ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 8 de março de 2010

LIBRAS - PETROLINA ENSINA A LINGUAGEM DE SINAIS


Com a proposta de possibilitar o conhecimento e a população da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, desta forma, estreitar a relação com as pessoas surdas ou com deficiência auditiva, a Secretaria de Acessibilidade de Petrolina, Sertão do Estado, implanta no próximo dia 15 o Instituto de Libras do município. Inicialmente a escola vai funcionar com duas turmas de 20 participantes, cada, que terão 40 horas/aula. Funcionários da prefeitura serão os primeiros contemplados com o curso.

“É uma maneira de facilitar a comunicação entre surdos e não-surdos. Estamos visitando cada secretaria e explicando aos funcionários como vai funcionar o Instituto de Libras. A ideia é que pelo menos dois funcionários do setor de atendimento de cada pasta municipal recebam a capacitação e saibam receber bem o portador de deficiência auditiva”, frisa o secretário de Acessibilidade de Petrolina, Marcos Souza.

As aulas acontecerão três vezes por semana e serão ministradas por instrutores surdos com um intérprete da língua de sinais. A duração do curso é de dois meses. Após a formação das duas primeiras turmas, com funcionários públicos, o instituto deve focar ações junto a familiares de pessoas com deficiência auditiva e surdos, bem como a população de uma maneira geral. “O que a gente percebe é que muitos surdos aprendem a linguagem dos sinais, mas suas famílias, não. Então é importante que busquemos minimizar estas diferenças e estreitar as relações familiares”, explica Souza.

Além do curso do Instituto de Libras, a Secretaria de Acessibilidade de Petrolina vai disponibilizar o serviço de intérprete social. Pessoas surdas e com deficiência auditiva poderão solicitar, a partir do dia 22 de março, a presença de um interlocutor para acompanhamento em situações específicas, a exemplo de entrevistas de emprego e audiências. “São momentos nos quais na maioria das vezes não existem pessoas habilitadas na linguagem de sinais. O que a Secretaria de Acessibilidade pretende com essas ações é, dentre outros objetivos, trazer de volta para o convívio com a sociedade as pessoas surdas que antes ficavam foram do contexto social”, destaca o titular da pasta.

Petrolina deve ser a primeira cidade do interior do País a disponibilizar este serviço. “Eu tenho conhecimento de que funciona apenas na cidade de São Paulo. Sem dúvida, uma importante ferramenta para o deficiente auditivo. Inicialmente a prefeitura está contratando um intérprete social, mas a depender da demanda, pode-se ampliar o serviço com outras contratações. Tudo isso sem qualquer ônus para o solicitante, que é o deficiente auditivo”, explica Marcos Souza.

“É um passo importante que se dá nesse processo de inclusão do surdo e da pessoa com deficiência na sociedade. Uma das grandes barreiras a ser vencida é justamente a da comunicação. Infelizmente, ainda não vemos órgãos públicos e privados investirem na percepção da linguagem com surdos e isso cria situações difíceis no dia a dia. Mas a conquista é gradativa e a gente espera que daqui para frente as coisas possam melhorar. O município, ao implantar o Instituto, está fazendo cumprir o que é previsto em lei (lei 10. 436)”, frisa Rosenilda Amariz, integrante da Associação de Surdos de Petrolina. O município deve ter cadastradas hoje cerca de 400 pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

As aulas do Instituto de Libras acontecerão no Centro Auditivo de Petrolina, que funciona na Rua Tobias Barreto, 240, centro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3861-2084.

Roseanne Albuquerque
Núcleo SJCC Petrolina

Um comentário:

Suellen disse...

Sou interprete de Libras pelo Prolibras e já atuo nessa área a mais de 06 anos.Como faço para concorrer uma vaga para trabalhar em tal instituição?!