ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

EXECUTIVO E LEGISLATIVO - PERNAMBUCO NOS PODERES


O Estado de Pernambuco parece estar vivenciando um de seus melhores momentos de participação no poder federal. Depois de oito anos da presença, legitimamente conterrânea, de Luiz Inácio Lula da Silva, na Presidência da República, o trabalho com o olhar voltado para Pernambuco cabe agora a outros “filhos” ilustres. No Planalto agora está a mineira radicada no Rio Grande do Sul e com pouca vinculação com o Nordeste, Dilma Rousseff (PT).

Compõem o time nos poderes Executivo e Legislativo: Fernando Bezerra Coelho (PSB), titular do Ministério de Integração Nacional; Humberto Costa, com a tarefa de líderar o PT no Senado; o trio composto por Eduardo da Fonte (PP), Inocêncio de Oliveira (PR) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC) marcando presença na Mesa Diretora da Cãmara de Deputados; e a socialista Ana Arraes liderando o PSB na Câmara. O Estado ainda poderá ter Gonzaga Patriota (PSB) como líder da bancada do Nordeste. E ainda tem o capital político do governador Eduardo Campos, por ser presidente nacional do PSB.

Historicamente Pernambuco sempre teve “cadeira cativa” no “centro das decisões”. Do abolicionista Joaquim Nabuco até o torneiro mecânico que tornou-se presidente da Nação, os “leões do norte” chegaram ao século XXI com uma marca ainda maior, traduzida em papeis de destaque. “A liderança de Pernambuco é natural. Quando se fala em potência política, é normal lembrar do nosso Estado. Não é bairrismo. Nós temos representação mesmo”, afirmou a deputada federal Ana Arraes.

Entre outros Pernambucanos que foram protagonistas na Capital Federal, é possível citar Fernando Lyra (PMDB), ex ministro da Justiça do Governo Sarney (1985/86); e os petistas Fernando Ferro, que foi líder do Governo Lula na Câmara; e o recém - eleito líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa, que de 2003 a 2005 atuou como ministro da Saúde.

Nesta lista, também está incluído o democrata Marco Maciel, que em 44 anos de vida pública, ocupou os cargos de Presidente da Câmara dos Deputados (1977/1979), ministro da Educação e Cultura (1985/ 1986), ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República (1986/1987) e vice-presidente da República (de 1995 a 2002).

“Com o espirito de pernambucanidade, espero que possamos traduzir esta força em mais investimentos, em mais obras, que foi o que fizemos nos primeiros quatro anos ao lado do presidente Lula. Traduzir força política em conquista concrreta para o povo”, ressaltou o governador Eduardo Campos. Nos oito anos (2003-2010) em que o País esteve sob o comando do retirante de Caetés - município do Agreste do Estado -, grandes empreendimentos foram instalados em todo o Estado.

Só no Complexo Industrial de Suape, cerca de 44,5 mil empregos diretos e indiretos foram gerados apenas com os projetos principais, chamados de estruturadores, a exemplo da Refinaria Abreu e Lima; as três fábricas da Petroquímica Suape e o Estaleiro Atlântico Sul, o maior do hemisfério sul . A siderúrgica CSS e a fábrica da Fiat também serão responsáveis pelo crescimento da geração de empregos e pelos investimentos de mais de R$ 35,4 bilhões nesta região.

Izabelyta Guerra - Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: