte e lazer, mercado de trabalho, criança e juventude, promoção da igualdade e assistência social. Na infraestrutura o assunto foi abastecimento d'agua e esgotamento sanitário, estradas e rodovias, urbanização e transporte público, e na de desenvolvimento econÕmico e sustentabilidade foram temnas as ações relativas às áreas de turismo, proteção ambiental, pesquisa científica, industrias e arranjos produtivos.


Nenhum comentário: