ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SALGUEIRO - LULA PROMETE PRENDER BANDIDOS QUE ROUBARAM ARMAS


Antes de começar a coletiva de imprensa em Floresta, no canteiro de obras da transposição, o presidente Lula disse ao Blog de Jamildo que ficou preocupado com o roubo das armas e que os criminosos não ficarão impunes.

"Obviamente que estou sempre preocupado quando são roubadas armas do Exército ou da PM, em qualquer lugar. Por isto, nesta coisa, é melhor não dar palpite, é melhor esperar".

E completou: "Agora tenha a certeza que nos vamos chegar aos autores. Isto foi coisa de quadrilha para fazer assaltos".

Ele concordou que é necessário mais a presença do Estado na região para coibir abusos.

O governador Eduardo Campos também foi ouvido sobre o crime e disse que recebeu a notícia de madrugada ainda, com muita preocupação. Ele frisou que o Estado tomou as providências de imediato, já tendo ouvido os envolvidos.

"É algo grave, mas já ocorreu em outros estados", minimizou.

DISQUE-DENÚNCIA OFERECE RECOMPENSA POR INFORMAÇÕES DO ROUBO DE ARMAS EM SALGUEIRO

O Disque-Denúncia está oferecendo recompensa de até R$ 2 mil por informações que levem a polícia a encontrar os acusados de roubar 58 armas da Polícia Militar no Sertão de Pernambuco. O roubo aconteceu nessa quarta (15). O contato pode ser feito pelo telefone (81) 3421.9595.

Ao todo, três homens invadiram a residencia do capitão do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Salgueiro, Marcos Vinícius Barros dos Santos, localizada no bairro Nova Olinda, em Salgueiro, por volta das 20h da última terça (13).

O grupo amordaçou as duas filhas dele e a esposa em um dos cômodos da casa e depois o obrigou a ir até a sede do 8° BPM e nos destacamentos de cidades vizinhas deo Verdejante, Terra Nova, Serrita e Parnamirim para pegar as armas.

Sob ameaça, o capitão, em seu próprio carro, conseguiu recolher cinco submetralhadoras, 15 fuzis e 38 pistolas. Após o recolhimento, os três homens marcaram um encontro numa rodovia de Salgueiro, onde o capitão entregou as armas, por volta das 4h dessa quarta-feira (14).

Depois da entrega, Marcos Vinícius avisou a polícia sobre o fato. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), ele chegou a ser agredido pelos acusados.

A esposa e as filhas foram soltas pela Polícia Militar. As investigações continuam e contam com o apoio das polícias do Piauí, do Rio Grande do Norte, da Bahia e da Polícia Federal.

Do JC Online
Com informações da TV Jornal

GOVERNADOR DIZ QUE INTERIOR NUNCA FOI TÃO SEGURO

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, elogiou o trabalho da polícia na investigação que está ocorrendo da ação audaciosa que levou 58 armas de grosso calibre de quartéis da Polícia Miltair de cinco cidades do Sertão do Estado . O roubo ocorreu nessa quarta, horas antes da visita do presidente Lula à região.

"O que houve foi um absurdo, mas acreditamos que foi resolvido sem demora. A ação começou por volta de 0h30 e, às 7h, a Polícia já estava colhendo os depoimentos", afirmou Eduardo, nesta quinta pela manhã, dia seguinte ao roubo.

A afirmação foi feita durante visita a Custódia, onde Lula vistoria as obras da transposição do Rio São Francisco.

Eduardo, que ficou sabendo do roubo às 4h de ontem, também refutou as críticas à segurança no interior do Estado, dizendo que nunca houve tanta segurança quanto atualmente.

"Não é a primeira vez no Brasil que ações ousadas como essa acontecem. Já invadiram outros batalhões, mas podem ficar certos que os culpados serão punidos".

Para realizar o roubo, o grupo armado invadiu a casa de um capitão do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Salgueiro, fez a filha e a esposa dele de reféns, sequestrou o PM e conseguiu levar mais de 50 armas da polícia.

Do JC Online
Com informações de Inês Calado, direto de Custódia, Sertão pernambucano

ASSOCIAÇÃO DE CABOS E SOLDADOS DENUNCIAM ABUSO NAS ESCALAS DE TRABALHO EM SALGUEIRO

Motivada pelo episódio sobre o sequestro de um capitão da PMPE, em Salgueiro, Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados – Policiais e Bombeiros Militares (ACS – PE) denuncia abuso nas escalas de trabalho no município.

De acordo com o coordenador da ACS-PE, Renílson Bezerra, o Departamento Jurídico da entidade foi mobilizado para a garantia da defesa dos dois soldados envolvidos na ação.

“Tão logo fomos informados sobre a situação, encaminhamos um advogado para o local”, informa. Segundo ele, a preocupação da entidade é quanto a comprovação da inocência dos praças e a não punição dos mesmos.

“Temos receio que episódios como o ocorrido se repitam. Como fica a situação de um soldado, com bom comportamento, envolvido de uma hora para outra num crime por ter de cumprir o que manda a hierarquia militar?”, questiona.

Para ele, o episódio ocorreu no momento de crise em alguns batalhões, provocado pelo número que considera pequeno de efetivo e pelo excesso de carga horária de trabalho. "O policial militar está no limite das suas condições físicas e psicológicas".

A ACS – PE recebe frequentes denúncias quanto as escalas de trabalho, aumento das horas – extras e diminuição das folgas.

O excesso de trabalho é decorrente do cumprimento das metas determinadas pelo Governo para a diminuição dos índices de violência. O Batalhão de Salgueiro está na lista com maior número de reclamações.

"O roubo de armas, infelizmente, confirmou os temores da tropa da região, que há tempos vem clamando por soluções para as precárias condições de trabalho".

Para Renílson Bezerra, "além da garantia dos direitos dos soldados para que não sejam punidos ou sofram represálias, a ACS – PE acredita que o lamentável episódio é a oportunidade do Governo do Estado em investir efetivamente em melhores condições de trabalho para os policiais militares, especialmente os do Interior do Estado".

"Poderia ter acontecido uma grande tragédia. Felizmente,todos estão bem mas a realidade não pode ser mascarada", conclui.

Fonte - Blog do Jamildo

Nenhum comentário: