ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 5 de março de 2010

DONA CECI ALENCAR - COMPLETA 100 ANOS A 1ª MULHER A INGRESSAR NA POLÍTICA DE ARARIPINA


A Sra. Otília Ceci de Alencar, nasceu no dia 07 de março de 1910(mil novecentos e dez), no Sítio São Bento, município de Araripe-CE, situada ao Sul daquele estado em meio a uma região de caatinga de clima semi – árido e sol causticante, predestinada aos reverses da seca. É notadamente uma cidade sertaneja.

Assim é o Araripe, berço de Otília Ceci de Alencar e muitos outros que souberam honrá-lo com dignidade. Filha do casal Coronel Gualter Alencar Lima e de Maria Cristina de Alencar, é a quinta filha de uma família de nove irmãos (09).

Aprendeu a ler e escrever, tendo sua irmã mais velha Leonila Alencar Lima como sua primeira professora, chegando a concluir o curso primário. Da cidade do Araripe ao Crato no Cariri, Ceci estava sempre viajando na casa de seus tios Pedro Silvino de Alencar e Ana de Alencar Silvino (Naninha) que sua família aprendeu dons domésticos desde boas maneiras como delícias de uma boa mesa e um bom paladar, finas etiquetas, a saber lidar com as pessoas com grande gentileza.

Casou-se pela primeira vez em 1926 com o Sr. Luis Belém Figueiredo, natural do Crato – CE, onde chegou a falecer no mesmo ano do casamento. (Otília Ceci ficou viúva e grávida onde nasceu em 14.06.1927 o seu primogênito Dr. Luiz Belém de Alencar).

Após uma viuvez de mais de doias anos, a 3 de dezembro de 1928 contraiu segunda núpcias com seu primo José Barreto Alencar (Dorico Barreto), chegando a formar uma prole de (06 filhos). A família mudou-se da cidade de Araripe onde residia para esta cidade de Araripina em 1941 onde estabeleceram grande comércio de estivas e miudezas.

Participando do desenvolvimento de Araripina trabalhando junto ao seu marido, nasceram mais 06 filhos, construindo uma prole de (12 filhos). Vindo a ficar viúva pela segunda vez em 09 de agosto de 1957. Criou seus filhos nesta cidade dando-lhes a Educação e instrução que lhes permitiam a situação econômica financeira quando os 4 mais velhos foram estudar e trabalhar no Rio de Janeiro onde ali residia o seu tio Antônio. Em 1957 em substituição ao seu esposo José Barreto Alencar que era vereador, viera a falecer, foi eleita vereadora da cidade, terminando o seu mandato com a conclusão da legislatura.


Mulher de poucas palavras, mas de ações determinadas, admiradora de seus 12 filhos, 48 netos e 57 bisnetos, doando-se com exemplo e dedicação, não poupando esforços pelo bem estar de todos. Católica, religiosa, zeladora do Coração de Jesus. Dedicada aos seus trabalhos domésticos, com especialidades aos seus salgados, licores, crochê. Tem horário especial para dedicar as suas orações aos seus filhos, netos e bisnetos, gosta de ler e escrever, já tem vários versos e poesias para lançar o seu primeiro livro no seu centenário neste ano. Atende com carinho e igualdade todas as pessoas que lhe procuram em sua casa, sem distinção de cor e raça.

Conseguiu formar seus filhos, tendo o mais velho deles Dr. Luiz Belém de Alencar, ocupando a mais alta dignidade de magistratura Pernambucana onde exerceu o seu mais alto grau que é a Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Formaram-se também em Direito os filhos Dr. Francisco Gualter B.Alencar (Lelê), Dr. Gualter Carlos Alencar Neto (Tetê), tendo este galgado por concurso para o cargo de Juiz de Direito, exercido em várias comarcas do Estado inclusive da Capital e Dr. Antônio Gualter Barreto Alencar, residente na cidade do Crato-CE.

As filhas, todas seguiram carreira do magistério, e hoje todas pós – graduadas. O Caçula dos homens, José Gualter Barreto Alencar, seguiu a carreira de Bancário no Banco do Brasil, em 03 de outubro de 1976 foi eleito vice – prefeito chegando a assumir a Prefeitura por 15 dias no período de 05 à 20 de dezembro de 1977.

Sofreu muito a perda de seus dois filhos, Udoluce Barreto Alencar e do seu filho Wellington B. Alencar. Otilia Ceci de Alencar, ainda hoje continua determinada com seus 100 a completar no domingo dia 07/03/2010, vépera do Dia da Mulher, honrada e admirada pelos seus 10 filhos, 48 netos e 57 bisnetos, 03 tataranetos somando assim 117 membros.

Querida pelos seus sobrinhos, primos e agregados. Membro de uma tradicional e renomada família conhecida nacionalmente (família Alencar). Desde os seus antepassados até as novas gerações de filhos ilustres e íntegros.

NESTE SÁBADO ACONTECERÁ UMA MISSA NA IGREJA MATRIZ DE ARARIPINA ÀS 18:00 HORAS, EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE DONA CECI ALENAR E EM SEGUIDA UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO NO SESI.

OUÇA ABAIXO UMA PEQUENA ENTREVISTA FEITA COM A MESMA EM SUA RESIDÊNCIA


Fonte - Arquivo de Família

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente a biografia da tia/madrinha Ceci, bem como a entrevista. Estamos de parabéns e orgulhosos pela pessoa maravilhosa que ela é, espelhando com grandeza a dignidade da nossa família. Estou emocionada, pensando o quanto os meus pais gostavam dela e lamento profundamente não ter podido ir abraçá-la pessoalmente, mas Luiz Carlos e Isa estão representando a família de Carlindo e Mariosa. Beijos carinhosos! Socorro Salatiel