ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMEMORAÇÃO DUPLA - 20 ANOS DA OAB ARARIPINA E DIA DO ADVOGADO


Neste dia 11 de agosto é comemorado o dia do advogado, o dia da justiça e do estudante. A OAB/Araripina para comemorar a data especial, realizou na sua sala no Fórum, um café da manhã para os magistrados, promotores, advogados e funcionários daquele órgão da justiça brasileira.


Esteve presente além do juiz de direito da comarca local, Dr. João Ricardo, todos os advogados que compõem a gestão 2010/2011 da OAB/Araripina, tendo como presidente Maria Stelamares Peixoto de Miranda, vice-presidente Francisco Aracildo Alves Feitosa, tesoureira Rosa Suleymam Alencar Liberal S. Falcão, secretário Wadson Carlos Albuquerque dos Santos e secretária adjunta Sheyla Samara Modesto Duarte.


Todos estão felizes por outro motivo também muito especial, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pernambuco, Subsecção Araripina, está completando 20 anos de criação. Por esse motivo, além do café da manhã na sala da OAB no Fórum na manhã de ontem, 10/08, hoje dia 11/08, haverá um jantar de confraternização do dia do advogado e aniversário da OAB/Araripina, que acontecerá no restaurante Portal da Cidade.


A programação segue com as comemorações da semana do advogado, sendo que no dia 21/08, haverá uma missa em ação de graças pelos 20 anos de criação da OAB/Araripina, que acontecerá na igreja do Bairro Universitário a partir das 19:00 Horas.


A comemoração do dia do advogado é uma tradição que remonta ao primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência do Brasil anos antes, queria que o novo pais tivesse suas próprias leis. Em 1824 é redigida a primeira Constituição Brasileira. Mas não bastava leis sem alguém que as executasse. Pensando nisso, o imperador criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de direito no país. Um foi em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo.


O respeito pela nova profissão era tão grande que comerciantes e donos de restaurantes faziam questão de bancar a conta dos estudantes dos cursos de direito nesta data. Segundo a OAB/Brasil, hoje são mais de mil cursos de direito no país.


Por tudo isso, a atividade do advogado é muito importante. Como estabelece a constituição, em seu artigo 133: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.


Nenhum comentário: