ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 17 de outubro de 2009

VILA - LULA SORTEIA 55 CASAS EM CABROBÓ


CABROBÓ - Em sua maratona durante a visita às obras do projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou ontem suas atividades em solo pernambucano no município de Cabrobó, Sertão do Estado. Na Vila Produtiva Rural do Junco, foram construídas 55 casas para os sertanejos que terão que sair de suas residências na faixa por onde passará o canal de aproximação da transposição nos lotes 1 e 2 do Eixo Norte do projeto.

Com a desapropriação da área 80 famílias deverão ser relocadas para Junco. Destas, 55 receberão uma casa - de 99 m² - com duas varandas, três quartos, uma cozinha e um banheiro. Além disso, eles terão direito a cinco hectares de terra para a produção de culturas como feijão, milho, algodão, tomate, cebola e para criar animais. Dos cinco mil metros, um hectare será para a irrigação da área.

Às outras 25 famílias - que moram próximo ao canal de aproximação, mas que não produziam qualquer tipo de cultura - serão doados lotes com área para o cultivo irrigado, sendo que as moradias serão construídas por conta própria. Na área, além das residências e do ôquintal produtivoö os reassentados terão direito a posto de saúde, escola, área de lazer, sede da associação de moradores e outros.

Com a visita do presidente foram sorteadas as localizações de cada uma das casas. Apesar de toda a construção já estar pronta, os donos das casas só poderão se mudar em meados de dezembro, quando já deverão estar instaladas a energia elétrica e a parte hidráulica, segundo a coordenadora dos programas ambientais do Ministério da Integração, Elianeida Odísio.

A agricultora Antônia da Silva, 42, mora atualmente em Fase da Queda e não vê a hora de mudar para a nova casa. “Essa é a realização de um grande sonho. Agora, vou poder aumentar o volume de minha produção. Eu e meu marido arrendamos uma área para plantar cebola, feijão e milho. Mas, para isso, temos que repassar 25% do nosso lucro para o dono da terra e não fica quase nada para a gente. Por safra produzimos cerca de 20 toneladas de cebola. Em nossa casa nova a ideia é triplicar a produção e a renda”, declarou Antônia.

No final de seu discurso, Lula enfatizou que “foram três dias de muita emoção”. “O Sertão precisa ser tratado com decência e responsabilidade. As pessoas daqui querem trabalhar aqui e não ir para São Paulo viver nas favelas”, disse.

O projeto de integração do rio São Francisco prevê a construção de 18 agrovilas até o final do Governo Lula com investimento na ordem de R$ 106 milhões. Pernambuco será contemplado com oito vilas produtivas, a Paraíba terá seis e o Ceará contará com quatro. Ao todo serão construídas 794 casas para o mesmo número de famílias. A única vila que está praticamente concluída é a de Junco. Mas, segundo Elianeida, estão em andamento seis no Estado e mais duas em terras cearenses.

(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: