ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 13 de março de 2010

ENCONTRO - RECIFE RECEBE BLOGUEIROS DE TODO ESTADO


Em 12/03/10, no dia em que a Capital Pernambucana completa 473 anos e sua vizinha Olinda 474, Porto de Galinhas recebeu 40 blogueiros, radialistas e repórteres no I Blogger PE – I ENCONTRO DE PRODUTORES DE CONTEÚDO PARA MÍDIA DIGITAL, uma realização do Blog o nordeste.com. O apoio é do governo do estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, SUAPE GLOBAL-polo proverdor de Bens e serviços para indústria de petróleo, gás offshore e naval.


Segundo o jornalista Ivan Maurício do NORDESTE.COM e um dos idealizadores do evento, o I Blogger-PE-Encontro de Produtores de Conteúdo para mídia digital, tem por objetivo reunir produtores de internet, de sites, blogs e portais de todo Pernambuco e suas regiões com a finalidade de fazer um debate para discutir como fortalecer as atividades e como crescer esse movimento em todo estado, para democratizar a informação e a comunicação.


Ainda segundo o jornalista Ivan Maurício, são vários os objetivos a perseguir, sendo o primeiro e fundamental dele uma integração, pois são várias pessoas envolvidas e é um fenômeno que vem ocorrendo nos últimos anos, onde em todas as cidades do interior de Pernambuco vem surgindo blogs, sites, portais, voltados para a questão local, cultural, política, esportiva, policial, etc, sendo identificado pela equipe de o nordeste.com que precisava haver um auto conhecimento deste grupo.


Foram selecionados 40 produtores de internet, sendo o Portal Araripina e o Blog do Fredson, um deles, através do produtor Fredson Paiva representando Araripina e Região do Araripe e outros 39 de todas as regiões do estado e cidades como Petrolina, afogados da Ingazeira, Carpina, Limoeiro, Camaragibe, Triunfo, Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada com o Blog O Secretário do Povo do blogueiro Evandro e outros do Recife.


O encontro também tem a finalidade de discutir, integrar e aumentar mais a força deste novo meio de comunicação, por que a internet permite hoje que qualquer cidadão, sendo uma grande conquista democrática, possa ter um veículo de comunicação. Esse tema inclusive foi pauta dos participantes que estão concentrados no Resort no litoral sul do estado.


No passado isto só pertencia aos grandes capitalistas, as grandes famílias, que eram proprietários de canais de comunicação, como a família Marinho da Rede Globo, Jornal o Globo, Globo.com, ou seja, de tudo que é ligado a Globo como também o Danoninho, a Som Livre que usa a TV para vender álbuns musicais, dentre outros produtos.


Hoje cada um de nós pode ter um blog, um site, um portal com o custo muito baixo e com viabilidade econômica e financeira. O que será discutido neste encontro de sábado, 13/03/10, é justamente debater isso, conhecer as experiências e tirar um documento que possa nos orientar a continuar avançando na melhoria desses serviços.


Será entregue um documento a todos os blogueiros e governantes para que eles saibam a importância que está surgindo na comunicação em Pernambuco. Existe hoje uma força muito grande, pois quando se juntam todos esses participantes e reconhecemos o potencial que todos tem de comunicação, não deixam a dever a nenhuma grande empresa de comunicação.


Sobre os critérios usados para a escolha dos blogs e sites na participação do evento, o jornalista Ivan Maurício informou que como não há um conhecimento prévio, pode até haver injustiça de alguns blogs ou portais muito importantes não estarem participando, mas o critério utilizado foi de conhecimento, de indicação, de pesquisas no Google entre outros, mas em breve outros meios serão utilizados para que outros sites e blogs tenham também a oportunidade de participar deste encontro. Os participantes estão reunidos no Beach Class, um famoso resort internacional na Paradisíaca Praia de Muro Alto, vizinho a Porto de Galinhas e bem próximo ao complexo industrial e portuário que mais cresce no Brasil – SUAPE, onde também neste sábado, será palco de outro grande encontro entre os blogueiros e o secretário de desenvolvimento econômico do estado, Fernando Bezerra Coelho.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Fred, parabéns pela matéria, muito bem escrita e resume o sentido do I BloggerPE! Grande abraço do amigo e parceiro, Nelson. Protal do Pajeú (www.portaldopajeu.com)