ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ITEP - CENTROS VOCACIONAIS TECNOLÓGICOS SERÃO VISITADOS, INCLUSIVE ARARIPINA


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) inicia a partirt de hoje, segunda-feira, 02/08/10, uma série de visitas a Centros Vocacionais Tecnológicos localizados no interior do Estado, visando ao fortalecimento da gestão destas unidades de capacitação, financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e geridas pelas prefeituras.

As visitas acontecerão logo após o I Encontro de Gestores dos Centros Vocacionais Tecnológicos de Pernambuco, promovido pelo Itep nos dias 27 e 28 deste mês, em Caruaru, realizado de forma simultânea com a I Oficina Pedagógica “Modelos de Gestão e Projeto Político Pedagógico para os CVTs: construindo e fortalecendo caminhos”. Os municípios a serem visitados serão: Cupira, Palmeirina, Timbaúba, Ferreiros, Trindade, Araripina, Bom Jardim, Bonito, Goiana, Agrestina, Surubim, Salgueiro, Floresta, Serra Talhada, Garanhuns, Taquaritinga do Norte, Cortês, São Joaquim do Monte, Frei Miguelinho,Barra de Guabiraba e Riacho das Almas.

Os trabalhos serão realizados por equipe da Superintendência de Inovação Tecnológica (Sitep) do Itep, sob orientação da assessora pedagógica da Sitep, Iracema Pedrosa. As visitas aos Centros Vocacionais Tecnológicos também se destinam a auxiliar na elaboração de Projeto Político Pedagógico (PPP) para cada um dos CVTs. Serão aplicados questionários para diagnóstico e avaliação do quadro situacional de cada CVT.

Serão aplicados questionários junto a gestores dos CVTs, a gestores públicos e ao segmento empresarial. O primeiro para diagnosticar e identificar as demandas do segmento público, entre elas o nível de articulação política e os programas de apoio e formação profissional/apoio educacional, caso possua. O segundo servirá para identificar as demandas das associações e entidades locais, se possuem programas beneficentes e se as mesmas têm conhecimento da existência dos CVTs.

O questionário de demandas do segmento empresarial será mais completo, buscando identificará a escolaridade dos funcionários e o nível de formação, além de cargos e cargos e funções técnicas da empresa, como atribuições, formação desejada, atividades desenvolvidas. Também deverão ser avaliados itens como programa de qualificação ofertado aos funcionários.

Após este levantamento situacional, explica Iracema Pedrosa, a meta é elaborar e concluir as PPPs até o final do ano, que deverão incluir, pelo menos, a realização de um curso técnico de qualificação para as unidades que possuem CVTs.

Fonte - Assessora de imprensa do CT Moda de PE

Nenhum comentário: