ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 8 de março de 2010

SAÚDE - ESTADO ESPERA VACINAR 4 MILHÕES CONTRA GRIPE


Até o dia 21 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera imunizar quatro milhões de pessoas contra o vírus da gripe A – Influenza A (H1N1). A campanha, que começa hoje em todo o Brasil, é uma das medidas tomadas para prevenir um novo surto da doença durante o inverno. No ano passado, 154 pernambucanos contraíram a enfermidade, seis deles morreram. Desde o começo da janeiro, apenas um novo caso foi confirmado.

Em todo o País, a campanha terá cinco fases. Na primeira, que começa hoje e vai até o próximo dia 19, deverão ser vacinados todos os 128.213 profissionais de saúde que tiveram contato com portadores do vírus, além de dez grupos indígenas que vivem em aldeias no interior de Pernambuco.

Os trabalhadores de postos de saúde da família (PSFs), policlínicas, unidades de prontoatendimento (UPAs) ou hospitais públicos e privados podem receber a vacina em qualquer um dos 2.189 postos do Estado ou no Lacen. As aldeias indígenas receberão visitas de agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A segunda fase começa no dia 22 de março e segue até 2 de abril. Desta vez, o público-alvo são os grupos que apresentam alto risco de contraírem a doença e terem complicações, como gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças que tenham entre seis meses e 2 anos de vida.

Em seguida, jovens entre 20 e 29 anos serão imunizados na terceira fase da campanha, entre os dias 5 e 23 de abril. Os idosos que possuem mais de 60 anos e doenças crônicas ficaram para a quarta fase, que acontece do dia 24 de abril a 7 de maio. Eles receberão a visita dos agentes de saúde em casa. A campanha termina com a vacinação de homens e mulheres que tenham entre 30 e 39 anos de 10 a 21 de maio.

RECIFE

A capital também vai reforçar a prevenção à gripe. De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, a situação epidemiológica do município está sob controle, mas será mantido o estado de alerta. “Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar as medidas contra a gripe, com a introdução da vacina”, anunciou. Ano passado, o Recife capacitou profissionais de diversos segmentos e descentralizou o atendimento. “O momento atual é para garantir à população o acesso à vacina. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde vamos reduzir o número da doença no município e em todo o País, garantindo a saúde da população”, enfatizou.

A gripe A (H1N1) é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa. Entre os grupos de risco estão crianças com menos de 2 anos e os maiores de 60 anos, imunodeprimidos (em tratamento contra câncer ou aids, por exemplo), diabete, hipertensão, obesidade mórbida e gestantes.

Os principais sintomas são febre alta repentina e acima de 38º C, acompanhada de tosse ou dores de cabeça, musculares, na garganta ou nas articulações. O vírus se propaga rapidamente, por isso, em caso suspeito, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa ou trabalho em busca de tratamento.

Fonte-JC

Nenhum comentário: