ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SALGUEIRO - LULA COMEÇA DESPEDIDA NO NORDESTE


O presidente Lula desembarca em Pernambuco nesta terça-feira. Será a oitava visita dele ao estado somente neste ano.

O lugar escolhido para o desembarque é Salgueiro, município do Sertão e por onde passa uma das obras mais propagandeadas pelo governo federal: a transposição do Rio São Francisco. A última vinda do presidente ao estado foi no dia 29 de outubro, dois dias antes do segundo turno das eleições presidenciais. Lula participou de carreata pelo centro do Recife em apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT).

A última vez que o presidente esteve no estado foi dois dias antes do segundo turno para pedir votos para Dilma Rousseff. Em Salgueiro, o petista vai estar junto dos moradores. Na Vila Uri, ele entregará títulos de posse de terra para 113 famílias de áreas atingidas pelas obras da transposição. A princípio, o presidente repassará pessoalmente alguns títulos, mas há expectativa na cidade de que ele repita o gesto feito em Cabrobó, também no Sertão pernambucano, em outubro do ano passado.

Em 2009, a previsão era de o petista sortear três imóveis dentro do Programa de Reassentamento de Populações e de Integração do Rio São Francisco, mas sorteou mais de 25. Do governo federal, o programa relacionado à transposição prevê que se construam 18 vilas, chamadas de produtivas, para assentar 703 famílias.

Lula deve desembarcar no interior pernambucano por volta das 11h da terça-feira. Além da entrega dos títulos de terra, o presidente vai se reunir, às 14h, com o governador Eduardo Campos (PSB). Na pauta do encontro, a instalação da montadora da Fiat no Complexo Industrial Portuário de Suape.

Será a segunda planta industrial da empresa italiana no país. O presidente mundial da Fiat, Sérgio Marchionne, fará o lançamento da pedra fundamental da montadora também na terça-feira, podendo participar do encontro de Lula com Eduardo, no Sertão. A montadora ficará pronta em 28 meses.

Antes de Salgueiro, o presidente terá passado por dois estados nordestinos. Hoje, o primeiro compromisso do petista na região será em Missão Velha (Ceará), onde percorrerá aproximadamente 15 dos 110 quilômetros da Ferrovia Transnordestina que interligam o município cearense a Salgueiro.

As obras da ferrovia, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em mais de R$ 5 bilhões. A chegada da comitiva presidencial em Missão Velha está programada para as 15h, devendo Lula, cerca de uma hora depois, participar de uma solenidade no centro dessa cidade. O petista dormirá em Juazeiro do Norte (Ceará).

Na terça-feira, a agenda do presidente da República começará em São José de Piranhas (Paraíba). No município paraibano, Lula checará o andamento dos serviços da transposição do São Francisco, que tem gerado polêmica no país.

Idealizada por Dom Pedro II, no século 19, a transposição voltou a ser rediscutida em 1943 no governo de Getúlio Vargas, mas um projeto somente foi feito na gestão do general João Figueiredo na década de 1980. O projeto do governo Lula, tocado pelo Ministério da Integração Nacional, está orçado em R$ 4,5 bilhões e prevê dois eixos com cerca de 700 metros de extensão.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: